Nossa Senhora

Nossa Senhora: a Estrela de Pentecostes

“Veio do céu um barulho como um vendaval: línguas de fogo se espalharam sobre eles e todos ficaram repletos do Espírito Santo” (At 2,2)

Escrito por Espiritualidade

31 MAI 2020 - 00H00 (Atualizada em 16 AGO 2021 - 14H09)

Por Professor João Hansen, Padre Rodinei Thomazalla e Padre Antônio Bogaz, da família de São Luís Orione

Quando Deus resolveu enviar Seu Filho para ensinar os homens a viverem no Seu Reino, escolheu Maria entre todas as mulheres, para abrigar em seu ventre Jesus Cristo. Para tanto, o Espírito Santo fez o maior milagre do mundo. Maria concebeu pela graça do Espírito Santo. A Trindade estava presente e se revelou. Maria acompanhou seu Filho durante toda a vida. Não foi apenas mãe, foi também sua discípula e incentivadora, solicitando inclusive que fizesse o primeiro milagre, que foi em Caná da Galileia (Jo 2,1-12).

Maria, Estrela do Cenáculo

No cenáculo (At 2,1-13), Maria e os Apóstolos esperavam algo que ainda não tinham compreendido. Na esperança, mantinham a contemplação e a elevação espiritual. Maria reúne e fortalece os discípulos de Jesus Cristo, para dar continuidade à missão que Ele ensinou. A contemplação leva nossos espíritos a Deus e a chegada do Espírito Santo inunda o ambiente de uma maneira única.Leia MaisMaria, a estrela do tempo natalinoMaria leva Jesus aos laresGlorificai o SenhorAto penitencial

O Espírito Santo, com Suas línguas incandescentes, traz a sabedoria para que os apóstolos e discípulos possam evangelizar o mundo. Começa o processo de evangelização, que é o caminho daqueles que Cristo ensinou e enviou para pregar a Boa-Nova. Os apóstolos e discípulos de Jesus vão levar Sua Palavra para todos os povos do mundo. Os judeus que não quiseram converter-se aos ensinamentos de Jesus permanecem no judaísmo. Muitos destes se converteram ao cristianismo, denominados cristãos judaizantes. Grandes grupos de pagãos aderiram ao Messias, Filho do Deus vivo. Assim, grande parte do mundo começa a ter uma nova espiritualidade e uma nova crença, fundamentadas na vinda de Cristo, Filho do verdadeiro Deus.

Maria, Esposa mística do Espírito Santo

Maria é a Mãe de Deus, e nela contemplamos o mistério do Espírito Santo. Ela se torna a Mãe de Deus e a esposa mística do Espírito Santo. Por Ela, recebemos a graça divina para salvar a humanidade. Ela é ofertada por Deus para ser também Mãe de toda a humanidade (Jo 19,25-27). E no grande acontecimento de Pentecostes, floresce a Igreja de Cristo. A festa é imensa, e Maria é protagonista desta história, pois sua acolhida do Filho de Deus a transforma em Mãe da humanidade.

Na fé, que nos une, rezemos esta breve oração, encontrada em nosso livro Nos passos de Maria pela editora Paulinas:

Mãe do Amor, minha Mãe, Mãe do Redentor!

Nós contemplamos com lágrimas nos olhos e o coração em festa a vinda do Espírito Santo. 
Ele veio como luz para a Igreja e a humanidade. 
 Como Tu foste a porta de entrada do Filho de Deus no mundo, o Espírito serviu-se de tua simplicidade para manifestar-se no coração da humanidade.
Pelo Espírito Santo, aprendemos que todos os seres humanos que se consagram ao teu Filho herdarão a vida eterna e serão elevados pelas mãos de Cristo ao coração de Deus, habitação da plena felicidade.
Que possamos ser solícitos à luz do Espírito Divino, que nos revela as mãos estendidas dos pobres, os olhos suplicantes dos que sofrem, as vidas maltratadas dos que se desviaram do luz da verdade.
Que sejamos todos templos do Espírito Santo, para que aprendamos contigo a servir os filhos de teu Filho e a compreender nossa missão na história do mundo.
Que o Espírito, que desceu sobre ti e os apóstolos, nos faça compreender que viemos de Deus e nosso coração está inquieto até que não volte para Sua morada eterna. Consagro a ti, Mãe de Deus, consagro a ti para sempre, minha vida e meus passos. Amém.

Baixe a edição completa da revista O Mílite de maio e conheça mais textos de espiritualidade cristã e mariana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Nossa Senhora

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.