16 de Maio de 2020

5ª Semana da Páscoa

Cor litúrgica: Branco | Ano A

At 16,1-10

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 1Paulo foi para Derbe e Listra. Havia em Listra um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia, crente, e de pai grego. 2Os irmãos de Listra e Icônio davam bom testemunho de Timóteo. 3Paulo quis então que Timóteo partisse com ele. Tomou-o consigo e circuncidou-o, por causa dos judeus que se encontravam nessas regiões, pois todos sabiam que o pai de Timóteo era grego.

4Percorrendo as cidades, Paulo e Timóteo transmitiam as decisões que os apóstolos e anciãos de Jerusalém haviam tomado. E recomendavam que fossem observadas. 5As Igrejas fortaleciam-se na fé e, de dia para dia, cresciam em número. 6Paulo e Timóteo atravessaram a Frígia e a região da Galácia, pois o Espírito Santo os proibira de pregar a Palavra de Deus na Ásia.

7Chegando perto da Mísia, eles tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu. 8Então atravessaram a Mísia e desceram para Trôade. 9Durante a noite, Paulo teve uma visão: na sua frente, estava de pé um macedônio que lhe suplicava: “Vem à Macedônia e ajuda-nos!” 10Depois dessa visão, procuramos partir imediatamente para a Macedônia, pois estávamos convencidos de que Deus acabava de nos chamar para pregar-lhes o Evangelho.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

Salmo 99

— Aclamai o Senhor, ó terra inteira.

— Aclamai o Senhor, ó terra inteira.

— Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos!

— Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, Ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho.

— Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente!

Jo 15,18-21

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18“Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. 19Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia.

20Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior que seu senhor’. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão: “Mundo”, na linguagem de João, indica muitas vezes o conjunto dos que rejeitam Cristo e se opõem à sua proposta de vida. Se estamos fora desse conjunto, é porque Cristo nos libertou e nos atraiu a si. Se não, pertencemos ao “mundo”. Não podemos nos espantar se também somos rejeitados e combatidos por ele como o próprio Jesus. Vamos fazer tudo para que todos creiam nele e o acolham.

Fonte: Editora Santuário

Porque não sois do mundo, o mundo vos odeia

Meus irmãos e minhas irmãs,

Se estamos unidos com Jesus Cristo, pensando e vivendo com Ele, seremos rejeitados assim como Ele foi. Essa é uma grande verdade. Ainda hoje são muitos os perseguidos, presos, torturados e mortos por serem Seus discípulos. Teremos sempre que suportar corajosamente o preço da nossa fé. Seguir o Cristo será sempre difícil, pois a verdade Dele questiona as atitudes egoístas do mundo. Eu sempre falo que a lógica do mundo é a do dinheiro, do prazer e do poder. Já a lógica de Cristo é a do amor. Todos os missionários devem estar dispostos as contrariedades e as oposições que receberão ao fazer o anúncio do Evangelho. Jesus disse: “Se perseguiram a mim, também vos perseguirão”, mas ele acrescenta: “se guardarem a minha palavra, eles também guardarão a vossa”. Não há nada mais sublime do que fazer o bem, seguir a Cristo e ser discípulo Dele no tempo de agora. Assim, depois desses ensinamentos, vocês são convidados a guardarem em seus corações: “Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”

Para meditar: “Assim como as pedras são polidas por atrito, as provações tornam os homens brilhantes” (Provérbio indiano).

Ave-Maria…

Recebam a bênção de Deus Todo-poderoso Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Chico Silveira, do programa Recado de Vida, da Rádio Imaculada.

Liturgia: 16 de Maio de 2020

Últimas Velas dos Mílites
Vejas as últimas velas que os Mílites acenderam em nosso portal online
  • harmonia

    cvm

  • QUERIDO SÃO FRANCISCO GRATIDÃO ETERNA...

    CARLA

  • QUERIDOS SÃO COSME E SÃO DAMIÃO GRATI...

    CARLA

  • QUERIDA RAINHA DOS MARES IEMANJA GRAT...

    CARLA

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.