Santos

São Filipe Néri

Festejado em 26 de maio, Filipe Néri é considerado o santo da alegria pela constante jovialidade e pela frase que costumava repetir: “Longe de mim o pecado e toda a tristeza!”.

Escrito por Frei Diogo Luís Fuitem

26 MAI 2020 - 10H54 (Atualizada em 17 AGO 2021 - 09H13)

Filipe Néri nasceu em Florença, na Itália, em 1515, onde passou a infância e adolescência. Por causa das dificuldades financeiras da família, mudou-se para uma cidade chamada Cassino, perto do mosteiro beneditino, trabalhando com um tio que prometeu torná-lo herdeiro de seus bens. No entanto, não se sentia atraído para ser comerciante, de tal forma que resolveu ir para Roma em 1536, com quase 20 anos. Sem trabalho e sem dinheiro, viveu uma dura experiência de vida que lhe proporcionou o contato com as pessoas humildes da cidade grande. Estudou filosofia e teologia e, como leigo, fundou a irmandade da Santíssima Trindade para acolher os numerosos peregrinos que chegavam a Roma, sobretudo, a partir do Jubileu de 1500.

Seguindo o conselho de seu confessor, Filipe resolveu ser ordenado padre, passando a viver na comunidade dos padres de São Jerônimo da caridade aos 36 anos. Começou a se dedicar de corpo e alma ao apostolado e ao serviço de dirigir espiritualmente as pessoas. Exercendo várias atividades de atendimento, acabou fundando a Congregação do Oratório formada por companheiros do santo. A finalidade desse novo grupo religioso era ter uma vida comum e desempenhar um trabalho evangelizador junto do povo.

A congregação cresceu rapidamente em número de participantes e foi aprovada em 1575. Filipe viveu um estilo de simplicidade evangélica reunindo em torno de si representantes de todas as classes, inclusive cardeais que buscavam seus conselhos. Deu vida aos oratórios que eram centros de espiritualidade que surgiram espontaneamente congregando as mais diversas pessoas para que, com cânticos populares e palestras, fossem incentivadas nos caminhos da fé. Filipe tornou-se, assim, com sua personalidade atraente, o apóstolo de Roma.

“Longe de mim o pecado e toda a tristeza!” São Filipe Néri

Morreu aos 25 de maio de 1595, e seu corpo repousa na Igreja de Santa Maria in Valicela, em Roma. Foi canonizado pelo Papa Gregório XV em 1622.

Com sua maneira simples e serena, soube atrair o povo para a vivência da fé e do amor cristão. Trabalhou ativamente para que todos se sentissem chamados a viver mais intensamente o amor a Cristo e à sua Igreja. Ele representa o evangelizador atento às necessidades espirituais de todas as classes, especialmente aquelas mais abandonadas. É desses evangelizadores de que o nosso mundo de hoje precisa! São Filipe Néri seja, então, exemplo e inspirador para o nosso tempo! 

São Filipe Néri, rogai a Deus por nós!

Leia MaisAscenção do Senhor: “Todo poder me foi dado...”A Igreja pode viver sem muitas coisas, mas nunca sem o amorMaria, sinal do povo de DeusNão vos deixarei órfãosO Exercício da Saúde EternaBaixe aqui a edição completa da revista O Mílite de maio. Venha fazer parte de nossa família consagrada: Seja mílite!

Conheça nossa seção com podcasts. No Portal da MI, você também pode ver a TV Imaculada e ouvir a Rádio Imaculada

Para realizar uma doação on-line, clique aqui.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Frei Diogo Luís Fuitem , em Santos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.