Por Túlia Savela Em A Santa Missa Atualizada em 30 ABR 2020 - 13H18

Mídia e "Igreja em saída"

Frei Sebastião convida fiéis a buscar Jesus por meio da mídia alimentada pela Igreja Católica, nesta quarentena, a fim de sentirem-se amados e animados a viver e evangelizar




Frei Sebastião Benito Quaglio, OFM Conv., convida fiéis a buscar Jesus por meio da mídia alimentada pela Igreja Católica, nesta quarentena, a fim de sentirem-se amados e animados a viver e evangelizar. Ao celebrar a Santa Missa, no Santuário Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, na sede da Milícia da Imaculada, em São Bernardo do Campo - SP, o sacerdote comentou o trecho do Evangelho de São João, em que Jesus afirma "Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai", e o dos Atos dos Apóstolos, em que Felipe batiza o eunuco que viajou da Etiópia até Jerusalém buscando encontrar-se com o verdadeiro Deus.

No início da celebração, o sacerdote chamou os participantes, pelas redes sociais, Rádio Imaculada 1490 AM, aplicativo da MI e portal da MI, a ser como Felipe, citado na Primeira Leitura, enviado a levar a todos uma mensagem de coragem e de esperança. Convidou a colocar, como intenção especial, aqueles que estão afetados pelo vírus, os que sofrem, pelos que lutam para se preservar: "Vamos rezar por você, para que você não seja atingido por esse vírus". No momento de pedir perdão, disse: "Peçamos a Deus que faça uma limpeza dentro do nosso coração. Ele pode fazer isso. Então, estaremos cada vez mais livres e sensíveis às coisas de Deus".

Na homilia, Frei Sebastião citou a reflexão do Papa Francisco da manhã desta Quinta-feira da Terceira Semana da Páscoa, 30 de abril, em que o Santo Padre fala da necessidade de levarmos o Evangelho às pessoas, citando o Livro dos Atos, chamado também de o Evangelho do Espírito Santo.

Mesmo distantes das assembleias e da vida comunitária e familiar, o frade chamou os fiéis a verem a ação do Espírito Santo que os atrai ao Pai por meio das mensagens emitidas pelos meios de comunicação católicos, como a Milícia da Imaculada. 

Ele ofereceu o Santo Sacrifício de Jesus na Missa especialmente pelos agonizantes acometidos da Covid-19, seus familiares que sofrem e pelos que perderam entes queridos, assegurando que Jesus vai dar força e proteção a todos e Nossa Senhora está intercedendo por todos também.

Acompanhe mais abaixo o texto da homilia na íntegra, e, a seguir, a proclamação do Evangelho de hoje (Jo 6,44-51) e a homilia na íntegra. A edição de áudio é de Paulo Cardoso, da Rádio Imaculada:

Milícia da Imaculada · Evangelho e homilia 30 04 20

Após a comunhão, Frei Sebastião agradeceu Jesus por tudo, por ser a nossa verdadeira segurança, por nos enviar a levar a Sua palavra, vida, corpo e sangue e mensagem a todos. "Nesse barco com Jesus, seremos guiados pelo Espírito Santo, como Felipe, e sustentados pelo amor infinito do Pai".

Acompanhe as orações finais, a renovação da consagração a Nossa Senhora e a bênção final na íntegra a seguir:

Milícia da Imaculada · Oração após a comunhão 30 04 2020


Confira, a seguir, na íntegra, a homilia e as orações finais:

