O Banco de Sangue de São Paulo está convocando doadores dos tipos O- e + para efetuarem suas doações em caráter de urgência, pois os estoques estão 60% abaixo do ideal, o que pode comprometer o abastecimento aos hospitais que atendem pacientes internados em diversos tratamentos e que necessitam de transfusões de sangue.
Segundo a instituição, essa situação se agrava em períodos de feriados prolongados em que há uma queda acentuada nas doações em todos os Bancos de Sangue do país, pois as pessoas viajam e se esquecem de doar sangue. “Nas próximas semanas teremos mais feriados e isso para nós é preocupante. É importante que as pessoas tenham seus momentos de lazer e descanso, mas que não se esqueçam de doar sangue”, ressalta Janaína Ferreira da Silva, líder de captação do Banco de Sangue.
O tipo O- é o que está mais em falta. Considerado universal, pode ser transfundido em qualquer pessoa, em casos de extrema urgência, quando não há tempo para exames que comprovem qual o tipo de sangue do paciente.
Além disso, o Ministério da Saúde recomenda o protocolo de transfundir bolsas de sangue O- em recém-nascidos de até 4 meses quando necessitam de transfusão.
Por isso, o apelo é para que os doadores regulares e a população em geral se sensibilizem e dirijam-se ao Banco de Sangue para efetuar a sua doação o quanto antes, lembrando ainda que todos os tipos sanguíneos são bem-vindos.
Este é apenas um dos destaques do Imaculada Notícias desta terça-feira (18). Acompanhe o jornal na íntegra!!
Imaculada Notícias - de segunda a sexta-feira às 12h10
Apresentação: Núria Coelho e Paulo Teixeira
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.