Por Frei Sebastião Benito Quaglio Em A Santa Missa

A lei é o amor




O Frei Sebastião Benito Quaglio (OFMConv) presidiu hoje a Santa Missa, no Santuário Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (2Cor 3,4-11) e o Evangelho de hoje (Mt 5,17-19).

No início de sua homília, Frei Sebastião destaca que hoje lembramos São José de Anchieta, um exemplo de evangelização. É muito importante conhecer a história desse santo que veio ao Brasil com uma grande missão. Percorreu todo o litoral brasileiro e mesmo com a saúde debilitada, não poupou a si mesmo na realização da sua missão de evangelizar os povos.

Ele seguia a pé, de barco, de carroça para manifestar e testemunhar o amor de Cristo ao povo. Procurou compreender a cultura dos povos indígenas para evangelizá-los. Escreveu a catequese em tupi-guarani. Tinha um grande amor a Nossa Senhora e escreveu os conhecidos “Poemas à Virgem”.

Quanto ao Evangelho de hoje, Frei Sebastião ressalta que Jesus não veio abolir a Lei, mas ensinar a uma nova maneira de observá-la, com um novo olhar, por meio do espírito da verdade.

Jesus transformou os dez mandamentos em dois, que seriam a essência necessária: amar a Deus acima de tudo e amar o próximo como a si mesmo. Essa leitura não apagou nada, mas deu-lhe uma nova dimensão.

Ele mostra aos profetas uma luz mais ampla, mais bonita e atraente, para enxergar que Ele é o caminho, a verdade e a vida. Sem Jesus os mandamentos não teriam a mesma força. “Eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai a não ser por mim”.

Vamos sentir cada vez mais a revelação de Cristo. É muito importante saber que Ele é a revelação do Senhor, é o próprio Deus, Ele é a luz e isso é tudo. Seguindo Jesus, o resto é consequência.

Nós temos os santos São Francisco de Assis, Santo Antônio, São Maximiliano e hoje lembramos especialmente de São José de Anchieta que nos estimulam nesta caminhada de tornar o Cristo realmente o sentido e a revelação da própria vida.

Transcrição Marta Romero

Milícia da Imaculada · A Lei é o Amor



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Frei Sebastião Benito Quaglio , em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.