Formação

O pobre que nos enriquece

São Gregório de Nazianzo, bispo do século IV, explica em um sermão como Jesus aceita a pobreza da condição humana e oferece a riqueza de sua divindade

Escrito por Paulo Teixeira

24 JAN 2020 - 00H00 (Atualizada em 24 AGO 2021 - 11H30)

O próprio Filho de Deus, que existe desde toda a eternidade, o Invisível, o Incompreensível, Incorpóreo, Princípio que procede do princípio, a Luz nascida da Luz, a Fonte da vida e da imortalidade, a Expressão do arquétipo, Divino, o Selo inamovível, a Imagem perfeita, a Palavra e o Pensamento do Pai, vem em ajuda da criatura feita à Sua imagem, e por amor do homem Se faz homem. Para purificar aqueles de quem Se tornou semelhante, assume tudo o que é humano, exceto o pecado. Foi concebido por uma Virgem, já santificada pelo Espírito Santo no corpo e na alma, para honrar a maternidade e ao mesmo tempo exaltar a excelência da virgindade; e assumindo a humanidade sem deixar de ser Deus, uniu em Si mesmo duas realidades contrárias, a saber: a carne e o espírito. Uma delas conferiu a divindade; a outra recebeu-a.

Aquele que enriquece os outros torna-se pobre. Aceita a pobreza de minha condição humana para que eu possa receber os tesouros de Sua divindade. Aquele que possui tudo em plenitude, aniquila-Se a Si mesmo; despoja-Se de sua glória por algum tempo, para que eu participe de Sua plenitude.

Quais são essas riquezas da Bondade? Qual é esse mistério que me concerne? Recebi a imagem divina, mas não soube conservá-la. Ele assumiu a minha condição humana para restaurar a perfeição dessa imagem e dar a imortalidade a esta minha condição mortal. Assim, estabelece conosco uma segunda Aliança, muito mais admirável que a primeira.

Convinha que a santidade fosse dada ao homem mediante a humanidade assumida por Deus.

Convinha que Ele triunfasse desse modo sobre o tirano que nos subjugava, para nos restituir a liberdade e reconduzir-nos a Si através de seu Filho, nosso Mediador; e Cristo realizou, de fato, esta obra redentora para a glória de Seu Pai, que era o objetivo de todas as suas ações.

O Bom Pastor, que dá a vida por suas ovelhas, veio ao encontro da ovelha que estava perdida, procurando-a pelos montes e colinas onde tu sacrificavas aos ídolos. Tendo-a encontrado, tomou-a sobre seus ombros – os mesmos que carregaram a cruz – reconduzindo-a à vida eterna.

Depois daquela tênue lâmpada do Precursor, veio a Luz claríssima de Cristo; depois da voz, veio a Palavra; depois do amigo do esposo, o Esposo. O Senhor veio depois daquele que lhe preparou um povo perfeito, predispondo os homens, por meio da água purificadora, para receberem o batismo do Espírito.

Foi necessário que Deus Se fizesse homem e morresse, para que tivéssemos a vida.

Morremos com Ele para sermos purificados; ressuscitamos com Ele porque com Ele morremos. Fomos glorificados com Ele, porque com Ele ressuscitamos.


Venha fazer parte da Milícia da Imaculada!

Seja Mílite

Deseja realizar uma doação agora?

Doe agora

Renove diariamente a sua entrega pessoal a Nossa Senhora:

Consagração à Imaculada

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Paulo Teixeira, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.