Por Paulo Teixeira Em Conhecendo Maria

Mãe de Cristo e da Igreja

“Há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, um homem, Cristo Jesus, que se deu em resgate por todos” (1Tm 2,5-6).



Quando nos deparamos com essa afirmação do novo testamento, pode se ter a impressão de que a mediação de Maria na vida dos fiéis é equivocada. Contudo, na constituição Lumen Gentium (60), do Concílio Vaticano II, é reforçado que Maria é quem é pela graça de Deus e não compete com Jesus, mas coopera com Ele para a salvação dos homens. “A função maternal de Maria em relação aos homens de modo algum ofusca ou diminui esta única mediação de Cristo; manifesta antes a sua eficácia. Com efeito, todo o influxo salvador da Virgem Santíssima sobre os homens se deve ao beneplácito divino e não a qualquer necessidade; deriva da abundância dos méritos de Cristo, funda-se na Sua mediação e dela depende inteiramente, haurindo aí toda a sua eficácia; de modo nenhum impede a união imediata dos fiéis com Cristo, antes a favorece” (60). Toda a vida de Maria é um sinal de pertença a Deus e dedicação para a salvação de todos, dessa forma, Maria é também mãe dos fiéis pela graça de Deus.

Nossa Senhora é invocada como advogada dos pecadores, auxílio dos cristãos, perpétuo socorro e medianeira das graças porque os cristãos reconhecem nela uma importante ajuda para alcançar o único mediador que é Jesus Cristo. A Lumen Gentium no número 62 recorda que “Maria cuida, com amor materno, dos irmãos de seu Filho que, entre perigos e angústias, caminham ainda na terra, até chegarem à pátria bem-aventurada”. Maria, digamos assim, é subordinada à mediação de Jesus. Sua ação na vida dos fiéis não é para conseguir “mais adeptos” para si do que para Deus. Maria é a serva fiel que assumiu Jesus em sua vida e tudo direciona para Ele.

Desta forma, Maria é modelo para a Igreja. Ela deu a luz, alimentou e educou a Jesus que é a cabeça da Igreja. “no mistério da Igreja, a qual é também com razão chamada mãe e virgem, a bem-aventurada Virgem Maria foi adiante, como modelo eminente e único de virgem e de mãe” (Lumen Gentium 63). Ela é mãe da cabeça e dos membros todos e ajuda também na educação e na criação dos fiéis.


Deseja receber mais textos de espiritualidade e amor a Jesus e Maria?

Receba em sua casa a Revista O Mílite:

Quero me cadastrar para evangelizar com a MI

Gostou desse conteúdo e deseja realizar uma doação online agora?

Doe agora

Confira diariamente a liturgia diária e uma reflexão mariana em Consagração da Nossa Senhora:

Gotas de espiritualidade

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Últimas Velas dos Mílites
Vejas as últimas velas que os Mílites acenderam em nosso portal online
  • ENTREGOU-SE E APRESENTO O ESPOSO EDNO...

    EDNO ANDRÉ COSTA

  • ENTREGOU-SE E APRESENTO O PAIS BRASIL...

    Edno André Costa

  • Aniversário de falecimento de Francis...

    Jonas

  • Pela alma de Aparecida Vanda Dinali O...

    Jonas

Receba todas as novidades

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Paulo Teixeira, em Conhecendo Maria

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.