Por Túlia Savela Em A Santa Missa Atualizada em 29 MAI 2020 - 14H40

Só quem ama tem autoridade

Ao comentar o episódio em que Jesus pergunta a Pedro: "Me amas tu mais que a estes?" (Jo 21,15-19), Frei Sebastião nos convida a responder a Jesus amando-O acima de todos e de tudo. Hoje o frade explicou o dom do Conselho.




Na última sexta-feira do mês de maio, hoje, dia 29, e a última do Tempo Pascal, Frei Sebastião Benito Quaglio, OFM Conv., recordou mais uma vez que estamos nos preparando para a Festa de Pentecostes e para coroar Nossa Senhora no próximo domingo, dia 31.

"Vamos celebrar esta Missa, em primeiro lugar, pedindo a Deus que nos reúna todos ao redor dele. Vamos pedir pelos doentes que estão nos hospitais, e os que estão em suas casas", foram suas palavras ao iniciar a celebração.

O frade recordou que, por meio do amor de Pedro a Jesus é que o Senhor pode, nessa sintonia, permitir que Pedro receba "toda a confiança de Jesus, todo o amor e todo o poder de Jesus".

A celebração tem início aos 20 minutos iniciais do vídeoA seguir, você confere a homilia e as orações, quando ele explica o dom do Conselho:

Homilia

Esse quadro, do Evangelho de hoje (Jo 21,15-19), nós conhecemos muito bem. Nós temos que refletir muito sobre ele. Jesus conhece muito bem Pedro. De acordo com o Evangelho de São Mateus, Jesus colocou Pedro lá em cima, o fez o alicerce da Sua própria Igreja, prometeu que o que ele ligar na terra será ligado ou desligado, e prometeu que, contra esta Igreja, as portas do inferno não terão poder algum.

Cristo reconheceu em Pedro o alicerce da Sua Igreja e ainda disse: “Feliz é tu, Simão, filho de João, pois não foram a carne e o sangue que te revelaram isso, mas o meu Pai que está no céu” (Mt 16,17).

E sabemos que Pedro era muito explosivo, mas não era lá tão tão firme, e quando ele teve chance para testemunhar Jesus, disse que nem o conhecia, e por três vezes... Imagine você... Depois, o galo cantou e ele se lembrou. Era um homem que reconhece os seus erros e, agora, Jesus chama ele à parte, depois da pesca milagrosa, depois de terem comido juntos peixe assado. Ele chama Pedro e diz: “Pedro, me amas tu mais do que a eles?”. Pedro disse: “Sim. Tu sabes que eu te amo”.

Jesus disse “mais do que a eles”. Cristo exigiu um testemunho dele e Pedro disse: “Tu sabes que eu te amo”. Praticamente, Jesus disse, então: “Apascenta eles”; os cordeiros, os Apóstolos. Mas Jesus, mais uma vez: “Me amas tu”? Por três vezes. E Pedro ficou sem saber o que pensar, perante Jesus que duvidava dele.

Na base disso, existe uma verdade muito grande: somente quem ama tem autoridade. Somente quem ama tem autoridade. Quem não ama não tem autoridade. Ele pode dominar com a força, até um bandido pode dominar, mas somente quem ama tem autoridade.

Agora, Jesus quis dar a Pedro toda autoridade dele. De que jeito? Esse “me amas tu mais do que a eles” significa que Jesus queria que ele estivesse em sintonia com Ele, que não tivesse nada, nada, nada, no mundo mais importante do que Ele para Pedro, para que entre ele e Pedro tivesse uma sintonia, a mais perfeita possível, e, nessa sintonia, é que Pedro recebia toda a confiança de Jesus, todo o amor e todo o poder de Jesus.

Portanto, este testemunho de Pedro era porque Jesus queria que ele se sentisse em sintonia com Jesus. E que, portanto, somente poderia agir em nome Dele, em nome de Jesus, não no próprio nome. Porque essa sintonia de amor “me amas tu mais do que a todos?” significa isso: colocar Jesus no centro do seu coração, do seu pensamento, da sua maneira de agir. Por isso que nós aceitamos, ainda hoje, Pedro que continua vivo no Papa. A base de toda autoridade é esta fidelidade a Jesus. E esse amor não é o amor-sentimento só, é uma opção fundamental da própria vida; dirigir tudo, tudo, tudo tudo para Jesus, encontrar uma forma para entrar em sintonia com Ele, ao ponto que Jesus atua em Pedro e, hoje, atua no Papa.

