Formação

Quaresma - Vencer as tentações

Acompanhe a reflexão para se preparar para o 1º Domingo da Quaresma com o tema: vencer as tentações

Escrito por Paulo Teixeira

16 FEV 2024 - 00H00 (Atualizada em 16 FEV 2024 - 06H19)

Padre Antônio Bogaz, professor João Hansen e Padre Rodinei Thomazella, da família de São Luís Orione

Abre, Senhor, meu coração

E ilumina meu espírito.

Deus Pai, criador de tantas belezas, que nos enviastes vosso Filho, para restaurar a humanidade e o universo, enviai vossa Luz, para acolher vossas graças e transformar minha história de vida. Amém. 

A Voz do Evangelho de Jesus Cristo - Lc 4, 1-13 

Cheio do Espírito Santo, voltou Jesus do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto, onde foi tentado pelo demônio durante quarenta dias. Durante esse tempo ele nada comeu e, terminados esses dias, teve fome. Disse-lhe então o demônio: “Se és o Filho de Deus, ordena a esta pedra que se torne pão”. Jesus respondeu: “Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda a Palavra de Deus (Dt 8,3)”. O demônio levou-o em seguida a um alto monte e mostrou-lhe em um só momento todos os reinos da terra, e disse-lhe: “Eu te darei todo este poder e a glória desses reinos, porque me foram dados, e dou-os a quem quero. Portanto, se te prostrares diante de mim, tudo será teu”. Jesus disse-lhe: “Está escrito: Adorarás o Senhor, teu Deus, e a ele só servirás” (Dt 6,13). O demônio levou-o ainda a Jerusalém, ao ponto mais alto do templo, e disse-lhe: “Se és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Ordenou aos seus anjos a teu respeito que te guardassem. E que te sustivessem em suas mãos, para não ferires o teu pé nalguma pedra” (Sl 90,11s). Jesus disse: “Foi dito: Não tentarás o Senhor, teu Deus” (Dt 6,16).

*****

Espiritualidade da Quaresma

Teologicamente, a Quaresma deve ser compreendida a partir do mistério pascal, celebrada no tríduo sagrado, onde os sacramentos pascais se tornam presente no mistério vivido e participado.

A Quaresma é o tempo de experiência mais viva da participação no mistério pascal de Cristo: "participamos dos seus sofrimentos para participarmos também da sua glória" (Rm 8,17). Esta é a diretriz da Quaresma. A ação purificadora e santificadora do Senhor para todos os participantes da Igreja, é o período em que os cristãos se envolvem com suas penitências que vão levá-lo a participar do mistério de Cristo que, por nossa causa, se faz penitente recorrendo ao jejum no deserto. Ao começar o caminho quaresmal, a Igreja está consciente de que o próprio Jesus Cristo é quem possibilita a penitência dos seus fiéis, de modo que esta penitência adquire o valor de ação litúrgica, uma compreensão mais profunda de Cristo e de sua Igreja.

Ao aproximar-se o tempo de seu sofrimento, Jesus assim se expressou: “É chegada a hora de ser glorificado o Filho do Homem.” “Agora está angustiada a minha alma, e que direi Eu? Pai, salva-me desta hora? Mas precisamente com este propósito vim para esta hora” (Jo 12,23.27).

Por fim, na noite da Última Ceia, ao dirigir-se ao monte das Oliveiras, no qual deveria passar pelas tenebrosas horas do Getsêmani, Jesus “levantou os olhos ao céu e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a Teu Filho, para que o Filho Te glorifique a Ti.” (Jo 17,1). O caráter eclesial da Quaresma é o tempo da grande convocação de todo o povo de Deus, que se prepara para que o seu Salvador e Senhor possa purificá-lo e santificá-lo.

*****

Direito à Vida

Não há graduação no que diz respeito à dignidade humana, ou seja, vida que merece ser vivida e a que não merece. O direito à vida que se alicerça na dignidade humana precede quaisquer outros direitos. A dignidade humana constitui-se hoje o ponto de partida para o diálogo com o mundo plural, visto que é reconhecida praticamente por todas as culturas e religiões, entre crentes e não crentes.

*****

Oração do Espírito Santo

Espírito Santo de Luz, concedei-me o dom da sabedoria. Que eu tenha o discernimento necessário para distinguir o mal do bem, a mentira da verdade, a guerra da paz.

Que Tua santa sabedoria ilumine os espaços confusos de minha alma. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

Pai Nosso – Ave Maria – Glória ao Pai

Que a luz divina ilumine nosso caminho e nos envie amigos bons nas intempéries da vida. A benção de Deus de Amor: Pai e Filho e Espírito Santo

Amém

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Paulo Teixeira, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.