Por Espiritualidade Em Formação

Conheça a vida breve, mas intensa e de amor do beato Carlo Acutis

Divulgação
Divulgação


Carlo Acutis nasceu em 3 de maio de 1991 em Londres, na Inglaterra, onde a família vivia por motivo de trabalho. Cresceu em Milão, na Itália, terra natal dos pais. Carlo era um menino alegre e brincalhão, jogava futebol e videogame. Tinha habilidade na área de informática. Fez a Primeira Comunhão aos sete anos e cultivou sempre a vida de fé. Rezava o Rosário e amava Nossa Senhora; participava da Missa sempre que possível e permanecia em oração na igreja antes e depois das celebrações; confessava-se uma vez por semana; demonstrava particular solidariedade com as pessoas que viviam na rua e com os colegas que sofriam com o divórcio dos pais.

Aos 11 anos começou a se interessar pelos milagres eucarísticos que são fatos impressionantes relacionados à presença de Jesus na Eucaristia. Pesquisou e aprofundou diversos milagres que publicou no site criado e desenvolvido por ele mesmo no endereço que está no ar até hoje. O adolescente transformou a pesquisa sobre os milagres eucarísticos em uma exposição que percorreu diversas cidades, inclusive Roma, no Ano da Eucaristia, 2005. No ano seguinte, em 12 de outubro, com apenas 15 anos, Carlo morreu após sofrer por breve tempo com um tipo fulminante de leucemia. Foi sepultado em Assis, cidade de São Francisco, atendendo um desejo seu. A exposição sobre os milagres eucarísticos e o testemunho de fé do jovem continuaram a percorrer o mundo.

Em Campo Grande, no Mato Grosso, ocorreu um milagre que foi reconhecido pelo Vaticano e proporcionou a beatificação de Carlo Acutis. Mateus Vianna, hoje com 10 anos, tinha uma doença congênita rara que não permitia que se alimentasse. Na Paróquia de São Sebastião, na capital do Mato Grosso do Sul, foi exposta para veneração dos fiéis uma peça de roupa que pertenceu a Carlo.

O menino Matheus, com três anos, tocou o tecido e pediu para ser curado. Deus atendeu a oração do menino e da família, e não foram encontradas explicações científicas para a cura considerada como intervenção divina. No dia 13 de outubro de 2019, após aprovação do Papa Francisco para a beatificação, Carlo Acutis foi reconhecido como beato, ou seja, alguém que viveu de maneira heroica as virtudes cristãs e serve à Igreja como modelo e intercessor. Além da profunda e comovente cerimônia ocorrida na Basílica de São Francisco de Assis, na Itália, os fiéis do mundo inteiro ficaram emocionados ao ver o corpo de Carlo que foi exposto para veneração.

O rosto jovial, as roupas de esporte, os tênis, o semblante sereno mais uma vez mostrou a todos aquilo que Carlo procurou mostrar em toda a sua breve vida: a leveza do amor de Deus. O Beato Carlo Acutis é exemplo para as famílias e jovens, e ilumina toda a Igreja para a busca sincera e simples do amor de Deus em nossos dias e nos estados de vida de cada um.

3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.