11 de Junho de 2020

Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo

Cor litúrgica: Branco | Ano A

Dt 8,2-3.14b-16a

Leitura do Livro do Deuteronômio:

Moisés falou ao povo, dizendo: 2Lembra-te de todo o caminho por onde o Senhor teu Deus te conduziu, esses quarenta anos, no deserto, para te humilhar e te pôr à prova, para saber o que tinhas no teu coração, e para ver se observarias ou não seus mandamentos.

3Ele te humilhou, fazendo-te passar fome e alimentando-te com o maná que nem tu nem teus pais conhecíeis, para te mostrar que nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca do Senhor.

14bNão te esqueças do Senhor teu Deus que te fez sair do Egito, da casa da escravidão, 15e que foi teu guia no vasto e terrível deserto, onde havia serpentes abrasadoras, escorpiões, e uma terra árida e sem água nenhuma. Foi ele que fez jorrar água para ti da pedra duríssima, 16ae te alimentou no deserto com maná, que teus pais não conheciam.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

Salmo 147

— Glorifica o Senhor, Jerusalém; celebra teu Deus, ó Sião!

— Glorifica o Senhor, Jerusalém; celebra teu Deus, ó Sião!

— Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos eu teu seio abençoou.

— A paz em teus limites garantiu e te dá como alimento a flor do trigo. Ele envia suas ordens para a terra, e a palavra que ele diz corre veloz.

— Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos e suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos.

1Cor 10,16-17

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

Irmãos: 16O cálice da bênção, o cálice que abençoamos, não é comunhão com o sangue de Cristo? E o pão que partimos, não é comunhão com o corpo de Cristo? 17Porque há um só pão, nós todos somos um só corpo, pois todos participamos desse único pão.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

Jo 6,51-58

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus às multidões dos judeus: 51“Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”. 52Os judeus discutiam entre si, dizendo: “Como é que ele pode dar a sua carne a comer?”

53Então Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55Porque a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue, verdadeira bebida. 56Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que me recebe como alimento viverá por causa de mim. 58Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Fonte: Editora Santuário

Participar da Eucaristia e estar unido a Cristo

Meus irmãos e minhas irmãs,

São João ao escrever essa passagem do Evangelho queria ajudar sua comunidade a perceber o sentido profundo da Eucaristia. Participar dela é assimilar o jeito de ser de Jesus, comungar Sua vida, fazer o que Ele fez, entregar-se totalmente nas mãos do Pai e atuar na própria salvação e a dos irmãos. Se assim o fizermos, teremos a vida eterna. São João fala que o sentido da Eucaristia é como o ato do partir do pão e viver ela é unir-se com Cristo em sua humanidade para assim participar da Sua divindade. Repetindo: é fazer tudo o que Ele fez, entregando tudo que somos, carne e sangue, nas mãos do Pai para o bem dos irmãos. É assim que temos que viver: com a certeza de uma nova vida plena que um dia há de vir. Por isso, hoje vamos confiar em Deus, mesmo em tempos tão difíceis como esse que estamos passando por uma pandemia, e partilhar de Seu mistério. Alegremo-nos e exultemos nesse dia da festa do Corpo de Cristo (Corpus Christi). Demos glórias ao Senhor!

Frase do dia: “O tempo que passardes diante do Divino Sacramento será o que vos dará mais força durante a vida, mais consolação na hora da morte e durante a eternidade” Santo Afonso Maria de Ligório.

Ave Maria...

Recebam a bênção de Deus Todo-poderoso Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Chico Silveira, do programa Recado de Vida, da Rádio Imaculada.

Liturgia: 11 de Junho de 2020

Últimas Velas dos Mílites
Vejas as últimas velas que os Mílites acenderam em nosso portal online
  • Pela cura de depressão e ansiedade de...

    Flávia Apolinária Dos Santos Moura

  • Que o senhor abençoe a vida do José R...

    Luciene Fernandes Teixeira

  • Peço que a cirurgia que a minha mãe ...

    Maria da Luz

  • Peço a Jesus e Maria Santíssima pela ...

    Marcelo

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.