Por O Mílite Em Catequese Bíblica Atualizada em 07 ABR 2020 - 11H00

Terça-feira Santa

No Coração de Jesus, não cabe raiva, rancor ou decepção, mas pena, piedade e comoção. Com esses últimos sentimentos, Ele anuncia nesta terça-feira que alguém irá traí-lo. É um dia de penitência




Por Professora Dita Souza, biblista, teóloga e conferencista

De acordo com os evangelistas, neste dia Jesus ensina no Templo e discute com os religiosos (Mateus 21,23-39), incluindo o seu sermão escatológico (Mt 24). 

Segundo Marcos (11,27-12,44) e Lucas (20,1-47), Jesus retorna nesta terça-feira de Betânia para Jerusalém.

Neste dia, Ele é confrontado pelos dirigentes do Templo quanto à Sua atitude do dia anterior.

Os escribas e fariseus novamente questionaram a autoridade de Jesus, que volta a ensinar-lhes por meio de parábolas (comparações com a vida) como a dos trabalhadores homicidas (cf. Mt 21,33-46) e a da festa em que os convidados não aceitaram vir e foram chamados outros (bons e maus) que aceitaram (cf. Mt 22,1-14).

Leia MaisSegunda-feira SantaJesus e Seu último jantar Tempo de meditar as dores de MariaProfessora Dita explica detalhes da cerimônia com o Papa

Jesus também ensina aos saduceus que não acreditavam na ressurreição (cf. Mt 22,23).

Ele faz ainda a terrível profecia sobre a destruição de Jerusalém, a qual acontecerá 30 anos depois no ano 70, afirmando que ali não restaria nenhuma pedra que não fosse derrubada (cf. Mt 24,1s).

No Evangelho de hoje – Jo 13,21-33.36-38 – São João nos conta que Jesus estava à mesa com Seus discípulos e anuncia a traição de Judas; no grego, nesse anúncio, não é usada por Jesus a palavra raiva, rancor ou decepção pela certeza que ia ser traído por um dos discípulos, mas sim as palavras comoção, piedade e pena.

Na memória da Igreja, comumente, é na Terça-feira Santa também que se dá a Procissão do Encontro; é quando relembramos o encontro de Nossa Senhora com seu filho a caminho do Calvário; por outro lado, relembramos também a fraqueza de São Pedro quando, por três vezes, nega Jesus. É um dia de penitência.

Coloquemo-nos em contrição, arrependimento e reflexão pelos momentos que vivemos hoje.

Seja Mílite

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por O Mílite, em Catequese Bíblica

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.