Bem-Estar

Envelhecimento ativo

Você está preparado para envelhecer?

Escrito por Alex Souza

11 JUN 2019 - 14H00 (Atualizada em 24 AGO 2021 - 15H52)

Por Fernanda Martini e Alex Souza, Personal Trainers Especialistas em Longevidade

Será que a sua saúde estará preservada nesse futuro próximo? Estamos vivendo mais e até 2025 existirá aproximadamente 1,2 bilhões de pessoas com mais de 60 anos segundo dados recentes. Desta forma, a questão deixa de ser cronológica somente e passa a ser compreendida em seu âmbito mais valioso, que é o nível de saúde, a independência de movimentos e a qualidade dos anos vividos longe de doenças. 

O conceito Envelhecimento Ativo é o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas (1). É o conceito mais moderno nesse âmbito, que é um processo criterioso e cheio de mudanças, e deve ser estruturado ainda quando a pessoa é jovem.

Pensando nisso, o que você pode fazer para permanecer independente e ativo conforme envelhece? Como ter uma boa e equilibrada experiência de vida?

Para se viver bem é importante cuidar da saúde física, mental, espiritual e social, planejando seus próximos passos, que devem ser sempre na direção de sua saúde, de seu bem-estar (2), de sua autonomia e de sua qualidade de vida. Ter um envelhecimento planejado é parte imprescindível da rotina de uma pessoa, onde cada fase da vida é desfrutada com qualidade, prazer, alegria e inteligência, além de nunca deixar de lado a meta maior, uma longevidade digna.

Se o envelhecimento é um processo inevitável que todos nós vamos viver, que possamos desfrutá-lo a cada dia, onde toda conquista se torne motivo de celebração, cada degrau seja um sorriso e cada obstáculo um verdadeiro aprendizado. Afinal, envelhecer significa viver por mais tempo, e que esse tempo seja o melhor possível.

Se quisermos que seja assim, medidas precisarão ser tomadas, políticas públicas necessitarão de incentivo, profissionais da saúde precisarão de conhecimento, treinamento e ciência (2), pessoas deverão ter maior nível de consciência e entendimento do envelhecimento e a sociedade sofrerá diversas mudanças para atender essa nova demanda.

Para compreender melhor esse cenário, será vital entender o conceito de envelhecimento ativo com profundidade e compreender como chegar a longevidade saudável por meio da atividade física, componente nobre nos efeitos positivos das funções físicas e da saúde mental (3), sendo um hábito preventivo incorporado ao longo da vida.

Sob este prisma, uma medida brilhante e inteligente para o futuro é começar a fazer hoje seu projeto de saúde e incluir o movimento como uma modalidade especial de vida, de cuidado e de zelo para o envelhecimento.

Referências

1. World Health Organization. Envelhecimento Ativo: Uma Política de Saúde. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2005.
2. World Health Organization. Integrated care for older people: guidelines on community-level interventions to manage declines in intrinsic capacity, 2017.
3. Rejeski, W. J. Mihalko, S. L.Physical Activity and Quality of Life in Older Adults. Journals of Gerontology, 2001.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Últimas Velas dos Mílites
Vejas as últimas velas que os Mílites acenderam em nosso portal online
  • Pela minha família pela minha estabil...

    Ieda Santos marreira da Silva

  • Peço pela saúde de José Emanuel Ferre...

    Rosângela

  • Eterno descanso de José Fernando

    Virgília Machado

  • Pelo Papa e pelo clero de Maceió

    Leandro

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alex Souza, em Bem-Estar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.