Homilia

Temos que ler o Evangelho sempre com fé. E sempre depois de uma caminhada, também de fé, porque o Evangelho está aí, é um documento escrito por alguém que viveu, como João, uma experiência diferente da nossa experiência, uma experiência bem mais forte e iluminada pelo Espírito Santo. Ninguém viu Jesus descendo do céu, mas Jesus se manifestou ao longo da vida ao ser esse Pão Vivo que desceu do céu. E o discurso Eucarístico sempre é um desafio para nossa fé e Jesus não volta atrás. Quando, perante o discurso eucarístico, muitos o abandonaram, Ele olhou para os apóstolos e disse: “Vocês também querem ir embora? Eles disseram: Aonde vamos, Senhor? Somente Você tem palavras de vida eterna (Jo 6,68).
Então, nós temos que ouvir o Evangelho com esta abertura de fé. Agora, depois de dois mil anos, a leitura é feita pelo Espírito Santo para nós. Vamos sentir a importância de Cristo na Eucaristia, é Ele mesmo que nos alimenta. Este Pão que vem do Céu é a própria pessoa de Jesus Cristo e, portanto, na pessoa de Jesus Cristo, nós estamos caminhando com segurança na vida e para a vida e nunca seremos abandonados por Deus: “Quem come o meu corpo viverá eternamente” (Jo 6,51). Olha que coisa linda, maravilhosa!
Hoje também queria, assim, fazer um voo lá até a história com Felipe. Felipe foi enviado por Deus para explicar ao eunuco que vinha da Etiópia para Jerusalém, naquela época. Ainda hoje é distante, imagine naquela época. Mas o homem veio por motivos religiosos e estava com a sua comitiva lendo e procurando entender a mensagem bíblica, mas não conseguiu. Então o Espírito Santo levou Felipe até esse eunuco que o convidou a subir no carro com ele. Felipe explicou tudo até que chegaram onde havia água e o eunuco pediu para ser batizado e Felipe o batizou. Imediatamente, o Espírito o levou embora e o eunuco se sentiu muito feliz com isso. É difícil para nós imaginar todos esses acontecimentos...
E o Papa, hoje, estava comentando esse episódio da Primeira Leitura, duas ou três horas atrás, e ele comparava esta leitura à Igreja, porque ela não pode ficar parada, mas tem que sair ao encontro das pessoas. Eu me perguntei: Mas como vai sair hoje? Está tudo bloqueado, não se pode sair de casa etc.
Aí, então, assim como o próprio Papa falava lá no Vaticano, sozinho, mas a mensagem chegou até a gente, assim também, hoje em dia, pelos meios de comunicação, a Igreja pode aproveitar deles para caminhar. Isso é muito bonito: a Igreja que se torna atual e consegue assimilar os próprios meios de comunicação e, através deles, se comunicar.
Antigamente, Paulo e os apóstolos tinham que andar, andar, andar, para se comunicar. Hoje basta se organizar e nós temos condições de chegar às pessoas. E o Papa falava isso hoje.
Naquela época, também era necessário andar, mas Felipe foi transportado pelo Espírito Santo. Então, o Papa lembra que os Atos dos Apóstolos não é somente um livro que narra uma coletânea de fatos, mas é chamado de o Evangelho do Espírito Santo.
Tem coisas que é muito difíceis, para nós, entender, mas sabemos que Deus age de uma forma que vai além da nossa possibilidade de compreender, dos nossos cálculos humanos.
Então, o Papa dizia que a Igreja não pode ficar parada, ela tem que sair, tem que chegar até as pessoas. Eu gostei muito, porque ele falava sozinho lá e eu escutei aqui. O que está acontecendo? É isso aí, meus irmãos: o milagre dos meios de comunicação.
Deus dá ao homem a capacidade de caminhar e aproveitar disso. Isso é importante. E você que está em casa aproveita desses momentos, não tanto para ouvir o frei falar, mas sinta a Palavra de Deus que chega até você, porque nós estamos tornando presente a Palavra de Deus, não estamos lendo um jornal de dois mil anos atrás. Estamos lendo o dinamismo do próprio Espírito Santo que continua dando a vida, continua chegando até você, através de alguém. Estou aqui, longe, e estou chegando até você, com uma palavra.
Sinta que, atrás dessas palavras, têm a força de Deus, tem o Espírito Santo, tem alguém que te ama, alguém que quer te acompanhar, levantar, sustentar, animar, e te dar alimento para uma vida de fé, de amor e de esperança. E aqui está o Pão Vivo que desceu do céu, está Jesus na Eucaristia; não sei como, mas procura sentir que Ele também chega até você. Amém.

