Imaculada Notícias

Direitos humanos para migrantes

Atualmente, existem mais de 281 milhões de migrantes em todo mundo. A informação da Organização Internacional para Migrações acrescenta que, homens, mulheres e crianças, saíram do país de origem em busca de trabalho, dignidade e liberdade

Escrito por Núria Coelho

03 JAN 2024 - 13H00 (Atualizada em 08 JAN 2024 - 15H34)

PixaBay

Em 18 de dezembro é comemorado o Dia Internacional dos Migrantes, com intuito de chamar a atenção dos países sobre as dificuldades enfrentadas por esses cidadãos ao chegarem em outras localidades do mundo. A principal defesa veio da Assembleia das Nações Unidas, por meio da resolução 45/158, em 1990.

Desse modo, é preciso reforçar que o Dia dos Migrantes tem o objetivo de esclarecer a sociedade, sobre a contribuição de milhões de cidadãos estrangeiros para o desenvolvimento econômico dos países onde residem. São seres humanos com mesmo deveres e direitos de toda população, merecendo respeito e inclusão social.

Atualmente, existem mais de 281 milhões de migrantes em todo mundo. A informação divulgada pela Organização Internacional para Migrações (OIM) acrescenta que, homens, mulheres e crianças, saíram do país de origem em busca de oportunidades de trabalho, dignidade e liberdade. Contudo, o maior perigo para esse público é cair na mão de grupos de traficantes de seres humanos, ou tentarem entrar ilegalmente em países com forte esquema de segurança.

De acordo com a Câmara Federal do Brasil, existem 1,5 milhões de migrantes, dos quais 650 mil são refugiados ou solicitantes de refúgio. Em Roraima, por exemplo, existem mais e 130 mil pessoas vindas da Venezuela. Já o segundo maior grupo de migrantes são os haitianos, que representam 62 mil cidadãos com atividade formal no país.

Reconhecer os direitos humanos, respeitar as diversidades culturais e ainda, aprender outros idiomas são fundamentais para profissionais que atuam com esse público. No Senac EAD, existem cursos de qualificação e especialização, para aumentar os conhecimentos do aluno que poderá contribuir profissionalmente no melhor atendimento dos migrantes que aqui estão. Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD.

O Imaculada Notícias recebeu Schayanna, professora da área de idiomas do Senac EAD. Esse bate papo você confere no Imaculada Notícias desta quarta-feira (3). Acompanhe o Jornal na íntegra!!


Sobre o Senac EAD

Com mais de 77 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 380 polos presenciais para avaliações. 

Imaculada Notícias - de segunda a sexta-feira às 12h10

Apresentação: Núria Coelho e Paulo Teixeira

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Núria Coelho, em Imaculada Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.