Por Dom Murilo Krieger, Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil
Séculos mais tarde (séc. XI), as ideias maniqueístas voltaram a ter evidência, agora, na Europa e, particularmente, na França. Esses novos maniqueus pertenciam à seita dos cátaros ou albigenses.
Periodicamente, o maniqueísmo ressurge aqui e ali, não tanto como doutrina, mas como concepção de vida, como atitude prática. Divide-se a humanidade em dois grupos que, qual óleo e água, se encontram, mas não se misturam. O outro é visto como um adversário, um ser perigoso, um inimigo. O outro só tem defeitos, é mau, deve ser exterminado a qualquer custo. O outro é um demônio. Já a própria maneira de pensar é sábia, mesmo que muitas vezes se contradiga. A sociedade fica, então, dividida. Pior: quanto mais o outro – isto é, o inimigo a ser destruído – fracassar, melhor, pois, então, o “bem” triunfará.
Temos dificuldade de conviver com o diferente, com quem pensa de modo diverso de nós. Inconscientemente, sonhamos com uma sociedade em que todos teriam o mesmo partido político, a mesma religião, o mesmo time de futebol, o mesmo modo de pensar. Os sistemas totalitários, de direita e de esquerda, alimentam-se desse sonho. E dão no que dão.
Viver é conviver. Vivêssemos em uma ilha, tendo tudo o que fosse necessário à nossa disposição, seríamos terrivelmente pobres. Pobres e egoístas. O diferente nos enriquece, pois nos leva a um melhor autoconhecimento. Conviver é respeitar; é ter a capacidade de ouvir, para se enriquecer com outras maneiras de pensar e de ver o mundo. Já imaginaram quanto triste e deprimente seria um mundo de robôs?
“Não há nada de novo debaixo do sol.” Os dias atuais estão nos mostrando que o maniqueísmo continua vivo. E, como todo “ismo”, é ideológico e empobrecedor.
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