Por Frei Sebastião Benito Quaglio Em A Santa Missa Atualizada em 22 JAN 2021 - 17H26

Imaculada, o sonho de Deus!

Pixabay
Pixabay


O Frei Sebastião Benito Quaglio (OFMConv.) presidiu hoje, Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, a Santa Missa, no Santuário Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (Gn 3,9-15.20) e o Evangelho de hoje (Lc 1,26-38).

Frei Sebastião destacou que Maria é o sonho de Deus. Com o seu ‘sim’ concretizou-se uma nova humanidade em Jesus Cristo. Isso não foi um privilégio, mas uma missão. A Encarnação é o máximo. “Deus amou o mundo a ponto de enviar o Seu Filho”. Ele se tornou criança, mas esta criança limitada de acordo com a nossa realidade se tornou infinita. Estamos olhando para esta mulher, não para celebrar uma lembrança, mas para perceber continuamente nela a sua missão. Ela não terminou de ser mãe, ela vai continuar. É um mistério sim!

Às vezes o devocionalismo nos restringe a determinadas visões bem limitadas sobre a realidade de Nossa Senhora. Ela não é uma imagem, ela não é limitada a um santuário, tão pouco a devoção de uma pessoa. Ela existe para que esta nova criação no Seu Filho Jesus, a nova humanidade, possa sentir esta presença divina, para que cada ser humano descubra a sua identidade.

Somos feitos a imagem e semelhança de Deus, um dia não precisaremos mais da luz do sol, o próprio Deus será a nossa luz. Seremos semelhantes a Ele e O veremos face a face como Ele é.

Estamos aqui em uma obra que tem um desafio muito grande de levar em frente o projeto do próprio Filho dela, Jesus Cristo, que veio ao mundo para a salvação. Maximiliano Kolbe mergulhando neste mistério da Imaculada Conceição entendeu o poder e a missão dela. O projeto de Maximiliano é um desafio: “Conquistar o mundo inteiro a Cristo sob a proteção e a mediação da Imaculada”.

A Imaculada existe com a sua realidade e o seu projeto. Jesus precisa da mediação humana: “Ide pelo mundo e fazei meus discípulos todos os povos da Terra.” Se não levamos, Cristo não chega! Nós somos os destinatários e protagonistas deste projeto. Se ficamos somente destinatários e não nos tornamos protagonistas, fechamos as portas a muita gente.

Quando Maximiliano Kolbe descobriu o poder nesta mulher, ele não teve medo, pois viu que o nosso protagonismo é evangelizador e pode se tornar uma realidade riquíssima e infalível. Se consideramos os nossos limites, não acontece nada. Conquistar o mundo inteiro a Cristo sob a proteção da Imaculada, com ela sim somos capazes de abraçar a missão. Nós somos filhos dela.

Nossa Senhora é a visibilidade da ternura de Deus. Olhando para Nossa Senhora podemos entender Deus e não ter mais medo, nos tornamos confiantes, fortes e corajosos. Ela fala quem somos para Deus e nos fala de Deus. Descobrindo isso, devemos fazer outros descobrirem também essa alegria, que vai fazer a nossa existência melhor. Faça algo para que os outros possam também descobrir esta alegria.

Milícia da Imaculada · Imaculada, o sonho de Deus!
Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Frei Sebastião Benito Quaglio , em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.