Por Alex Souza Em Para Viver Bem Atualizada em 17 JAN 2020 - 10H00

A Rainha da Longevidade

Quando se fala em longevidade, vamos esbarrar, sem sombra de dúvidas, nas questões do tempo. Ela tem por definição a duração da vida de uma pessoa e também a qualidade de ser longevo

Quando se fala em longevidade, vamos esbarrar, sem sombra de dúvidas, nas questões do tempo. Ela tem por definição a duração da vida de uma pessoa e também a qualidade de ser longevo (1). É o quão para frente uma pessoa vive. São os anos de vida, ou ainda, a designação de seu prolongamento.

Imperadores como o grande Marco Aurélio, também pensavam sobre a longevidade (2) e como entender essa palavra tão cheia de reflexões e mistérios.




Ao mesmo tempo em que a longevidade é um grande desafio para a era moderna e para o terceiro milênio (3), ela também é tão escassa de cuidados inteligentes quando o assunto é viver com saúde.

E justamente por isso que, não basta viver muitos anos, é preciso viver bem e com qualidade, desfrutando de uma saúde plena – compreensão do eu e compreensão do autocuidado; saúde psíquica – entendimento da mente e suas funções e gestão da emoção; saúde física – liberdade de locomoção e autonomia para fazer as atividades básicas ao longo dos dias, meses e anos.

À medida que ocorre o desenvolvimento científico, social, econômico e tecnológico de uma sociedade e melhora as condições de vida, controle de natalidade, controle da fecundidade, trabalho e saúde, ocorre também o aumento da longevidade (4). Recursos e informações fazem as pessoas viverem melhor, com mais dignidade, com mais entusiasmo, com mais satisfação e com mais tranquilidade.

Um belíssimo exemplo de alguém que entendeu o conceito de longevidade e viveu pelo exemplo de ser quem foi, Madre Teresa de Calcutá, mulher extraordinária, encantadora, inteligente, sábia e alegre. Dona de uma felicidade incrível expressa em sua face. Chegou à casa dos mais de 80 anos e ainda realizava seus trabalhos de rotina. Ganhou reconhecimento internacional, recebeu o Prêmio Nobel da Paz e foi considerada a missionária do século XX, além de canonizada pelo Papa Francisco (5).

Longevidade, uma palavra tão bela e magnífica. Possui em seu interior outra palavra tão importante e essencial, vida. E como está a sua? Uma vez que, para se obter os resultados na longevidade, se faz necessário uma vida cheia de bons hábitos, com atividades que possuem a ludicidade, o lazer, a criatividade e a alegria em seu contexto. A longevidade precisa estar cheia de vida, e vida para chegar mais longe, cada vez mais - em suas metas, em seus objetivos e principalmente, em seus sonhos.

Por isso, a longevidade é considerada a rainha da saúde, assim como o envelhecimento é o rei. Só envelhece quem está disposto a viver bem, e quem vive bem, chega à longevidade, e chegando à longevidade, você estará mais pleno.

Referências

1. Dicionário Michaelis. Longevidade. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/longevidade/. Pesquisado em 16 de janeiro de 2020.

2. Grimal, P. Marco Aurélio - O Imperador Filósofo. Zahar, 2018.

3. Barchifontaine, C. P. Pessini, L. Bioética e longevidade humana. Loyola, 2006.

4. Gottlieb, M. G. V. et al. Envelhecimento e Longevidade no Rio Grande do Sul: um perfil histórico, étnico e de morbi-mortalidade dos idosos. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., Rio de Janeiro, 2011; 14(2):365-380.

5. Enciclopédia Wikipedia. Longevidade. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Madre_Teresa_de_Calcut%C3%A1. Pesquisado em 17 de janeiro de 2020.

Por Alex Souza

Professor Especialista em Longevidade, Membro da Sociedade Brasileira de Personal Trainers, Mentor da Liga da Longevidade e Mentor do Grupo Exercício e Fé


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Últimas Velas dos Mílites
Vejas as últimas velas que os Mílites acenderam em nosso portal online
  • que esta vela ilumine os Anjos da Gua...

    antonio

  • Peço oração de cura e libertação de E...

    Vânia

  • Proteção da minha família

    Jonas

  • Pela alma de Ricardo Boechat, um ano ...

    Jonas

Receba todas as novidades

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alex Souza, em Para Viver Bem

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.