Em 18 de dezembro é comemorado o Dia Internacional dos Migrantes, com intuito de chamar a atenção dos países sobre as dificuldades enfrentadas por esses cidadãos ao chegarem em outras localidades do mundo. A principal defesa veio da Assembleia das Nações Unidas, por meio da resolução 45/158, em 1990.
Desse modo, é preciso reforçar que o Dia dos Migrantes tem o objetivo de esclarecer a sociedade, sobre a contribuição de milhões de cidadãos estrangeiros para o desenvolvimento econômico dos países onde residem. São seres humanos com mesmo deveres e direitos de toda população, merecendo respeito e inclusão social.
Atualmente, existem mais de 281 milhões de migrantes em todo mundo. A informação divulgada pela Organização Internacional para Migrações (OIM) acrescenta que, homens, mulheres e crianças, saíram do país de origem em busca de oportunidades de trabalho, dignidade e liberdade. Contudo, o maior perigo para esse público é cair na mão de grupos de traficantes de seres humanos, ou tentarem entrar ilegalmente em países com forte esquema de segurança.
De acordo com a Câmara Federal do Brasil, existem 1,5 milhões de migrantes, dos quais 650 mil são refugiados ou solicitantes de refúgio. Em Roraima, por exemplo, existem mais e 130 mil pessoas vindas da Venezuela. Já o segundo maior grupo de migrantes são os haitianos, que representam 62 mil cidadãos com atividade formal no país.
Reconhecer os direitos humanos, respeitar as diversidades culturais e ainda, aprender outros idiomas são fundamentais para profissionais que atuam com esse público. No Senac EAD, existem cursos de qualificação e especialização, para aumentar os conhecimentos do aluno que poderá contribuir profissionalmente no melhor atendimento dos migrantes que aqui estão. Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD.
O Imaculada Notícias recebeu Schayanna, professora da área de idiomas do Senac EAD. Esse bate papo você confere no Imaculada Notícias desta quarta-feira (3). Acompanhe o Jornal na íntegra!!
Sobre o Senac EAD
Com mais de 77 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.
A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 380 polos presenciais para avaliações.
Imaculada Notícias - de segunda a sexta-feira às 12h10
Apresentação: Núria Coelho e Paulo Teixeira
Tempo seco potencializa doenças respiratórias
Acompanhe o Imaculada Notícias desta sexta-feira,13!
Lançamentos musicais no Ponto de Encontro
Nesta edição do Ponto de Encontro, conheça belas canções para você adicionar em sua playlist
Imaculada Notícias nas Eleições Municipais 2024
Imaculada Notícias nas Eleições Municipais de 2024. Todas as quartas-feiras do mês de setembro!!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.