Criatividade para evangelizar

Ingredientes infalíveis

Conheça os dois ingredientes essenciais que poderão fazer você ter sucesso no Matrimônio.

Jorge Lorente

Escrito por Jorge Lorente

25 JUN 2020 - 00H00 (Atualizada em 16 AGO 2021 - 13H06)

No ano de 2005, na cidade de Frutuoso Gomes - RN, meu grande amigo, Padre Walter Collini presidiu uma celebração de oitenta anos de matrimônio. Esse aniversario é chamado de Bodas de Carvalho, que recorda a árvore de madeira muito resistente. O casal tinha noventa e nove anos de idade, cada um.

A igreja estava lotada de parentes e amigos. Ao final da celebração, o Padre Walter convidou o casal para testemunhar o milagre de viverem tantos anos juntos, quando grande parte dos casais separam-se após pouco tempo de vida conjugal.

A senhora, bastante lúcida, segurou o microfone e disse: “Eu vou contar o segredo: quando nos casamos, em 1925, meu pai matou uma novilha e oferecemos um almoço aos convidados. Após o almoço, carregamos a carroça com nossas tralhas e lá fomos nós de mudança para uma chácara distante dali, onde seríamos caseiros”.

Contando com a atenção silenciosa de todos, prosseguiu: “Muitos quilômetros depois, o burro empacou e não queria andar de jeito nenhum. Meu marido desceu da carroça, foi bem pertinho do burro e disse: ‘anda burro, estamos com pressa!’. E nada do burro andar, ele então, alterou seu tom de voz e iniciou a contagem, dizendo: ‘dou-lhe uma... dou-lhe duas’... e mal acabou de dizer dou-lhe duas, o burro saiu andando. Caminhamos mais algumas horas e, quando faltavam ainda uns quatro ou cinco quilômetros para chegarmos em casa, o burro parou de vez”.

Alguns dos presentes riram e ela continuou: “Demonstrando sua impaciência, meu marido desceu da carroça e repetiu tudo aquilo que na parada anterior já tinha dito ao animal, e nada do burro andar. Ele então, agora com o tom de voz mais elevado, chegou bem pertinho da orelha do burro e reiniciou sua contagem: ‘dou-lhe uma… dou-lhe duas’… e nada do burro andar, dou-lhe três!’, disse ele e, como o burro não saia do lugar, ele deu um tapa, tão bem dado, na orelha do animal que o burro desmaiou. Depois dessa, tivemos que andar até nossa casa carregando toda nossa mudança nas costas”.

Todos ficaram impressionados e ela contou mais para revelar o verdadeiro segredo. “Na manhã do dia seguinte eu disse ao meu marido: ‘Querido, em nosso primeiro almoço, vou lhe preparar um franguinho caipira, bem temperadinho, do jeito que você gosta!’. ‘Não!’, disse ele. ‘Eu quero é buchada!’. ‘Ah, querido, o franguinho vai ficar delicioso!’. ‘Quero não! Eu quero é buchada!’. Eu então, insisti: ‘Mas, querido, um franguinho’... Nessa hora ele me interrompeu, olhou bem sério para mim e disse: ‘Não me obedece, não? Dou-lhe uma!’. Depois desse dia, nunca mais nós discutimos.

Diante das gargalhadas dos presentes, ela decidiu continuar falando: “É brincadeira, gente! Essa historinha nós inventamos quando celebramos nossas Bodas de Ouro. Até hoje, nossos familiares riem conosco relembrando essa nossa piadinha. Agora, eu vou contar a verdade. O segredo para manter um Matrimônio por tantos anos, chama-se diálogo e oração. O casal que ama sua família e quer preservá-la até que a morte os separe, encontrará no diálogo e na oração as forças necessárias para superar as desavenças e obstáculos que a vida nos apresenta. Se depender de nós, vamos chegar aos 100 anos de casados juntos, porque esses elementos, indispensáveis para a preservação da família, nunca faltaram e jamais faltarão em nosso lar”.

Baixe as edições de junho da MI e conheça os conteúdos das revistas O Mílite, Jovem Mílite e O Pequeno Mílite, que você vai querer ter em sua casa!

Escrito por
Jorge Lorente
Jorge Lorente

Locutor da Rádio Imaculada, colunista e escritor de vários livros consagrados. Seu último lançamento foi a obra "Maria, mãe e mulher".

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jorge Lorente, em Criatividade para evangelizar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.