Os Profetas e os Livros Proféticos ocupam um lugar de grande importância no conjunto da Bíblia, Antigo e Novo Testamento.
Os Profetas e os Livros Proféticos ocupam um lugar de grande importância no conjunto da Bíblia, Antigo e Novo Testamento. Já se sabe que eles são citados no Novo Testamento, em especial nos livros narrativos, que são os Evangelhos Sinóticos, os "Atos dos Apóstolos" e o Evangelho de João.
O Povo de Israel precisa reencontrar sua identidade, que é na adesão à Aliança. Devem deixar os deuses egípcios, suas exigências e vantagens, para entrar na convivência com o Único Deus. Mas sair do Egito é até fácil: difícil é fazer o Egito sair deles.
É necessário passar pelo deserto. Não é somente um deslocamento geográfico, mas, sobretudo um local e momento de escolha. O deserto é um momento teofânico para o Povo da Aliança. E será sempre, todas as vezes que houver um distanciamento do Deus da Aliança. Deserto é escolha, é o momento de estar nu perante si mesmo, perante os outros e perante Deus.
Os Profetas Clássicos surgem, como já foi dito na Unidade 1, nos tempos da monarquia. Eles têm como tarefa fundamental direcionar o Povo da Aliança ao Deus da Aliança, que é o Único e torna esse Povo também único.
No Exílio aconteceu a gestação da identidade de Israel, Povo da Aliança com o Deus Único, como ele é conhecido no texto bíblico.
A profecia é imediatamente ligada à imagem de Deus, que é alimentada e vivenciada. Ela "serve" àquele Deus que deseja anunciar, ou seja, deseja ser anunciado por ela.
Eu sou aquele que sou. Assim responderás aos israelitas: "Eu sou' envia-me a vós". Deus disse ainda a Moisés: Assim dirás aos israelitas: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, Deus de Isaac e Deus de Jacó, envia-me a vós. Este é o meu nome para sempre, e assim serei lembrado de geração em geração.
O monoteísmo de Israel foi o elemento que lhe marcou mais profundamente do que todos
A formação do Antigo Testamento foi um longo processo de escrita, reescrita e testemunho.
Esta grande obra histórica era formada por vários Livros que hoje podem ser assim identificados: 1) Gênesis. 2) Êxodo. 3) Levítico. 4) Números. 5) Deuteronômio. 6) Livro de Josué. 7) Livro de Juízes. 8) Livro de Samuel. 9) Livro de Reis.
Torah ficou sendo o conjunto "formativo" de Israel, com suas histórias fundantes e suas origens patriarcais, que uniam as antigas tribos em famílias, tendo por cabeça um patriarca.
Os Profetas Anteriores, que são chamados dessa maneira por serem "anteriores ao exílio", explicam como que a Aliança foi em parte mantida, mas em grande parte rompida pelo Povo que deveria mantê-la. Eles contam a história do fracasso do projeto proposto pela Aliança.
Os Profetas Posteriores são os que, no cânone cristão, são chamados, simplesmente, de Profetas. São os livros das figuras singulares.
Uma personalidade que me chamou muito a atenção foi o profeta Elias. Elias surge sem uma genealogia e irá desaparecer também sem deixar um paradeiro. É o protótipo do homem fiel ao Senhor e, dessa forma, marca seu tempo e todo o javismo posterior com tanta intensidade que se encontra a ideia de seu retorno nos textos evangélicos. É citado, inclusive, no Novo testamento!
A santidade de Mônica e Agostinho
Nos dias 27 e 28 de agosto celebramos a memória de Santa Mônica e Santo Agostinho. Ambos eram mãe e filho, Santa Marta foi capaz de transformar a vida vazia do filho no caminho da fé cristã; tanto que Santo Agostinho mais tarde ficou conhecido como o Doutor da Igreja. Venha conhecer essa linda história de mãe e filho!
O testemunho da fé de São Maximiliano Maria Kolbe
A Igreja celebra neste dia 14 a memória do santo fundador da Mi, São Maximiliano Maria Kolbe. Ele deu a própria vida para salvar a de um pai de família em um campo de concentração, durante a Segunda Guerra Mundial. Porém, a atitude de padroeiro dos nossos difíceis tempos está além de seu amor pelo próximo. Acesse e venha meditar com a gente!
Maria: ideal de São Maximiliano Kolbe
Entender a Imaculada como acesso a Santíssima Trindade. Foi esse pensamento que São Maximiliano Kolbe colocou no centro de sua espiritualidade e na MI. Entender que Nossa Senhora é o sim que todos devemos dar para o projeto de Deus em nossas vidas. Acesse e medite com a gente sobre essa meta de vida de Kolbe e a herança que ele deixou para a MI!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.