Os Profetas e os Livros Proféticos ocupam um lugar de grande importância no conjunto da Bíblia, Antigo e Novo Testamento.
Formação

Quem são os profetas?

Os Profetas e os Livros Proféticos ocupam um lugar de grande importância no conjunto da Bíblia, Antigo e Novo Testamento

Nathalia SPinto

Escrito por Nathalia Silva

17 MAR 2020 - 13H37 (Atualizada em 24 AGO 2021 - 11H02)

Os Profetas e os Livros Proféticos ocupam um lugar de grande importância no conjunto da Bíblia, Antigo e Novo Testamento. Já se sabe que eles são citados no Novo Testamento, em especial nos livros narrativos, que são os Evangelhos Sinóticos, os "Atos dos Apóstolos" e o Evangelho de João.

O Povo de Israel precisa reencontrar sua identidade, que é na adesão à Aliança. Devem deixar os deuses egípcios, suas exigências e vantagens, para entrar na convivência com o Único Deus. Mas sair do Egito é até fácil: difícil é fazer o Egito sair deles.

É necessário passar pelo deserto. Não é somente um deslocamento geográfico, mas, sobretudo um local e momento de escolha. O deserto é um momento teofânico para o Povo da Aliança. E será sempre, todas as vezes que houver um distanciamento do Deus da Aliança. Deserto é escolha, é o momento de estar nu perante si mesmo, perante os outros e perante Deus.

Os Profetas Clássicos surgem, como já foi dito na Unidade 1, nos tempos da monarquia. Eles têm como tarefa fundamental direcionar o Povo da Aliança ao Deus da Aliança, que é o Único e torna esse Povo também único.

No Exílio aconteceu a gestação da identidade de Israel, Povo da Aliança com o Deus Único, como ele é conhecido no texto bíblico.

A profecia é imediatamente ligada à imagem de Deus, que é alimentada e vivenciada. Ela "serve" àquele Deus que deseja anunciar, ou seja, deseja ser anunciado por ela.

Eu sou aquele que sou. Assim responderás aos israelitas: "Eu sou' envia-me a vós". Deus disse ainda a Moisés: Assim dirás aos israelitas: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, Deus de Isaac e Deus de Jacó, envia-me a vós. Este é o meu nome para sempre, e assim serei lembrado de geração em geração.

O monoteísmo de Israel foi o elemento que lhe marcou mais profundamente do que todos

A formação do Antigo Testamento foi um longo processo de escrita, reescrita e testemunho.

Esta grande obra histórica era formada por vários Livros que hoje podem ser assim identificados: 1) Gênesis. 2) Êxodo. 3) Levítico. 4) Números. 5) Deuteronômio. 6) Livro de Josué. 7) Livro de Juízes. 8) Livro de Samuel. 9) Livro de Reis.

Torah ficou sendo o conjunto "formativo" de Israel, com suas histórias fundantes e suas origens patriarcais, que uniam as antigas tribos em famílias, tendo por cabeça um patriarca.

Os Profetas Anteriores, que são chamados dessa maneira por serem "anteriores ao exílio", explicam como que a Aliança foi em parte mantida, mas em grande parte rompida pelo Povo que deveria mantê-la. Eles contam a história do fracasso do projeto proposto pela Aliança.

Os Profetas Posteriores são os que, no cânone cristão, são chamados, simplesmente, de Profetas. São os livros das figuras singulares.

Uma personalidade que me chamou muito a atenção foi o profeta Elias. Elias surge sem uma genealogia e irá desaparecer também sem deixar um paradeiro. É o protótipo do homem fiel ao Senhor e, dessa forma, marca seu tempo e todo o javismo posterior com tanta intensidade que se encontra a ideia de seu retorno nos textos evangélicos. É citado, inclusive, no Novo testamento!

Escrito por
Nathalia SPinto
Nathalia Silva

Leiga consagrada na Milícia da Imaculada há 20 anos, faz parte de nossa equipe de Comunicação e Marketing. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, Jornalista, com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e Bacharel em Teologia pela Universidade Claretiano.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Últimas Velas dos Mílites
Vejas as últimas velas que os Mílites acenderam em nosso portal online
  • Que Deus e os Anjos protejam a minha ...

    Katarina

  • PERDÃO SENHOR JESUS , PERDÔO ÀS MM M...

    VERA

  • QUERIDO SÃO FRANCISCO GRATIDÃO ETERNA...

    CARLA

  • QUERIDOS SÃO COSME E SÃO DMIÃO TE AMO...

    CARLA

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.