07 de Maio de 2020

4ª Semana da Páscoa

Cor litúrgica: Branco | Ano A

At 13,13-25

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

13Paulo e seus companheiros embarcaram em Pafos e chegaram a Perge da Panfília. João deixou-os e voltou para Jerusalém. 14Eles, porém, partindo de Perge, chegaram a Antioquia da Pisídia. E, entrando na sinagoga em dia de sábado, sentaram-se. 15Depois da leitura da Lei e dos Profetas, os chefes da sinagoga mandaram dizer-lhes: “Irmãos, se vós tendes alguma palavra para encorajar o povo, podeis falar”.

16Paulo levantou-se, fez um sinal com a mão e disse: “Israelitas e vós que temeis a Deus, escutai! 17O Deus deste povo de Israel escolheu os nossos antepassados e fez deles um grande povo quando moravam como estrangeiros no Egito; e de lá os tirou com braço poderoso. 18E, durante mais ou menos quarenta anos, cercou-os de cuidados no deserto. 19Destruiu sete nações na terra de Canaã e passou para eles a posse do seu território, 20por quatrocentos e cinquenta anos aproximadamente.

Depois disso, concedeu-lhes juízes, até o profeta Samuel. 21Em seguida, eles pediram um rei e Deus concedeu-lhes Saul, filho de Cis, da tribo de Benjamim, que reinou durante quarenta anos. 22Em seguida, Deus fez surgir Davi como rei e assim testemunhou a seu respeito: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que vai fazer em tudo a minha vontade’.

23Conforme prometera, da descendência de Davi Deus fez surgir para Israel um Salvador, que é Jesus. 24Antes que ele chegasse, João pregou um batismo de conversão para todo o povo de Israel. 25Estando para terminar sua missão, João declarou: ‘Eu não sou aquele que pensais que eu seja! Mas vede: depois de mim vem aquele do qual nem mereço desamarrar as sandálias’”.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

Salmo 88

— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.

— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.

— Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, de geração em geração eu cantarei vossa verdade! Porque dissestes: “O amor é garantido para sempre!” E a vossa lealdade é tão firme quanto os céus.

— Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor, e o ungi, para ser rei, com meu óleo consagrado. Estará sempre com ele minha mão onipotente, e meu braço poderoso há de ser a sua força.

— Não será surpreendido pela força do inimigo, nem o filho da maldade poderá prejudicá-lo. Diante dele esmagarei seus inimigos e agressores, ferirei e abaterei todos aqueles que o odeiam.

— Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele, sua força e seu poder por meu nome crescerão. Ele, então, me invocará: ‘Ó Senhor, vós sois meu Pai, sois meu Deus, sois meu Rochedo onde encontro a salvação!’

Jo 13,16-20

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse: 16“Em verdade, em verdade vos digo: o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. 17Se sabeis isto, e o puserdes em prática, sereis felizes.

18Eu não falo de vós todos. Eu conheço aqueles que escolhi, mas é preciso que se realize o que está na Escritura: ‘Aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar’. 19Desde agora vos digo isto, antes de acontecer, a fim de que, quando acontecer, creiais que eu sou.

20Em verdade, em verdade vos digo, quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Fonte: Editora Santuário

“Para que acrediteis que Eu sou”

Irmãos e irmãs, depois de lavar os pés dos Seus discípulos, como se fosse o servo de todos, Jesus convida-nos a fazer como Ele fez: sede filhos de Deus e Salvador nosso. Jesus estava sempre pronto a ajudar, a prestar serviço a todos, muito mais devemos fazer nós. Por mais importante que possamos nos achar, a verdadeira grandeza está em servir por amor aos que de nós precisam.

Jesus é aquele que serve, e doa a Sua vida, mesmo sabendo que, entre aqueles que ama, há quem vai traí-lo e negá-lo. Seu amor, porém, está cima disso, e não se deixa abalar pelas atitudes contrárias a Ele. Mas quem tem a última palavra será sempre o amor, doado, que serve, que ama, que lava os pés do semelhante. Se queremos viver a fé de modo autêntico, verdadeiro, é só repetir os gestos e o jeito de Jesus.

Vivendo a Palavra hoje: fazer uma visita de caridade para algum doente. É o que vou fazer. Você também pode fazer: cuidar de alguém que está precisando é sempre muito bom.

Frase do dia: “Temos tantos defeitos para criticar em nós mesmo. Então para que ficar criticando os defeitos alheios?” São Padre Pio de Pietrelcina nos ensina isso hoje.

Ave-Maria…

Receba a bênção de Deus Todo-poderoso Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Chico Silveira, do programa Recado de Vida, da Rádio Imaculada

Liturgia: 07 de Maio de 2020

Últimas Velas dos Mílites
Vejas as últimas velas que os Mílites acenderam em nosso portal online
  • Peço a Jesus e Maria Santíssima por m...

    Marcelo

  • A são Cristóvão para que interceda De...

    Miraneudo Dias Queiroz

  • Por JESSICA AIDE ASSUNÇÃO BORGES E GA...

    Nair Alves Assunção

  • Pela minha vida,meu casamento, meu tr...

    Carlos Eduardo Mendes

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.