15 de Junho de 2020

11ª Semana do Tempo Comum

Cor litúrgica: Verde | Ano A

1Rs 21,1-16

Leitura do Primeiro Livro dos Reis.

Naquele tempo, 1Nabot de Jezrael possuía uma vinha em Jezrael, ao lado do palácio de Acab, rei de Samaria. 2Acab falou a Nabot: “Cede-me a tua vinha, para que eu a transforme numa horta, pois está perto da minha casa. Em troca eu te darei uma vinha melhor, ou, se preferires, pagarei em dinheiro o seu valor”.

3Mas Nabot respondeu a Acab: “O Senhor me livre de te ceder a herança de meus pais”. 4Acab voltou para casa aborrecido e irritado por causa desta resposta que lhe deu Nabot de Jezrael: “Não te cederei a herança de meus pais”. Deitou-se na cama, com o rosto voltado para a parede, e não quis comer nada. 5Sua mulher Jezabel aproximou-se dele e disse-lhe: “Por que estás triste e não queres comer?” 6Ele respondeu: “Porque eu conversei com Nabot de Jezrael e lhe fiz a proposta de me ceder a sua vinha pelo seu preço em dinheiro, ou, se preferisse, eu lhe daria em troca outra vinha. Mas ele respondeu que não me cede a vinha”.

7Então sua mulher Jezabel disse-lhe: “Bela figura de rei de Israel estás fazendo! Levanta-te, toma alimento e fica de bom humor, pois eu te darei a vinha de Nabot de Jezrael”.

8Ela escreveu então cartas em nome de Acab, selou-as com o selo real, e enviou-as aos anciãos e nobres da cidade de Nabot. 9Nas cartas estava escrito o seguinte: “Proclamai um jejum e fazei Nabot sentar-se entre os primeiros do povo, 10e subornai dois homens perversos contra ele, que deem este testemunho: ‘Tu amaldiçoaste a Deus e ao rei!’ Levai-o depois para fora e apedrejai-o até que morra”.

11Os homens da cidade, anciãos e nobres concidadãos de Nabot, fizeram conforme a ordem recebida de Jezabel, como estava escrito nas cartas que lhes tinha enviado. 12Proclamaram um jejum e fizeram Nabot sentar-se entre os primeiros do povo. 13Chegaram os dois homens perversos, sentaram-se diante dele e testemunharam contra Nabot diante de toda a assembleia, dizendo: “Nabot amaldiçoou a Deus e ao rei”. Em virtude disto, levaram-no para fora da cidade e mataram-no a pedradas. 14Depois mandaram a notícia a Jezabel: “Nabot foi apedrejado e morto”. 15Ao saber que Nabot tinha sido apedrejado e estava morto, Jezabel disse a Acab: “Levanta-te e toma posse da vinha que Nabot de Jezrael não te quis ceder por seu preço em dinheiro; pois Nabot já não vive; está morto”. 16Quando Acab soube que Nabot estava morto, levantou-se para descer até a vinha de Nabot de Jezrael e dela tomar posse.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

Salmo 5

— Atendei o meu gemido, ó Senhor!

— Atendei o meu gemido, ó Senhor!

— Escutai, ó Senhor Deus, minhas palavras, atendei o meu gemido! Ficai atento ao clamor da minha prece, ó meu Rei e meu Senhor!

— Não sois um Deus a quem agrade a iniquidade, não pode o mau morar convosco; nem os ímpios poderão permanecer perante os vossos olhos.

— Detestais o que pratica a iniquidade e destruís o mentiroso. Ó Senhor, abominais o sanguinário, o perverso e enganador.

Mt 5,38-42

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 38“Ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ 39Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! 40Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! 41Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! 42Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Fonte: Editora Santuário

Não à lei de talião

Meus irmãos e minhas irmãs,

Anterior à bíblia, a lei de talião foi criada para evitar a vingança e a violência. Encontramos referências dela no Evangelho de hoje (Mt 5,38-42), e nos textos do Antigo Testamento, como em Levítico (24,21) e em Deuteronômio (19,21). A grosso modo, a lei de talião conferia uma reparação proporcional ao delito cometido, ou seja, o mal deveria ser “pago na mesma moeda”. Contudo, Deus é misericórdia, e Jesus veio mostrar que, em primeiro lugar, é essencial compreender que o mal deve ser extirpado e não podemos ceder a ele; a pessoa que comete o mal, no entanto, deve ser salva. Jesus ainda ensina que não devemos pagar o mal com o mal, nem se pode responder à violência com violência. Somente o perdão nos liberta interiormente. Devemos sempre pensar em como Deus nos trata para poder superar qualquer impulso de violência, vingança ou revanchismo. Ele nos trata segundo nossas faltas, mas nos oferece Seu perdão e Seu amor. No mundo, somos chamados a ser sinal de reconciliação de Deus com a humanidade à imagem de Cristo. Também, somos chamados a ser homens e mulheres que não procuram por vingança ou aceitam que a violência seja a solução para nossos desencontros; não procuramos a justiça pela força e nem deixamos de socorrer o necessitado. Essas palavras de Jesus, no Evangelho de hoje, devem ter espantado os antigos, e também às vezes nos espanta. Jesus vem nos ensinar o jeito certo de viver e se relacionar com os irmãos, pois, não é certo para o cristão ver no outro o rosto de um adversário, mas sim de um irmão. A vingança é próprio de quem está longe de Deus, já a atitude do cristão é do amor, justamente por ser uma pessoa de fé. Jesus não nos ensina à parcialidade, mas à cumplicidade do amor verdadeiro, igual ao Dele dado a nós na cruz. Nesta segunda-feira, assumamos o compromisso de que, se não pudermos dizer uma palavra boa, ficaremos calados.

Frase do dia: “Palavras gentis podem ser curtas e fáceis de falar, mas seus ecos são verdadeiramente infinitos. ” Santa Teresa de Calcutá. 

Ave Maria...

Recebam a bênção de Deus Todo-poderoso Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Chico Silveira, do programa Recado de Vida, da Rádio Imaculada.

Liturgia: 15 de Junho de 2020

Últimas Velas dos Mílites
Vejas as últimas velas que os Mílites acenderam em nosso portal online
  • Pela cura de depressão e ansiedade de...

    Flávia Apolinária Dos Santos Moura

  • Que o senhor abençoe a vida do José R...

    Luciene Fernandes Teixeira

  • Peço que a cirurgia que a minha mãe ...

    Maria da Luz

  • Peço a Jesus e Maria Santíssima pela ...

    Marcelo

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.