Saúde

3 dicas para reduzir as dores

Como reduzir as dores

Paulo Teixeira

Escrito por Paulo Teixeira

01 AGO 2019 - 14H48 (Atualizada em 24 AGO 2021 - 15H19)

Grande quantidade de pessoas que sentem dores em alguma parte do corpo. E por que será que isso acontece? Para responder essa delicada questão, será preciso avaliar o estilo de vida moderno, que trouxe uma série de modificações em seu cerne. Já reparou na postura das pessoas? Percebeu a quantidade de tempo que elas passam sentadas? Ou ainda os excessos devido ao grande uso das tecnologias como o computador e o celular? 

Primeiramente, sentir dor não é algo bom e muito menos saudável. Ela não deve fazer parte da vida das pessoas em nenhum momento ou fase. A dor significa que algo não está certo, pois é a sinalização do corpo em resposta a algo que está em desequilíbrio, desarmonia e desordem. Em outras palavras, ela é considerada como uma experiência, uma sensação, genuinamente subjetiva e pessoal (1).

Em segundo lugar, dor pode estar associada a imagens negativas, tais como sofrimento, transtornos psiquiátricos, inexistência de tratamento e abuso de medicamentos, tornando-se um problema para o indivíduo, a família, a sociedade e o sistema de saúde, uma vez que direciona e limita as condições e o comportamento daquele que a vivencia (2,3).

O que deve ser feito é procurar a raiz do respectivo quadro e jamais ficar parado esperando a dor passar como uma espécie de milagre e muito menos tomar algum remédio sem a devida prescrição. Cabe ressaltar a importância do profissional certo para cada caso. Para tomar o remédio, apenas após a supervisão do médico, e para fazer exercícios, sempre ao lado do profissional de Educação Física.

Quando você entende isso, a sua segurança fica preservada, bem como a sua integridade, e desta forma, a saúde se mantêm dentro dos parâmetros mais adequados.

A terceira dica para aliviar as dores está relacionada ao estresse, fator tão presente hoje em dia. É importantíssimo saber lidar com ele para não causar maiores prejuízos a saúde, e como consequência, mais dor. Sentir-se ameaçado não é o único modo de responder ao estresse. É também possível se sentir desafiado, gerando uma sensação de excitação e energia (4).

Ou seja, a questão de saber escolher a forma de ver e perceber o mundo faz toda diferença. É entender o problema, doença ou dor como uma situação momentânea e como um aprendizado para a vida, sem jamais parar neles.

Que você possa escolher sempre não sentir dor por meio do estilo de vida ativo, e fazer do movimento, um amigo e um hábito, bem como, procurar o conhecimento apropriado para preservar a sua saúde e chegar à longevidade saudável.

Lembre-se: você deve ser o verdadeiro especialista em sua saúde.

Leia Mais: Quer viver até os 100 anos? Como viver para chegar aos 100 anos

Referências

1. SILVA, J. A. RIBEIRO-FILHO, N. P.A dor como um problema psicofísico. Rev Dor. São Paulo, 2011 abr-jun;12(2):138-51.
2. EPPS, C. D. Recognizing pain in the institutionalized elder with dementia. GeriatrNurs 2001 mar-apr; 22(2):71-9.
3. GOLD, D. T, ROBERTO, K. A. Correlates and consequences of chronic pain in older adults. GeriatrNurs 2000 sept-oct; 21(5):270-3.
4. EPEL, E. O segredo está nos telômeros. Planeta, 2017.
Escrito por
Paulo Teixeira
Paulo Teixeira

Jornalista formado na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), atua como editor responsável das revistas O Mílite e Jovem Mílite há mais de quatro anos. É autor do livro "A comunicação na América Latina".

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Últimas Velas dos Mílites
Vejas as últimas velas que os Mílites acenderam em nosso portal online
  • LEVANTO ME HOJE, PELA INVOCAÇÃO DA T...

    VERA

  • QUERIDO SÃO FRANCISCO GRATIDÃO ETERNA...

    CARLA

  • QUERIDOS SÃO COSME E SÃO DAMIÃO GRATI...

    CARLA

  • QUERIDA RAINHA DOS MARES TEMANJA TE A...

    CARLA

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por MI, em Saúde

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.