Por Núria Coelho Em Colunistas Atualizada em 03 JUN 2020 - 10H32

Como cuidar da saúde das crianças na quarentena

Nesta quarta-feira (3) é o Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil


No Brasil, segundo o IBGE, uma em cada três crianças de cinco a nove anos estão acima do peso


O Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil é celebrado anualmente em 3 de junho.

O principal objetivo desta data, como o próprio nome sugere, consiste em conscientizar a população sobre os cuidados necessários para combater esta doença que afeta milhares de crianças em todo o mundo.

A obesidade infantil é caracterizada pelo excesso de peso em crianças com até 12 anos e ganhou o status de epidemia, em decorrência do aumento do número de crianças obesas em todo o mundo. Hoje ela é considerada um grave problema de saúde pública. No Brasil, segundo o IBGE, uma em cada três crianças de cinco a nove anos estão acima do peso.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), combater a obesidade infantil mórbida é um dos principais desafios para o século XXI. Esta doença pode ser provocada por diversos fatores, desde uma alimentação rica em açucares e gorduras, sedentarismo e aspectos genéticos.

Entre algumas das atividades previstas para esta data está a organização de palestras e workshops que visam ensinar os cuidados básicos que os pais devem ter para evitar o desenvolvimento desta terrível doença em seus filhos.

Substituir alimentos de fast-foods por uma dieta equilibrada, rica em nutrientes naturais, vegetais, legumes, frutas e líquidos é uma das dicas essenciais para começar a combater a obesidade mórbida. Atrelado a isso, a pratica de uma atividade física também é necessária para diminuir os riscos dessa doença.

Ainda, segundo a Organização Mundial da Saúde, o número de crianças e adolescentes obesos em todo o mundo aumentou dez vezes nas últimas quatro décadas, e a pandemia de Covid-19 trouxe desafios a mais.

Com as necessárias medidas de isolamento adotadas em quase todo o mundo, as crianças deixaram de ir à escola e, em muitos casos, ficaram impedidas de brincar e praticar atividades físicas fora de casa. Mas é importante estar atento a variações significativas de peso no período e tentar manter uma rotina saudável.

A prática regular de atividades físicas também é uma recomendação importante que tem deixado a desejar. Atualmente, a agência da ONU recomenda que crianças e adolescentes de cinco a 17 anos pratiquem pelo menos 60 minutos diários de atividade física — moderada a intensa.

Pelo menos três vezes na semana, os exercícios devem incluir atividades que fortaleçam os músculos e os ossos. Quatro em cada cinco jovens de 11 a 17 anos são considerados insuficientemente ativos pela OMS.

Fonte: Assessoria de Imprensa Unifesp

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Núria Coelho, em Colunistas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.


Nova programação da MI: uma resposta ao que o mundo mais precisa hoje.



De segunda-feira a sábado, durante as 24 horas serão rezadas 4 coroas do Rosário, sendo, às 4h, os mistérios gozosos; às 11h, mistérios luminosos; às 15h, mistérios dolorosos; e às 22h, mistérios gloriosos.

Aos domingos, serão rezadas as coroas do rosário das 4h e 22h acrescidas, durante a tarde, das 13h às 18h, das 4 coroas do Rosário em sequência, alternadas com músicas.

Aos domingos, há a transmissão da Santa Missa às 7h, 10h30 e 18h. De segunda-feira a sábado, a celebração acontece a partir das 8h, seguida da bênção da água.