22 de Maio de 2020

6ª Semana da Páscoa

Cor litúrgica: Branco | Ano A

At 18,9-18

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Estando Paulo em Corinto, 9uma noite, o Senhor disse-lhe em visão: “Não tenhas medo; continua a falar e não te cales, 10porque eu estou contigo. Ninguém te porá a mão para fazer mal. Nesta cidade há um povo numeroso que me pertence”. 11Assim Paulo ficou um ano e meio entre eles, ensinando-lhes a Palavra de Deus. 12Na época em que Galião era procônsul na Acaia, os judeus insurgiram-se em massa contra Paulo e levaram-no diante do tribunal, 13dizendo: “Este homem induz o povo a adorar a Deus de modo contrário à Lei”.

14Paulo ia tomar a palavra, quando Galião falou aos judeus, dizendo: “Judeus, se fosse por causa de um delito ou de uma ação criminosa, seria justo que eu atendesse a vossa queixa. 15Mas, como é questão de palavras, de nomes e da vossa Lei, tratai disso vós mesmos. Eu não quero ser juiz nessas coisas”. 16E Galião mandou-os sair do tribunal.

17Então todos agarraram Sóstenes, o chefe da sinagoga, e espancaram-no diante do tribunal. E Galião nem se incomodou com isso. 18Paulo permaneceu ainda vários dias em Corinto. Despedindo-se dos irmãos, embarcou para a Síria, em companhia de Priscila e Áquila. Em Cencréia, Paulo rapou a cabeça, pois tinha feito uma promessa.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

Salmo 46

— O Senhor é o grande Rei de toda a terra.

— O Senhor é o grande Rei de toda a terra.

— Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria! Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, o soberano que domina toda a terra.

— Os povos sujeitou ao nosso jugo e colocou muitas nações aos nossos pés. Foi ele que escolheu a nossa herança, a glória de Jacó, seu bem-amado.

— Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta. Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa, salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei!

Jo 16,20-23a

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. 21A mulher, quando deve dar à luz, fica angustiada porque chegou a sua hora; mas, depois que a criança nasceu, ela já não se lembra dos sofrimentos, por causa da alegria de um homem ter vindo ao mundo.

22Também vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria. 23aNaquele dia, não me perguntareis mais nada”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão: Alegraram-se os discípulos com a certeza da ressurreição de Jesus e a promessa que fazia de nunca os abandonar. Essa alegria, que lhes deu força para enfrentar o futuro, nada nem ninguém podia tirar-lhes. Nem por isso ficaram livres de dificuldades, sofrimentos ou da morte. Aprenderam que a alegria dada por Jesus, a verdadeira, é mais que euforia, sentimento ou emoção. É vida e salvação nele. Amemos, pois, um pouco mais a nosso Senhor.

Fonte: Editora Santuário

Que vossa tristeza se converta em alegria

Meus irmãos e minhas irmãs,

Ser fiel a Cristo é ser fiel ao Pai. Junto Dele não há obstáculos que não sejam vencidos, pois Jesus fica do nosso lado nos momentos mais difíceis de nossa vida. Isso era o grande motivo por os discípulos não se deixarem levar pelas dificuldades, mas sim pela missão e pelo amor incondicional ao Senhor. A alegria do Evangelho é inconfundível, incomparável e, por isso, é grande o consolo de Cristo a seus apóstolos: “vós ficareis tristes, mas vossa tristeza se transformará em alegria”. Essa era a realidade dos apóstolos, dos santos e de todos os cristãos que são fiéis a Cristo. Santa Rita de Cássia, nascida na Itália, em 1381, percorreu o caminho da perfeição e conheceu de perto o sofrimento que se apresenta de formas diferentes. Essa santa mulher nunca perdeu a confiança em nosso Senhor. Sentido a proximidade de sua morte, o perdão por suas falhas, negligência e descuidos, ela confiou na Misericórdia Divina e, quando ofereceram a ela as rosas colhidas no inverno, ela sorriu reconhecendo o Dom de Deus. Santa Rita ensina, aos que andam apressados e preocupados com tantas coisas, que sempre estaremos sob o amor sincero e verdadeiro de Deus.

Frase do dia: “Oh, amado Jesus! Aumenta minha paciência, na medida que aumenta meus sofrimentos” Santa Rita de Cássia.

Ave Maria...

Recebam a bênção de Deus Todo-poderoso Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Chico Silveira, do programa Recado de Vida, da Rádio Imaculada.

Liturgia: 22 de Maio de 2020

Últimas Velas dos Mílites
Vejas as últimas velas que os Mílites acenderam em nosso portal online
  • harmonia

    cvm

  • QUERIDO SÃO FRANCISCO GRATIDÃO ETERNA...

    CARLA

  • QUERIDOS SÃO COSME E SÃO DAMIÃO GRATI...

    CARLA

  • QUERIDA RAINHA DOS MARES IEMANJA GRAT...

    CARLA

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.