Imaculada Notícias

Motociclistas são as maiores vítimas de acidente de trabalho no Brasil

Aumento da frota de motocicletas, falta de habilitação e o desrespeito às regras de trânsito estão entre as causas de acidentes que, segundo o Ministério da Saúde, matam cerca de 11 mil motociclistas no Brasil anualmente

Escrito por Núria Coelho

17 JAN 2024 - 13H00

Divulgação

Os jovens que tiram carteira de habilitação para conduzir automóveis e motocicletas nas grandes cidades brasileiras têm um desafio que gerações passadas não enfrentavam: eles precisam aprender a dirigir em meio a milhares de veículos, motocicletas, bicicletas e pedestres que disputam espaço nas ruas diariamente.

É um problema porque as vias urbanas e rodoviárias brasileiras e as regras de trânsito foram feitas com base em outra realidade, quando havia muito menos veículos em circulação.

De acordo com o IBGE, em 2012 a frota de automóveis era de cerca de 42 milhões de automóveis e aproximadamente 17 milhões de motocicletas. Em 2022, havia pouco mais de 60 milhões de veículos e aproximadamente 26 milhões de motocicletas.

Pesquisa divulgada neste ano pela Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia, envolvendo as principais plataformas de delivery, aponta que 25% dos entregadores já se acidentaram durante o trabalho.

A profissão que se concretizou na pandemia de 2020, assusta em números de acidentes, sendo conhecida por “correr contra o tempo” afim de aumentar o lucro diário.

Com as férias, a demanda por entregas cresce, consequentemente aumentando os acidentes e reclamações. O IN recebeu o dr. Gustavo Barboza, cirurgião Ombro e Cotovelo, membro da Sociedade Brasileira de Ombro e Cotovelo e do Grupo de Ombro Hospital Albert Einstein Unidade Goiânia. Este foi um dos destaques do Imaculada Notícias desta quarta-feira, (17). Acompanhe o jornal na íntegra!!

Imaculada Notícias - de segunda a sexta-feira às 12h10

Apresentação: Núria Coelho e Paulo Teixeira

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Núria Coelho, em Imaculada Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.