02 de Junho de 2020

9ª Semana do Tempo Comum

Cor litúrgica: Branco | Ano A

2Pd 3,12-15a.17-18

Leitura da Segunda Carta de São Pedro.

Caríssimos, 12esperais com anseio a vinda do Dia de Deus, quando os céus em chama se vão derreter, e os elementos, consumidos pelo fogo, se fundirão? 13O que nós esperamos, de acordo com a sua promessa, são novos céus e uma nova terra, onde habitará a justiça. 14Caríssimos, vivendo nesta esperança, esforçai-vos para que ele vos encontre numa vida pura e sem mancha e em paz. 15aConsiderai também como salvação a longanimidade de nosso Senhor. 17Vós, portanto, bem-amados, sabendo disto com antecedência, precavei-vos, para não suceder que, levados pelo engano desses ímpios, percais a própria firmeza. 18Antes procurai crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, desde agora, até o dia da eternidade. Amém.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

Salmo 89

— Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós!

— Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós!

— Já bem antes que as montanhas fossem feitas ou a terra e o mundo se formassem, desde sempre e para sempre vós sois Deus.

— Vós fazeis voltar ao pó todo mortal, quando dizeis: “Voltai ao pó, filhos de Adão!” Pois mil anos para vós são como ontem, qual vigília de uma noite que passou.

— Pode durar setenta anos nossa vida, os mais fortes talvez cheguem a oitenta; a maior parte é ilusão e sofrimento: passam depressa e também nós assim passamos.

— Saciai-nos de manhã com vosso amor, e exultaremos de alegria todo o dia! Manifestai a vossa obra a vossos servos, e a seus filhos revelai a vossa glória!

Mc 12,13-17

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 13as autoridades mandaram alguns fariseus e alguns partidários de Herodes, para apanharem Jesus em alguma palavra. 14Quando chegaram, disseram a Jesus: “Mestre, sabemos que tu és verdadeiro, e não dás preferência a ninguém. Com efeito, tu não olhas para as aparências do homem, mas ensinas, com verdade, o caminho de Deus. Dize-nos: É lícito ou não pagar o imposto a César? Devemos pagar ou não?” 15Jesus percebeu a hipocrisia deles, e respondeu: “Por que me tentais? Trazei-me uma moeda para que eu a veja”. 16Eles levaram a moeda, e Jesus perguntou: “De quem é a figura e inscrição que estão nessa moeda?” Eles responderam: “De César”. 17Então Jesus disse: “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”. E eles ficaram admirados com Jesus.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Fonte: Editora Santuário

Dai a Cesar o que é de Cesar, e a Deus o que é de Deus

A Palavra de Deus é como luz para nossa vida. Não foi só nessa passagem do Evangelho que os adversários tentaram pegar Jesus cometendo uma falha. Assim como o nosso Salvador, quem procura seguir o Evangelho também encontrará dificuldades pelo caminho. Por um lado, temos que ter clareza e convicções cristãs sólidas e, por outro, precisamos pedir que Deus sempre nos ajude com os dons do Espírito Santo e a firmeza de nossa fé. Os dirigentes do povo se aproximaram de Jesus não para escutar o que Ele dizia, mas para armar-lhe uma emboscada. Todas as vezes que alguém elogia demasiadamente algo, é de se desconfiar. Jesus tinha essa percepção quando os fariseus O abordaram com palavras bonitas a Seu respeito. Se eles já sabiam como procedia Jesus, por que então perguntavam a Cristo se era dever deles pagarem ou não os impostos. A resposta sagaz do nosso Salvador demostrou um grande ensinamento: “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”. Portanto, devemos desempenhar bem as nossas responsabilidades sociais, mas, em nenhum momento devemos descuidar também do nosso dever como cristãos de viver o projeto de Jesus, de construir o Reino de Deus e de dar testemunho de nossa fé. Deus. Vamos então guardar Sua Palavra e habituarmos com o silêncio para podermos escutar mais as pessoas ao nosso redor.

Frase do dia: “Temos tantos defeitos para criticar em nós mesmos, então para que ficar criticando defeitos alheios?” São Padre Pio de Pietrelcina

Ave Maria...

Recebam a bênção de Deus Todo-poderoso Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Chico Silveira, do programa Recado de Vida, da Rádio Imaculada.

Liturgia: 02 de Junho de 2020

Últimas Velas dos Mílites
Vejas as últimas velas que os Mílites acenderam em nosso portal online
  • Peço orações por meus filhos, por tod...

    Marcelo

  • Peço pelos meus filhos Paulo Henrique...

    Simone

  • Ofereço essa vela para meu sobrinho A...

    Simone

  • Pela Alma de +Mari da Conceição Oli...

    Cláudia Aparecida da Silva Caetano

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.