02 de Julho de 2020

13ª Semana do Tempo Comum

Cor litúrgica: Verde | Ano A

Am 7,10-17

Leitura da Profecia de Amós.

Naqueles dias, 10Amasias, sacerdote de Betel, mandou dizer a Jeroboão, rei de Israel: “Amós conspira contra ti, dentro da própria casa de Israel; o país não consegue evitar que se espalhem todas as suas palavras. 11Ele anda dizendo: ‘Jeroboão morrerá pela espada, e Israel será deportado de sua pátria, como escravo’”.

12Disse depois Amasias a Amós: “Vidente, sai e procura refúgio em Judá, onde possas ganhar teu pão e exercer a profecia; 13mas em Betel não deverás insistir em profetizar, porque aí fica o santuário do rei e a corte do reino”.

14Respondeu Amós a Amasias, dizendo: “Não sou profeta nem sou filho de profeta; sou pastor de gado e cultivo sicômoros. 15O Senhor chamou-me, quando eu tangia o rebanho, e o Senhor me disse: ‘Vai profetizar para Israel, meu povo’.

16E agora ouve a Palavra do Senhor. Tu dizes: ‘Não profetizes contra Israel e não insinues palavras contraa casa de Isaac’. 17Pois bem, isto diz o Senhor: ‘Tua mulher se prostituirá na cidade, teus filhos e filhas morrerão pela espada, tuas terras serão tomadas e loteadas; tu mesmo morrerás em terra poluída, e Israel será levado em cativeiro para longe de seu país’”.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

Salmo 18

— Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente.

— Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente.

— A lei do Senhor Deus é perfeita, conforto para a alma! O testemunho do Senhor é fiel, sabedoria dos humildes.

— Os preceitos do Senhor são precisos, alegria ao coração. O mandamento do Senhor é brilhante, para os olhos é uma luz.

— É puro o temor do Senhor, imutável para sempre. Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente.

— Mais desejáveis do que o ouro são eles, do que o ouro refinado. Suas palavras são mais doces que o mel, que o mel que sai dos favos.

Mt 9,1-8

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1entrando em um barco, Jesus atravessou para a outra margem do lago e foi para a sua cidade. 2Apresentaram-lhe, então, um paralítico deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!”

3Então alguns mestres da Lei pensaram: “Esse homem está blasfemando!” 4Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse: “Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações? 5O que é mais fácil, dizer: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te e anda?’ 6Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados, — disse, então, ao paralítico — “Levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa”. 7O paralítico então se levantou e foi para a sua casa. 8Vendo isso, a multidão ficou com medo e glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Fonte: Editora Santuário

Jesus cura o paralítico

Meus irmãos e minhas irmãs,

Na antiguidade bíblica, a enfermidade estava ligada ao pecado e a cura era presidida pela palavra que liberta: “Coragem, filho! Teus pecados estão perdoados” (Mc 2,7). Somente Deus pode perdoar os pecados; nisso, os escribas acreditavam fielmente e, por essa razão, eles diziam que Jesus blasfemava. Contudo, não há blasfêmia no perdão oferecido por Jesus ao paralítico. O mal reside nos pensamentos dos opositores de Jesus que se recusam a reconhecer que Ele é o Filho de Deus e que Jesus tem o poder de perdoar os pecados.

A Igreja é o povo que o Senhor reúne, é o lugar do perdão e da reconciliação, pois a comunidade cristã é a comunidade dos reconciliados (Mt 18,18). O amor de Cristo nos torna livres e Seu perdão nos revigora, erguendo-nos na dignidade da vida. O amor autêntico gera partilha e comunhão, assim como fizeram aqueles homens que apresentaram o pobre aleijado a Jesus.

A paralisia é uma doença incurável, é como se a pessoa fosse um morto-vivo, dizendo de uma maneira mais coloquial. Mas, naquele momento, o ponto de partida foi a fé que fez aqueles homens capazes de reconhecer que, para Deus, nada é impossível (Lc 1,37). Esta fé, da qual Jesus se admira, fez Ele curar o paralítico, porém, os que se achavam senhores da sabedoria, criticaram Jesus.

Enfim, é preciso fazer o bem e isso não conta a hora, o lugar ou a condição. Como as atitudes e iniciativas de Cristo devem ser as nossas. Pensemos nisso hoje: como estão nossas atitudes na prática?

Frase do dia: “Não é o muito saber que sacia e satisfaz a pessoa, mas o sentir e saborear as coisas internamente.” Karl Rahner

Ave Maria...

Recebam a bênção de Deus Todo-poderoso Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Chico Silveira, do programa Recado de Vida, da Rádio Imaculada.

Liturgia: 02 de Julho de 2020

Últimas Velas dos Mílites
Vejas as últimas velas que os Mílites acenderam em nosso portal online
  • Peço oração pela minha saúde, que nos...

    Fernanda Viana dos Anjos

  • Pela minha Saúde. Que todas as célula...

    Adriana Bourguignon Vedova Lôro

  • Pela cura de minha depressão e pela c...

    Maurício Sanches

  • Para encontrar um marido para constru...

    Aline

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.