Também podemos aplicá-lo a nós. De onde vem a nossa autoridade? Se existe autoridade, a única é aquela do amor. Deus é amor. Por amor mandou o Seu Filho. Portanto, é esta autoridade que nós queremos: estarmos cada vez mais em sintonia com Jesus. Aí, então, como fala São Paulo: “É Cristo que vive em mim”. E nós conhecemos a história deste homem que enfrenta qualquer coisa por amor a Jesus Cristo.

Então, nunca vamos esquecer isso: “Me amas tu?” E esse amor não é um sentimento só, é uma opção radical, fundamental, da nossa existência para Jesus, ao ponto que Ele possa dizer "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida": Eu sou o teu caminho, a verdade que te conduz e a vida que está em você. Amém!

Orações após a comunhão:

Se Jesus perguntasse a mim: “Me amas tu mais que a todos eles?”. E se perguntasse para você: “Você me ama mais que tudo se eles?” Por que é que Jesus faz esta pergunta? Porque Cristo não quer um pedaço de amor, quer tudo. Ele que está acima de todos não quer o segundo lugar. Interessante isso. Para você, mãe, para você, pai, para você, avó, para você, namorado, Jesus nos desafia. Não quer que ninguém tome o lugar dele, porque Ele é amor. E, depois, Ele deixou tudo, deixou a glória, se tornou uma criança, um adolescente, jovem, adulto, e ainda deu a vida na cruz. Jesus pode dizer “Eu te amei, eu te amo, porque ainda quero toda a glória para você, o meu amor não foi só do passado, é presente, eterno”.

Responda um pouco, porque é uma pergunta que Cristo faz para nós. É claro que, para Pedro, tinha um significado de liderança, de representação visível, mas também nós somos convidados.

Hoje estamos meditando sobre os dons do Espírito Santo. Hoje, o dom do Conselho. O que é esse dom? É para nós podermos dar conselhos aos outros? Também. Mas, a palavra em si, ela denota um movimento de fora para dentro, consigo, quer dizer deixar que o Espírito Santo penetre em nós com Seu amor, com Sua luz, com Sua força, criando, dentro de nós, o mundo dele, termos Deus: “Vós sois templo vivo do Espírito Santo”.

Quem é esse Espírito Santo a não ser a essência divina? Que é esse dom do Conselho? Estarmos cheios de Deus, repletos. Mas, quando a gente fala “repletos” é claro que não podemos conter todo o infinito, mas, dentro da nossa capacidade, estarmos cheios do poder, do amor, da ternura de Deus. Esse é o Conselho, que nos faz tão cheios que podemos derramar a todos aqueles que precisam disso. É a luz que podemos irradiar de nós mesmos; é a palavra sábia que aponta o caminho sem medo, sem interesses, visando o bem de todos, mas, sobretudo, enxergando o caminho que nós temos que percorrer, mesmo quando esse caminho anda por trechos dolorosos, onde nós sentimos que somente Deus pode nos sustentar. O dom do Conselho, portanto, é a presença total de Deus em você, do Espírito Santo. Então, teus olhos não vão enxergar somente alguma coisa, vão enxergar o sentido daquilo e, através de tudo, vai te mostrar o caminho, o jeito certo de agir, as palavras certas para pronunciar, os pensamentos certos para cultivar; é o mundo interior, é a criação que se renova dentro de nós, é a leitura dela, uma leitura que somente poderíamos fazer com a luz do Espírito Santo. Vamos pedir este dom. E este dom tem que ser adquirido com a disponibilidade total, com o seguimento de Jesus: “Me amas tu mais do que a eles?”.

(frei invocou os sete dons do Espírito Santo: Santo Temor de Deus, Piedade, Inteligência, Ciência, Conselho, Sabedoria e Fortaleza; fez a oração de Consagração a Nossa Senhora e a Ave-Maria)

Vamos dedicar este dia a Nossa Senhora em preparação para a grande festa de Pentecostes e à Coroação de Nossa Senhora. Não sei se vocês já estão preparando em casa as vossas coroas com as flores. Eu já recebi algumas com as flores desenhadas durante este mês. Ainda faltam três dias: sexta, sábado e domingo. Se puder, manda para a gente.

(bênção final, Christus Vincit e Regina Coeli)

Venha fazer parte da nossa família consagrada: Torne-se Mílite! Permita que mais pessoas conheçam a evangelização protagonizada pela Milícia da Imaculada e espalhe o amor de Deus!

Você pode também realizar uma doação aqui.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Túlia Savela, em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.