18 de Junho de 2020

11ª Semana do Tempo Comum

Cor litúrgica: Verde | Ano A

Eclo 48,1-15

Leitura do Livro do Eclesiástico.

1O profeta Elias surgiu como um fogo, e sua palavra queimava como uma tocha. 2Fez vir a fome sobre eles e, no seu zelo, reduziu-os a pouca gente. 3Pela palavra do Senhor fechou o céu e de lá fez cair fogo por três vezes. 4Ó Elias, como te tornaste glorioso por teus prodígios! Quem poderia gloriar-se de ser semelhante a ti? 5Tu, que levantaste um homem da morte e dos abismos, pela palavra do Senhor; 6tu, que precipitaste reis na ruína e fizeste cair do leito homens ilustres; 7tu, que ouviste censuras no Sinai e decretos de vingança no Horeb. 8Tu ungiste reis, para tirar vingança, e profetas, para te sucederem; 9tu foste arrebatado num turbilhão de fogo, um carro de cavalos também de fogo, 10tu, nas ameaças para os tempos futuros, foste designado para acalmar a ira do Senhor antes do furor, para reconduzir o coração do pai ao filho, e restabelecer as tribos de Jacó.

11Felizes os que te viram, e os que adormeceram na tua amizade! 12Nós também, com certeza, viveremos; mas, após a morte, não será tal o nosso nome. 13Apenas Elias foi envolvido no turbilhão, Eliseu ficou repleto do seu espírito. Durante a vida não temeu príncipe algum, e ninguém o superou em poder. 14Nada havia acima de suas forças, e, até já morto, seu corpo profetizou. 15Durante a vida realizou prodígios e, mesmo na morte, suas obras foram maravilhosas.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

Salmo 96

— Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

— Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

— Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, e as ilhas numerosas rejubilem! Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, que se apoia na justiça e no direito.

— Vai um fogo caminhando à sua frente e devora ao redor seus inimigos. Seus relâmpagos clareiam toda a terra; toda a terra ao contemplá-los estremece.

— As montanhas se derretem como cera ante a face do Senhor de toda a terra; e assim proclama o céu sua justiça, todos os povos podem ver a sua glória.

— “Os que adoram as estátuas se envergonhem e os que põem a sua glória nos seus ídolos; aos pés de Deus vêm se prostrar todos os deuses!”

Mt 6,7-15

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. 8Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. 9Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. 11O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. 13E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. 14De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Fonte: Editora Santuário

Como devemos rezar

Meus irmãos e minhas irmãs,

A consequência prática das recomendações de Jesus é a rejeição determinada e livre da hipocrisia. O que distingue a verdadeira da falsa piedade? É essa pergunta que o texto do Evangelho de hoje responde: não é a oração que está em questão, mas o modo de fazê-la. Deus conhece o coração de cada um antes mesmo que as palavras cheguem à boca (Salmo 138). Diante Dele, as palavras exageradas são inúteis, uma vez que isso só demonstra uma pressão sobre Deus para conseguir algo Dele. O que Deus concede a Seu povo é fruto de Seu amor, Sua bondade e Sua gratidão; e não merecimento de quem quer que seja.

A oração do Senhor é, para o discípulo, referência no modo de relacionar-se com Ele. Essa oração exprime, em primeiro lugar, a centralidade de Deus e o engajamento filial do discípulo com relação ao Pai. Em seguida, o discípulo, consciente de sua condição, suplica pelo perdão que deve sustentá-lo na vida cotidiana. Por fim, como o mal está presente no coração do ser humano, o cristão pede pela graça de Deus e para não ser envolvido pelo poder da tentação, mas liberto de todo e qualquer mal.

Podemos passar a vida toda meditando a oração do Pai-Nosso e sempre vamos encontrar novidades. Às vezes temos medo de dizer “seja feita a Vossa vontade”, mas isso é até percebermos que a vontade de Cristo é a nossa. Se Deus quer que sejamos felizes, não devemos fazer nada que impeça Sua vontade.

Jesus nos lembrou o sentido do jejum e da penitência e, agora, vem nos ensinar sobre o modo certo de rezar, dizendo-nos que não é necessário exagerar nas palavras. Como cristãos, devemos ser um povo orante que contempla o amor misericordioso do Senhor. Somos filhos e filhas do mesmo Pai; somos o povo da Nova Aliança. Por isso, somos chamados a ser sinal do Reino de Deus presente entre nós. A oração sincera nasce da experiência da vida e penetra no coração do Pai. No dia de hoje, procuremos rezar intensamente com Nossa Senhora, Mãe de Jesus.

Frase do dia: “A graça de Deus não esquece ninguém nem se regula por crachás” Dom Paulo Evaristo Arns

Ave Maria...

Recebam a bênção de Deus Todo-poderoso Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Chico Silveira, do programa Recado de Vida, da Rádio Imaculada.

Liturgia: 18 de Junho de 2020

Últimas Velas dos Mílites
Vejas as últimas velas que os Mílites acenderam em nosso portal online
  • Pela falecida Vany Erna Berlatto

    Juarez

  • Louvo e agradeço a Deus pela vida de ...

    Alice Lorenzi

  • Louvo e agradeço a Deus pela vida de ...

    Alice Lorenzi

  • Senhor Jesus Cristo, Envia os sete do...

    Célia Regina Camolezi Ortega

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.