Formação

Escuta e abertura ao Espírito

Fevereiro, na MI, é tempo de pedir o dom da docilidade e da abertura à Vontade de Deus.

Escrito por Túlia Savela

31 JAN 2020 - 10H35 (Atualizada em 24 AGO 2021 - 11H25)

KolbeMission

Confira a intenção da MI para todos os dias de fevereiro e o texto inspirador, preparado pela Missionária Sara Caneva e a Voluntária Matilde Luvisotto, do Instituto das Missionárias da Imaculada-Padre Kolbe, que atuam na área de formação no carisma da MI.

Intenção da Milícia da Imaculada para o mês de fevereiro:

Para que aprendamos a ser cristãos que fazem da escuta e da docilidade um estilo de vida.

“Dai, pois, ao vosso servo um coração sábio” (1Re 3,9)

No início do reino de Salomão, em torno do ano de 970 a.C., este jovem rei tem um sonho no qual Deus lhe diz: “Peça-me o que quiseres”. Pergunta difícil. A resposta de Salomão parte de uma certeza: o reino é dom de Deus. O jovem rei não se deixou obcecar pelo poder, mantém o sentido da realidade, que ao mesmo tempo o faz perceber a própria inexperiência, a necessidade de aprender a arte de governar: “Sou apenas um jovem” (1Re 3,7).

Salomão sabe quem é Deus e sabe quem ele é: um ponto de partida! A sua tarefa é governar. O que pedir, então? Um coração capaz de escutar, um coração dócil. Estupendo: somente um coração aberto à escuta sabe governar! Guiar requer discernimento e o discernimento requer escuta. Escuta de quem? Do quê? É uma abertura total do coração, da mente e da vontade, para escutar a Deus, os outros, as coisas, as situações da vida. A escuta exprime uma atitude de humildade e de docilidade.

A vida da jovem Maria de Nazaré foi moldada por essa escuta do Senhor, pelo relacionamento aberto e consciente com Ele que a fez conhecer o Seu projeto cada dia mais profundamente. Apesar de muito jovem, conhecia, pela Palavra, a promessa de Deus para o seu povo e, na Anunciação intuiu que havia chegado o momento oportuno para se realizar a promessa anunciada pelo profeta Isaías: “Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel (Is 7,14).

Da mesma forma Padre Maximiliano Kolbe viveu a abertura total e a docilidade de coração para cumprir, em tudo, a Vontade de Deus que ele via expressa não apenas por meio dos acontecimentos, mas sobretudo, através da vontade dos Seus representantes aqui na terra: “A obediência e só a santa obediência é que nos revela, com certeza, a Vontade de Deus” (Escrito de São Maximiliano Kolbe 25). Ser dócil não significa ser fraco ou incapaz de impor-se, mas com plena consciência exercitar a “escuta” para que em nossa vida se manifeste a excelência espiritual que só a graça de Deus pode oferecer.

Por meio da escuta, a luz de Deus invade a nossa alma e, com ela, a força e a coragem para continuarmos o caminho, para perseverarmos e acolhermos a vocação à qual fomos chamados. Podemos contar sempre com a Imaculada, nossa intercessora, que conhece nossas fraquezas e tem o poder de nos ajudar nesse caminho de seguir a amorosa Vontade do Senhor.

E não poderíamos deixar de lembrar de Nossa Senhora de Lourdes, e é Padre Kolbe que nos recorda a bela missão que Ela desenvolve em favor da vida sobrenatural de seus filhos:

“Ela atrai amorosamente aqueles que estão doentes na alma, ou seja, os incrédulos e os pecadores de coração obstinado, e infunde em seus corações a vida sobrenatural, para convencê-los do poder que Ela tem de dar-nos a vida sobrenatural. Além disso, precisa considerar sobretudo o fato de que Cristo realiza milagres exatamente em um lugar (Lourdes) escolhido por sua Mãe” (Escrito 1229).

Faça parte da nossa família consagrada. Acompanhe diariamente as reflexões do programa Consagração a Nossa Senhora e confira os passos para sua consagração pessoal:

Consagração a Nossa Senhora

Para receber a reflexão sobre as intenções de oração da MI em sua casa, peça a Revista O Mílite:

Quero receber a revista O Mílite

Deseja realizar já uma doação?

Doe agora

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Túlia Savela, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.