Oração após a comunhão

Jesus, estamos aqui contigo. Queremos te dizer que Tu és a nossa única segurança, Tu és a Vida, Tu és o Caminho, Tu é a Verdade. “Sem mim nada podeis fazer” (Jo 15,5): isso aprendemos, Jesus, e, portanto, queremos confiar em ti, não queremos sentir que estamos sós. Não! Queremos sentir a tua presença, Jesus, porque ela é verdadeira, e, nesse momento, ela realiza a tua promessa: Você é o Pão Vivo que desceu do céu, e estamos nos alimentando com esse Pão, que é Tu,Jesus. Por isso, estamos sentindo segurança e queremos ter a certeza que Você vai nos acompanhar, proteger e defender.
Jesus, obrigado por tudo. Queremos ver, no apóstolo Felipe, você que nos envia para chegar perto das pessoas, para levar teu corpo, teu sangue, tua vida, tua mensagem.
Jesus, estamos juntos, agora, nesse barco da vida, navegando com tua presença, guiados pela luz do Espírito Santo, sustentados pelo amor infinito do Pai.
Ajudai-nos, Jesus, e tudo vai dar certo. Virgem Mãe de Deus e nossa, protegei-nos. Jesus te fez nossa mãe. Portanto, cuida de nós, teus filhos, que sempre confiam em ti. Aceita a nossa oferta, a nossa confiança (oração da Consagração a Nossa Senhora, a Ave-Maria, oração final do missal). É Ele e Ela (Jesus e Maria) que abençoam você (bênção final). Deus ilumine vosso caminho e vos dê força, coragem e sustento.
O sacerdote fala “vamos em paz e o Senhor nos acompanhe” e o sacerdote fica, abençoa quem quiser e vê a pessoa ir em paz. Agora, não consigo falar isso, porque eu não vejo ninguém ir em paz. Agora, eu sei que vocês vão ficar em paz, portanto fique com a paz de Deus. Ele vai ficar com você. Fique com a ternura de Nossa Senhora. Ela vai ficar com você. Olhe para cá. (Apontando para Jesus, diz:) Ele é Deus. Lembre-se da tempestade. “Por que vocês estão com medo? Estou com vocês” (Mc 4,31-44). Olhe para Ela (indicando Nossa Senhora). Aqui está a tua mãe, então, mesmo permanecendo em casa, vamos com coragem e com força. Desta vez, peço a Jesus que te dê serenidade, alívio, paz, coragem, e Nossa Senhora, toda a sua presença de mãe, carregada de ternura (cantou Christus Vincit).
Quero cantar isso com você, sempre: Cristo vence, Cristo reina, Cristo impera. Tempos maravilhosos vão chegar, porque Cristo reina, Ele vence, Ele impera. Sobretudo quando você puder voltar aqui e cantar comigo. Estamos no Tempo da Páscoa, quando o Anjo do Senhor é substituído pelo Rainha do Céu.
A gente olha para Ela e fala: “Alegrai-vos, pois aquele que você mereceu trazer no teu seio está vivo, ele ressuscitou. Alegrai-vos, ó mãe de Deus. Aleluia! (cantou o Regina Coeli).
Fique com Deus e Nossa Senhora hoje sempre. Aquele abraço, aquele beijo de Jesus e de Nossa Senhora. Amém! Salve Maria Imaculada! Seja louvado Nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado!

Acompanhe a Santa Missa na íntegra aqui a partir dos 25 minutos a contar do início do vídeo.

Frei Sebastião celebra a Santa Missa no Santuário da MI de segunda-feria a sábado às 8h e às 20h. Aos domingos, às 7h, 10h30 e 18h (horários de Brasília). Acompanhe pela Mídia da Milícia da Imaculada!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Túlia Savela, em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.