Jornalismo

Especial CF 2024: Amizade Social e Migração

Migração é o deslocamento populacional de um lugar para o outro. Ocorre por diversas razões, provocando transformações socioespaciais. Acompanhe o Especial Campanha da Fraternidade 2024 com o padre Scalabriniano Edvaldo Pereira!!

Escrito por Núria Coelho

06 MAR 2024 - 10H00

Divulgação

A crise dos refugiados tem sido debatida de forma extensiva na mídia atual. Os refugiados são pessoas que saíram de maneira forçada de seus países para buscarem refúgio e uma oportunidade de restruturação de suas vidas em outros países. O que força a saída dessas pessoas de seus locais de origem são conflitos armados e conflitos políticos, causando a necessidade do asilo.

Os refugiados encontram muita dificuldade para restabelecer-se em outros locais, além do que muitos deles não conseguem legalizar a sua situação no novo país com facilidade, vivendo como apátridas e, às vezes, na clandestinidade.

Os refugiados são imigrantes, mas nem todo imigrante é um refugiado. As pessoas que saem de seus locais de origem por questões sociais e econômicas, e por livre e espontânea vontade, são imigrantes. Os refugiados são forçados à migração por sofrerem iminente risco de morte e perseguições, por diversas causas, em seus locais de origem, geralmente devastados por conflitos armados ou dominados por organizações criminosas.

Esta semana, no Programa Especial Campanha da Fraternidade 2024, o tema foi debatido. Amizade Social e Migração. O convidado foi o padre Scalabriniano Edvaldo Pereira, diretor do Instituto Cristóvão Colombo. Acompanhe!!




Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Núria Coelho, em Jornalismo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.