Por Alex Souza Em Para Viver Bem Atualizada em 17 JAN 2020 - 10H00

A Rainha da Longevidade

Quando se fala em longevidade, vamos esbarrar, sem sombra de dúvidas, nas questões do tempo. Ela tem por definição a duração da vida de uma pessoa e também a qualidade de ser longevo

Quando se fala em longevidade, vamos esbarrar, sem sombra de dúvidas, nas questões do tempo. Ela tem por definição a duração da vida de uma pessoa e também a qualidade de ser longevo (1). É o quão para frente uma pessoa vive. São os anos de vida, ou ainda, a designação de seu prolongamento.

Imperadores como o grande Marco Aurélio, também pensavam sobre a longevidade (2) e como entender essa palavra tão cheia de reflexões e mistérios.




Ao mesmo tempo em que a longevidade é um grande desafio para a era moderna e para o terceiro milênio (3), ela também é tão escassa de cuidados inteligentes quando o assunto é viver com saúde.

E justamente por isso que, não basta viver muitos anos, é preciso viver bem e com qualidade, desfrutando de uma saúde plena – compreensão do eu e compreensão do autocuidado; saúde psíquica – entendimento da mente e suas funções e gestão da emoção; saúde física – liberdade de locomoção e autonomia para fazer as atividades básicas ao longo dos dias, meses e anos.

À medida que ocorre o desenvolvimento científico, social, econômico e tecnológico de uma sociedade e melhora as condições de vida, controle de natalidade, controle da fecundidade, trabalho e saúde, ocorre também o aumento da longevidade (4). Recursos e informações fazem as pessoas viverem melhor, com mais dignidade, com mais entusiasmo, com mais satisfação e com mais tranquilidade.

Um belíssimo exemplo de alguém que entendeu o conceito de longevidade e viveu pelo exemplo de ser quem foi, Madre Teresa de Calcutá, mulher extraordinária, encantadora, inteligente, sábia e alegre. Dona de uma felicidade incrível expressa em sua face. Chegou à casa dos mais de 80 anos e ainda realizava seus trabalhos de rotina. Ganhou reconhecimento internacional, recebeu o Prêmio Nobel da Paz e foi considerada a missionária do século XX, além de canonizada pelo Papa Francisco (5).

Longevidade, uma palavra tão bela e magnífica. Possui em seu interior outra palavra tão importante e essencial, vida. E como está a sua? Uma vez que, para se obter os resultados na longevidade, se faz necessário uma vida cheia de bons hábitos, com atividades que possuem a ludicidade, o lazer, a criatividade e a alegria em seu contexto. A longevidade precisa estar cheia de vida, e vida para chegar mais longe, cada vez mais - em suas metas, em seus objetivos e principalmente, em seus sonhos.

Por isso, a longevidade é considerada a rainha da saúde, assim como o envelhecimento é o rei. Só envelhece quem está disposto a viver bem, e quem vive bem, chega à longevidade, e chegando à longevidade, você estará mais pleno.

Referências

1. Dicionário Michaelis. Longevidade. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/longevidade/. Pesquisado em 16 de janeiro de 2020.

2. Grimal, P. Marco Aurélio - O Imperador Filósofo. Zahar, 2018.

3. Barchifontaine, C. P. Pessini, L. Bioética e longevidade humana. Loyola, 2006.

4. Gottlieb, M. G. V. et al. Envelhecimento e Longevidade no Rio Grande do Sul: um perfil histórico, étnico e de morbi-mortalidade dos idosos. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., Rio de Janeiro, 2011; 14(2):365-380.

5. Enciclopédia Wikipedia. Longevidade. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Madre_Teresa_de_Calcut%C3%A1. Pesquisado em 17 de janeiro de 2020.

Por Alex Souza

Professor Especialista em Longevidade, Membro da Sociedade Brasileira de Personal Trainers, Mentor da Liga da Longevidade e Mentor do Grupo Exercício e Fé


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Últimas Velas dos Mílites
Vejas as últimas velas que os Mílites acenderam em nosso portal online
  • Pela alma de Hebe Camargo, oito anos ...

    Jonas

  • Acendo está vela em intenção de Raimu...

    Raimunda Alves da Silva Rocha

  • Acendo está vela em intenção de Gabri...

    Gabriel Batista Nascimento

  • Venho pedir por: Ticiana Alves Rocha;...

    Ticiana Alves Rocha

Receba todas as novidades

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alex Souza, em Para Viver Bem

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.