Os Profetas e os Livros Proféticos ocupam um lugar de grande importância no conjunto da Bíblia, Antigo e Novo Testamento.
Os Profetas e os Livros Proféticos ocupam um lugar de grande importância no conjunto da Bíblia, Antigo e Novo Testamento. Já se sabe que eles são citados no Novo Testamento, em especial nos livros narrativos, que são os Evangelhos Sinóticos, os "Atos dos Apóstolos" e o Evangelho de João.
O Povo de Israel precisa reencontrar sua identidade, que é na adesão à Aliança. Devem deixar os deuses egípcios, suas exigências e vantagens, para entrar na convivência com o Único Deus. Mas sair do Egito é até fácil: difícil é fazer o Egito sair deles.
É necessário passar pelo deserto. Não é somente um deslocamento geográfico, mas, sobretudo um local e momento de escolha. O deserto é um momento teofânico para o Povo da Aliança. E será sempre, todas as vezes que houver um distanciamento do Deus da Aliança. Deserto é escolha, é o momento de estar nu perante si mesmo, perante os outros e perante Deus.
Os Profetas Clássicos surgem, como já foi dito na Unidade 1, nos tempos da monarquia. Eles têm como tarefa fundamental direcionar o Povo da Aliança ao Deus da Aliança, que é o Único e torna esse Povo também único.
No Exílio aconteceu a gestação da identidade de Israel, Povo da Aliança com o Deus Único, como ele é conhecido no texto bíblico.
A profecia é imediatamente ligada à imagem de Deus, que é alimentada e vivenciada. Ela "serve" àquele Deus que deseja anunciar, ou seja, deseja ser anunciado por ela.
Eu sou aquele que sou. Assim responderás aos israelitas: "Eu sou' envia-me a vós". Deus disse ainda a Moisés: Assim dirás aos israelitas: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, Deus de Isaac e Deus de Jacó, envia-me a vós. Este é o meu nome para sempre, e assim serei lembrado de geração em geração.
O monoteísmo de Israel foi o elemento que lhe marcou mais profundamente do que todos
A formação do Antigo Testamento foi um longo processo de escrita, reescrita e testemunho.
Esta grande obra histórica era formada por vários Livros que hoje podem ser assim identificados: 1) Gênesis. 2) Êxodo. 3) Levítico. 4) Números. 5) Deuteronômio. 6) Livro de Josué. 7) Livro de Juízes. 8) Livro de Samuel. 9) Livro de Reis.
Torah ficou sendo o conjunto "formativo" de Israel, com suas histórias fundantes e suas origens patriarcais, que uniam as antigas tribos em famílias, tendo por cabeça um patriarca.
Os Profetas Anteriores, que são chamados dessa maneira por serem "anteriores ao exílio", explicam como que a Aliança foi em parte mantida, mas em grande parte rompida pelo Povo que deveria mantê-la. Eles contam a história do fracasso do projeto proposto pela Aliança.
Os Profetas Posteriores são os que, no cânone cristão, são chamados, simplesmente, de Profetas. São os livros das figuras singulares.
Uma personalidade que me chamou muito a atenção foi o profeta Elias. Elias surge sem uma genealogia e irá desaparecer também sem deixar um paradeiro. É o protótipo do homem fiel ao Senhor e, dessa forma, marca seu tempo e todo o javismo posterior com tanta intensidade que se encontra a ideia de seu retorno nos textos evangélicos. É citado, inclusive, no Novo testamento!
“Eram como ovelhas que não têm pastor”
O comentário teológico desta atividade messiânica é realizado por uma frase bíblica: “eram como ovelhas sem pastor”. Moisés diante de sua morte pede a Deus que estabeleça como chefe da comunidade “um homem que os preceda no entrar e no sair... para que a comunidade do Senhor não seja um rebanho sem pastor” (Nm 27,17). Como Josué tomará o lugar de Moisés, assim, os discípulos continuarão a missão de Jesus, o pastor messiânico que guia e protege a comunidade cansada e abatida. A motivação profunda do compromisso messiânico-salvífico de Jesus, que deve prolongar-se na missão dos discípulos, está na compaixão, naquele amor gratuito e ativo que o impulsiona a intervir para aliviar as misérias do povo, (Mt 14,14; 15,32; 20,34).
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Frei Sebastião medita sobre o tema: Milite, renove hoje o teu sim como Maria
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