Muita coisa mudou em mim após as experiências que vivi em Fátima, nos congressos, conferências ou seminários dos quais participo.
Por Paulo Teixeira Em Cultura cristã

CULTURA CRISTÃ | Lugar de paz

Muita coisa mudou em mim após as experiências que vivi em Fátima, nos congressos, conferências ou seminários dos quais participo.

Por Cláudia Varotti, mestre em ciências da religião

Muita coisa mudou em mim após as experiências que vivi em Fátima, nos congressos, conferências ou seminários dos quais participo. Não me incomodo mais com as críticas ou questionamentos por eu levar minha fé como trabalho acadêmico, me tornei mais fiel às minhas orações, principalmente ao Santo Rosário, as vezes eu brinco com meus meninos dizendo que durmo sem respirar, mas não sem fazer minhas orações. Criei amizades nesse espaço que, mesmo apesar das distâncias, são amizades que falam ao meu coração. Como vocês devem imaginar, vivendo na Eslováquia o frio é, para dizer o mínimo, desconfortável; após essa experiência, o frio, neve ou vento, não são motivos para deixar de ir à Santa Missa. 

Divulgação
Divulgação
Fátima


Mas vocês querem saber o que foi mais interessante sobre minha última peregrinação a Fátoma? É que meu marido percebeu minha mudança e ficou impressionado com o tanto que eu falei do local, das pessoas, das amizades que fiz. Ficou tão impressionado, que no congresso de 2018 ele foi comigo. Imagine um engenheiro no meio de teólogos, historiadores da arte, filósofos... vamos dizer que foi interessante, mas ele também viveu essa experiência de estar em um local te oferta a Paz. Rezamos juntos todas as noites o Santo Rosário na procissão das velas, nos comovemos com as pessoas que ali estavam, ele conheceu meus amigos, os quais se tornaram amigos dele também.

Pensemos, porém, que não é somente em locais distantes que encontramos locais de paz, em minha casa meu local de estudo, trabalho e leitura eu o designo como local sagrado, tenho um certo ritual quando sento para estudar e trabalhar. Faço uma oração pedindo orientação e ajuda ao Espírito Santo, acendo uma vela, tiro meus sapatos e fico ali, lendo, estudando e escrevendo. A paróquia que participo aqui na Eslováquia também é um local de paz para mim. Minha comunidade que aqui me acolheu me oferta essa paz. E eu poderia falar de vários outros locais, assim como eu os tinha no Brasil, por exemplo o Santuário da Milícia da Imaculada, era um deles. Todas as vezes que eu ia ao centro de São Paulo, entrava na Catedral da Sé e, onde está o Santíssimo era meu refúgio, me impressionava sempre a paz que eu sentia estar ali frente ao Santíssimo e o burburinho gritante da cidade não me afetar.

Fiz todo esse percurso narrativo para lhe dizer: encontre seu local de paz. Existem pessoas que gostam de estar com a natureza. Desculpe minha sinceridade, não é o meu caso, eu gosto de museus, igrejas, pessoas, posso ficar horas a contemplar um vitral, por exemplo. A natureza, bom... digamos que um vasinho de violetas para mim já é suficiente. Assumo minha característica urbana para afirmar que o local de paz é seu, assim se você gosta de plantas, natureza, busque um local que lhe permita respirar, rezar e contemplar em meio a natureza; se você é urbano, como eu, encontre uma igreja para chamar de sua, a visite quando ali estiver o silêncio do sagrado, Deus fala no sussurro. Em sua casa encontre ou componha um espaço onde possa ali se relacionar com o sagrado, isso vai lhe trazer novas energias, tranquilidade, e fortalecerá sua fé.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Últimas Velas dos Mílites
Vejas as últimas velas que os Mílites acenderam em nosso portal online
  • Senhor Jesus Cristo, perdão e miseric...

    maria silvana santos alcanjo pereira

  • PELAS ALMAS DE MEUS TIOS, TIAS E PRIM...

    JOSE KRINKELIS

  • Apresento -vos também Senhor Jesus Cr...

    maria silvana santos alcanjo pereira

  • Senhor nos unja de bênçãos , saúde, p...

    Alessandra Cristina

Receba todas as novidades

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Paulo Teixeira, em Cultura cristã

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.