Por Paulo Teixeira Em O Caminho é Jesus

O que é mistério?

O que é mistério?

Por Nathalia Silva


"Chama-se mistério, não por considerar o que vemos, mas porque vemos uma coisa e cremos em outra. Essa é a fé de nossos mistérios" (João Crisóstomo).




No grego, mysterion tem a ver com o culto. O radical μυ (my) significa o fechar dos olhos ou da boca: reação a uma experiência que foge do pensamento discursivo, que não se pode formular em palavras. Sob a luz da fé, a pessoa iniciada no culto "não participa do evento sagrado de modo inteletivo-racional, mas é atingido numa camada de experiência profunda". Por isso o conteúdo do culto e o próprio evento cúltico é chamado de mysterion. Em outras palavras, mistério é tudo aquilo que transcende a nossa capacidade racional, é o que vai além do que podemos compreender em nossa humanidade.


Um dos mistérios centrais é a ligação de vida e morte, muitas vezes a vida a ser conquistada por meio da passagem pela morte. O mistério não é concebido por meio de ensinamento racional, e, sim, por meio de experiência; por isso somente a pessoa engajada no culto pode experimentá-lo. Por meio da prática de manter os cultos de mistério em segredo a palavra mysterion adquire um significado mais restrito, que, muitas vezes, também é associado ao termo alemão Geheimmis (segredo): o que é silenciado.


Seu significado básico é mais amplo: com mistério se expressa uma realidade e uma participação nessa realidade, que transcendem a linguagem e o discurso racional. Assim como Jesus Cristo é o mistério de Deus por excelência e assim como esse mistério se torna presente na comunidade, assim Jesus é o sinal realizador de Deus por excelência.


O que é mistérion na teologia de Paulo?


São Paulo que reconhece em Cristo o "Mistério de Deus". Ele parte da visão de Cristo como aquele no qual se revela o mistério. Assim, aplica o termo mysterion aos seus atos e, posteriormente, às ações que a Igreja fará em sua memória: “Ora, àquele que tem poder para confirmá-los pelo meu evangelho e pela proclamação de Jesus Cristo, de acordo com a revelação do mistério oculto nos tempos passados,


mas agora revelado e dado a conhecer pelas Escrituras proféticas por ordem do Deus eterno, para que todas as nações venham a crer nele e a obedecer-lhe”. (Rm 16, 25-26).


Qual a relação entre mistérion e sacramentos


Segundo a história, o uso do termo sacramentum começou no século terceiro nas Igrejas do norte da África, para traduzir a palavra grega mysterion. Inicialmente, sacramentum começou a significar tudo o que na linguagem bíblica e litúrgica era chamado de mysterion, ou seja, sacramentum se tornou também uma categoria teológica. Os dois termos, sacramentum e mysterion, eram vistos como sinônimos.


Com o passar dos anos houve uma clarificação destes conceitos, permitindo que cada qual recebesse seu significado próprio.


Quando o termo sacramento especificar um dos ritos celebrados pela comunidade cristã, sempre estará se referindo à celebração do mistério de Cristo, pois os sacramentos são celebração do mistério pascal de Jesus Cristo: sua encarnação, morte e ressurreição. Um dos momentos em que o mistério aparece é na Eucaristia, quando, logo após ter proclamado as palavras da instituição, o presidente da celebração diz: "Eis o mistério da fé", a que a assembléia responde com uma frase que sintetiza o mistério pascal de Cristo, como por exemplo: "Anunciamos, Senhor, vossa morte e proclamamos vossa ressurreição. Vinde Senhor Jesus.".


Por meio dos sacramentos, participamos do mistério de Cristo e esta relação entre sacramento e mistério é um meio para nossa união à semelhança de Deus.




Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Últimas Velas dos Mílites
Vejas as últimas velas que os Mílites acenderam em nosso portal online
  • ENTREGOU-SE E APRESENTO O ESPOSO EDNO...

    EDNO ANDRÉ COSTA

  • ENTREGOU-SE E APRESENTO O PAIS BRASIL...

    Edno André Costa

  • Aniversário de falecimento de Francis...

    Jonas

  • Pela alma de Aparecida Vanda Dinali O...

    Jonas

Receba todas as novidades

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Paulo Teixeira, em O Caminho é Jesus

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.