Formação

A humildade do verdadeiro cristão

Confira uma reflexão sobre a quarta-feira de cinzas e sua importância na vida do cristão

Escrito por Paulo Teixeira

22 FEV 2019 - 11H20 (Atualizada em 26 AGO 2021 - 14H39)

Padre Antônio Bogaz, professor João Hansen e Padre Rodinei Thomazella, da família de São Luís Orione

Abre, Senhor, meu coração

E ilumina meu espírito.

Deus Pai, criador de tantas belezas, que nos enviastes vosso Filho, para restaurar a humanidade e o universo, enviai vossa Luz, para acolher vossas graças e transformar minha história de vida. 

Amém

A Voz do Evangelho de Jesus Cristo - Mt 6, 1-4 

Tenham o cuidado de não praticar suas 'obras de justiça' diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial. "Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu garanto que eles já receberam sua plena recompensa. Mas, quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita, de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará.

*****

Um tempo de reconciliação

Entramos em nossas igrejas e sentimos uma sensação diferente nos dias quaresmais. A cor dos elementos de decoração dos rituais litúrgicos foram vestidos de roxo. Talvez encontramos menos flores e em algumas igrejas, como nos velhos tempos, os santos estão cobertos com mantos. Quando participamos das ações litúrgicas, este espírito quaresmal é mais evidente ainda: canções mais sóbrias, gestos e refrões de exultação são menos evidentes, as leituras e os sermões apontam para o recolhimento, o arrependimento e a conversão. Tempo quaresmal vai tomando conta da vida litúrgica da Igreja e cada fiel é convocado a buscar a renovação de sua opção batismal, aproximar-se mais da ceia eucarística e viver mais profundamente sua fé. Este é o tempo por excelência da mudança de vida, pois os quarenta dias apontados para a Igreja para preparar a comunidade para viver mais intensamente o grande acontecimento da paixão, morte e ressurreição do Senhor deve ser assumido com seriedade, na construção da própria santidade.

Retomando uma expressão bíblica: “lembra-te que és pó e ao pó tu voltarás” (Gn 3, 19), a espiritualidade desta celebração exprime a força imperiosa do pecado e a luta do ser humano para vencer suas correntes. Para além de todas as perspectivas contrárias à espiritualidade com teor punitivo e acusativo, parece mesmo que este período é elevado com o propósito de alertar o ser humano diante da tragicidade do pecado. Não com perspectivas condenatórias, mas para que busque a conversão, confiante na misericórdia divina. Todos os passos da liturgia quaresmal deverão ser iluminados, desta sua abertura na celebração da Quarta Feira de Cinzas até seu epílogo, no início do Tríduo Pascal. Pela quaresma trilhamos o sofrimento de Deus, paradigma das dores humanas, construindo um tempo de esperança e luta, inspirada na vida e na vitória pascal de Jesus Cristo.

*****

Dignidade humana

Todo ser humano, como membro da família humana, possui uma dignidade inata, seja qual for a situação em que este se encontre. Portanto, a dignidade humana deve ser reconhecida e não atribuída. A primeira e mais imediata exigência da dignidade humana é o respeito à vida, levando a se reconhecer o direito à vida, entendido como princípio fundamental e anterior aos demais: significa nascer, viver e morrer com dignidade. “Existem bens, materiais e espirituais, que possuem um valor relativo: apenas a dignidade, entre os bens, possui um valor absoluto” (F. D. AGOSTINO).

*****

Oração ao Espírito Santo

Espírito Santo Consolador, concedei-me o dom da fortaleza. Fortalecei minha alma para superar as dificuldades de cada dia, os tormentos das perseguições e as insídias do maligno. Ajudai-me a ser forte em meio às fraquezas espirituais, para que eu seja sinal de Teu amor e bondade. Por Cristo, Nosso Senhor.

Amém

Pai Nosso – Ave Maria – Glória ao Pai

Que a luz divina ilumine nosso caminho e nos envie amigos bons nas intempéries da vida. A benção de Deus de Amor: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Paulo Teixeira, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.