Saúde

Pós-parto: cuidados com a mamãe

Escrito por MI

17 OUT 2019 - 00H00 (Atualizada em 13 JAN 2021 - 11H58)

Anya Colman FEAES

Por Ana Paula Cochar

Sabe-se hoje da importância do aleitamento materno, porém não se orienta a mãe de como fazer e em que momento pode-se desmamar esse bebê. Fala-se bastante do pré-natal, mas fala-se muito pouco do após parto. Isso é necessário, essas questões relacionadas ao emocional da mulher, após ter passado pelos nove meses de gestação, com o corpo totalmente modificado para receber esse bebê. Quando ela dá a luz, geralmente ela fica inchada, o seus hormônios ficam em estado de regulação. O seu ciclo menstruação fica todo alterado, com sangramentos. A mulher tende a ter uma depressão pós-parto, tende a ter uma irritabilidade pós-parto. Isso tudo é muito pouco trabalhado junto a família.

Neste período acontecem as maiores brigas entre o casal, pois a mãe tem sua atenção totalmente voltada ao bebê e pode ter oscilações de humor por causa de todo o processo hormonal. Momento onde todos os medos e inseguranças relacionadas no cuidado do seu bebê. Tudo isso vem à tona. Nessa fase onde acontecem muito divórcios ou separação porque o homem não consegue lidar com essas alterações de humor nessa fase da vida. Ele não entende que está sendo colocado um pouco de lado.

Medo de cuidar do bebê, de não saber direito o que fazer. Com as roupinhas, agasalhar ou não, com o banho, com assaduras e tantos cuidados que envolvem esse momento e por tudo que se relaciona com esse bebê. Ela pode não saber processar tudo isso e pensa que não vai conseguir, então ela se nega e começa a evitar de cuidar do bebê e até ter uma depressão pós-parto.

Acompanhe a série especial sobre saúde da mulher

Nesse momento da vida de uma mulher devemos ter um olhar inteiro muito especial, inteiramente voltado para a mulher e por isso eu diria que merece um capítulo à parte. Quando se fala em gravidez existe ainda na nossa sociedade todas uma série de ditos populares, o que se pode ou não pode fazer. Por exemplo, mulher grávida não pode lavar o cabelo, isso é mentira; não pode pintar a unha ou ir na manicure, também é mentira. Não pode comer peixe cru, não é bem assim, pois, todos devemos ter cuidado em saber a procedência desse peixe antes de ingeri-lo.

O pai, marido ou companheiro que está no dia a dia acompanhando todos esses cuidados com o bebê e com a mulher deve ser bem informado para poder ajudar e não atrapalhar.

A mulher gestante é um universo a parte. É fundamental que se tenha uma atenção especial para a mulher gestante e todos perigos que ela passa tanto no período de gestação como no pós-parto. Também com relação ao bebê.

A mulher precisa de suplementação alimentar e o bebê precisa de suplementação tanto no pré como no pós-parto. É importante estar atentos a crises de contração que podem ocorrer e resultar num parto prematuro. Precisamos estar atentos, acompanhando e observando sobretudo qualquer sangramento que possa acontecer. É recomendável estar sempre com o contato do médico próximo é preciso sempre estar atendo a tudo isso. É um período em que todos os olhos têm que estar voltados para essa mulher e depois também para o bebê.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por MI, em Saúde

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.