Você deve já ter percebido que os cães e gatos se assustam e se estressam com sons muito altos. E isso se explica pela audição canina, que é bastante aguçada. Inclusive há estudos que mostram que os cães são capazes de escutar barulhos a uma distância até quatro vezes maior do que os humanos conseguem. Mas por que isso ocorre e como influencia negativamente nos animais? Analisar o comportamento do seu animalzinho é a principal forma de detectar se ele está amedrontado ou estressado.
Os fogos de artifício também causam apreensão aos tutores de animais e muitos ficam sem saber como agir nesses momentos. E por terem os ouvidos mais sensíveis alguns animais acabam entrando em pânico. Alguns chegam a perder parte das unhas arranhando as portas da casa ou apartamento onde vivem, por causa das explosões dos fogos.
Com medo, o pet pode lutar, fugir, congelar ou desistir. Muitas vezes, o cão ou gato apresenta congelamento, ficando parado, estático em um canto e, por não incomodar o tutor, não é observado ou acolhido. Na fobia, eles podem exibir comportamentos que vão contra a vida, como um desespero em resolver aquela angústia extrema.
Nesta busca aguda por luta ou fuga em casos de pânico, cachorros e gatos podem sofrer muito. Por vezes, as reações podem parecer exageradas e irracionais, por isso, nosso papel, como tutores, é fundamental para minimizar tamanho desespero.
Embora tenhamos Leis em algumas regiões que proíbam a soltura de fogos com estampido, sabemos que no País do futebol, do Carnaval e das festas isso raramente é respeitado. O descumprimento destas Leis não somente causa impactos negativos para os pets, mas também para a nossa fauna, idosos, crianças e pessoas em condições especiais, como no caso dos autistas, por exemplo.
Este é apenas um dos destaques do Imaculada Notícias desta sexta-feira (28). Acompanhe o jornal na íntegra!!
Imaculada Notícias - de segunda a sexta-feira às 12h10
Apresentação: Núria Coelho e Paulo Teixeira
Francisco, o Santo de Assis!!
Na semana em que se comemora São Francisco de Assis, o Programa Igreja em Pauta recebe o Frei Geraldo Monteiro da Ordem dos Frades Menores Conventuais. Acompanhe!!
São Francisco, um irmão universal
Na semana em que se comemora São Francisco de Assis, o Igreja em Pauta recebe hoje o Frei Flavio Martins Venâncio da Ordem dos Frades Menores Conventuais. Acompanhe!!
São Maximiliano, um Coração Devoto e Missionário com Matilde Luvisotto l Encontro com Maria
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.