Isabela Medeiros é jornalista com experiência em tradicionais redações brasileiras. É professora e criadora da empresa de produção de conteúdo e podcast “Ei Você do Lado Daí”. Participou da idealização do podcast da Rádio CBN “Vozes: Histórias e Reflexões”. Foi ganhadora do 41º Prêmio Vladimir Herzog na categoria áudio e indicada na 42a edição do mesmo prêmio com duas produções diferentes
O podcast surgiu no início do século 21 , em torno de 2004. Há muitas histórias sobre o surgimento do podcast, porém a mais aceita é de quando um DJ da MTV dos Estados Unidos tentou colocar um áudio dento de um blog. Foi ele o responsável por trazer esse feed para uma página da web. Podcast é junção de duas coisas: Pod vem do Ipod, aparelho de reprodução de áudio da Apple, e cast de broadcast, de transmissão. Em 2005 a palavra podcast entrou no dicionário de Oxford e passou a fazer parte do nosso vocabulário. Podcast é uma forma de consumir áudio sob demanda, diferente do rádio que é algo imediato. Ainda assim é possível aproveitar entrevistas importantes e programas especiais e transformá-los em podcast.
Não existe nada acadêmico que comprove que o podcast é uma reinvenção do rádio. O que acontece é que há sempre uma discussão sobre o que é essa plataforma. Quando algo novo surge a gente, naturalmente, como ser humano, tende a colocar essa novidade dentro de uma caixa, ou assemelhar com algo e, por isso, talvez que podem pensar que o podcast é uma reinvenção do rádio, mas, na verdade, não. Tem sim o áudio como semelhança, mas são meios/plataformas diferentes. Nada sobrepôs nada. São coisas diferentes, com outro jeito de consumir, de produzir. Mais uma forma de propagar a informação.
A principal diferença entre as duas plataformas é forma como a gente faz um ou outro. A produção é completamente diferente. O jeito de produzir é diferente, porque está falando para públicos diferente. No rádio os assuntos são mais quentes, o que acontece no cotidiano. No podcast você pode fazer isso, mas não necessariamente. Você pode trazer entrevistas mais frias. Você tira algumas amarras e fica mais livre, e o papo fica mais fluido. Consequentemente o jeito que o ouvinte vai ter acesso a essa informação, a esse partilhar de ideias será o feedback do ouvinte. Outra diferença é a questão de linguagem. Quando você está no rádio convencional você tem um jeito de falar, de chamar o seu ouvinte. No podcast você pode criar isso e mesclar esse jeito de falar com o ouvinte. Você pode brincar mais e interagir mais. A grade de programação também é diferente, na rádio convencional há a preocupação de ibope e audiência. No podcast é mais questão do tempo e segurar a atenção do ouvinte.
Para mim seria muito complicado abrir uma produtora de áudio sem ter tido uma bagagem com rádio. Só existe essa minha produtora, porque antes eu tive uma vivência no rádio. Foi a criação da minha bagagem como um todo, porque pude aprender como funciona o áudio, como escrever para o áudio, como se portar diante do microfone. Para passar essa informação da maneira mais clara possível eu aprendi enquanto estive nas redações de rádio e também no período em que estive na TV.
Com a pandemia houve sim o aumento do consumo de áudio e também a criação de outros produtos dessa área. Uma pesquisa dos Estúdios Globo aponta que 57% dos brasileiros começaram ouvir podcast na pandemia, o que foi surpreendente, pois os produtores de podcast achavam que se consumia a plataforma na locomoção para o trabalho, escola, no trânsito, mas na verdade o consumo aumentou. Escrever o áudio para pessoas que estão fazendo mais de uma coisa ao mesmo tempo, ou para quem está apenas ouvindo o podcast. E isso foi um dos pontos de sucesso do consumo de podcast na pandemia. O rádio ainda tem lugar? Nada vai substituir nada. São estruturas diferentes que movimentam a economia de formas diferente e mais do que isso e o mais importante: são públicos diferentes. Existem pessoas que vão ficar só no podcast, pessoas que só assistem TV e outras que só ouvem rádio, como há também pessoas que consomem as três plataformas.
Fonte: Jovem Mílite
O jovem de hoje e Nossa Senhora
No Encontro com Maria, o Professor Vinicius Paiva comenta das relações do jovem da geração atual com Nossa Senhora.
Ponto de Encontro traz informações sobre a CF 2024
Em 2024, a CF completa 60 anos de história, sempre propondo um caminho de caridade e solidariedade para os brasileiros. Nesta edição da campanha o tema escolhido foi Fraternidade e Amizade Social, com o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”. Descubra nessa edição do Ponto de Encontro informações valiosas sobre essa ação tão bonita da Igreja no Brasil.
Ponto de encontro: Melhores do Grammy Awards 2024
No domingo, 4 de fevereiro, aconteceu a cerimônia Grammy Awards, e nesta edição do Ponto de Encontro, você confere um especial sobre a premiação de música mais comentada do mundo.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.