Por Núria Coelho Em Colunistas

10 dicas para controlar a ansiedade na quarentena

Em tempos de pandemia, precisamos cuidar de nossa saúde mental e emocional!

Divulgação
Divulgação
Dica número 1 é a Terapia de Autoconhecimento


Estamos vivendo tempos difíceis, é um fato, e em meio a esta pandemia, é muito normal o aumento dos níveis de ansiedade e estresse em todos nós, principalmente nos que já tem diagnóstico de ansiedade ou pânico.

Afinal de contas, quem nunca viveu uma crise de ansiedade, pelo menos uma vez na vida?

Por isso, a neuropsiquiatra Dra. Gesika Amorim, especialista em saúde mental e neurodesenvolvimento, nos dá diversas dicas para ajudar a controlar a ansiedade principalmente neste momento.

Ela começa dizendo que o autoconhecimento é o primeiro passo para controlar qualquer crise que possamos ter.

“Quando você sabe quem você é, sabe quais são as suas fraquezas, então você consegue trabalhar as suas crenças, para que elas não se tornem fontes geradoras de ansiedade”, diz a Dra. Gesika Amorim.

A pessoa ansiosa tende a catastrofizar as situações, por exemplo: ela consegue fazer uma formiguinha se parecer com um elefante, mas a partir do momento que ela conhece a si própria e conhece as suas crenças, então, ela começa a desmistificar isso.

Por isso, a dica número 1 é a Terapia de Autoconhecimento.

Faça exercícios de respiração frente a qualquer manifestação clínica de ansiedade ou de episódio de pânico. Respire fundo, conte até 5, solte o ar lentamente contando de novo até 5 e então respire fundo mais uma vez prendendo o ar, conte até 5 e solta o ar lentamente e assim sucessivamente. Faça isso e comece a notar que tudo vai ficando claro a sua volta. Você vai se acalmando naturalmente.

Pratique uma atividade física

Pois as atividades físicas liberam endorfina e diminuem muito o estresse e a ansiedade, bem como ter um hobby, algo que te distraia.

Faça alguma terapia que seja desestressante, como a yoga

Mantenha a sua rotina rígida, pois a desorganização causa muita ansiedade. Procure programar o seu dia de véspera. O inesperado pode ser um gerador de ansiedade. Ter seu dia programado, gera organização mental e reduz a ansiedade.

Tenha um horário adequado para dormir. Não perca muito tempo assistindo televisão ou olhando o celular antes de dormir. Tome um banho quente, deite-se e se quiser, ouça sons da natureza, sons relaxantes, até dormir.

Faça exercícios de meditação

Se gostar, aproveite os benefícios do Reiki, da musicoterapia, da quiropraxia e da acupuntura. Todas estas são excelentes técnicas para controlar a ansiedade.

Não abuse do café...

Coca-cola ou qualquer produto rico em cafeína, pois eles são extremamente excitantes. Não é aconselhável também fazer uso de álcool antes dormir, pois cada indivíduo reage de um modo diferente.Leia MaisQuando o trabalho passa a adoecerPesquisa revela que Covid-19 causa ansiedade em mais da metade dos paulistasA beleza do SIMAnúncio do Reino

Evite alimentos gordurosos e de difícil digestão...

Evite principalmente o glúten, o açúcar e o leite animal em excesso, pois eles podem ser geradores de substâncias tóxicas em indivíduos hipersensíveis piorando ainda mais os quadros de ansiedade e a qualidade do sono destas pessoas.

Evite assistir noticiários e manchetes de jornais

Estamos vivendo tempos de muito sensacionalismo e isto abala muito a capacidade individual de analisar com clareza e objetivo as informações recebidas, gerando ansiedade e nas que já são ansiosas, o agravamento destas crises.

Por último, se você sentir que sozinho não consegue dar conta e precisa de ajuda, não hesite em procurar um neuropsiquiatra. Você não precisa conviver com a ansiedade, pelo contrário, existe ajuda médica e profissional, portanto, não tenha receio e nem preconceito em procurar ajuda!

Fonte: Melo Assessoria de Imprensa

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Núria Coelho, em Colunistas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.