12ª Semana do Tempo Comum
Cor litúrgica: Verde | Ano A
2Rs 19,9b-11.14-21.31-35a.36
Leitura do Segundo Livro dos Reis.
Naqueles dias, 9bSenaquerib, rei da Assíria, enviou de novo mensageiros a Ezequias para dizer-lhe: 10Não te seduza o teu Deus, em quem confias, pensando: Jerusalém não será entregue nas mãos do rei dos assírios. 11Porque tu mesmo tens ouvido o que os reis da Assíria fizeram a todas as nações e como as devastaram. Só tu te vais salvar?”
14Ezequias tomou a carta da mão dos mensageiros e leu-a. Depois subiu ao templo do Senhor, estendeu a carta diante do Senhor 15e, na presença do Senhor, fez a seguinte oração: “Senhor, Deus de Israel, que estás sentado sobre os querubins! Tu és o único Deus de todos os reinos da terra. Tu fizeste o céu e a terra. 16Inclina o teu ouvido, Senhor, e ouve. Abre, Senhor, os teus olhos e vê. Ouve todas as palavras de Senaquerib, que mandou emissários para insultar o Deus vivo. 17É verdade, Senhor, que os reis da Assíria devastaram as nações e seus territórios; 18lançaram os seus deuses ao fogo, porque não eram deuses, mas obras das mãos dos homens, de madeira e pedra; por isso os puderam destruir. 19Mas agora, Senhor, nosso Deus, livra-nos de suas mãos, para que todos os reinos da terra saibam que só tu, Senhor, és Deus”.
20Então Isaías, filho de Amós, mandou dizer a Ezequias: “Assim fala o Senhor, Deus de Israel: Ouvi a prece que me dirigiste a respeito de Senaquerib, rei da Assíria. 21Eis o que o Senhor disse dele: A virgem filha de Sion despreza-te e zomba de ti. A filha de Jerusalém meneia a cabeça nas tuas costas. 31Pois um resto sairá de Jerusalém, e sobreviventes, do monte Sião. Eis o que fará o zelo do Senhor todo-poderoso.
32Por isso, assim diz o Senhor acerca do rei da Assíria: Ele não entrará nesta cidade, nem lançará nenhuma flecha contra ela, nem a assaltará com escudo, nem a cercará com trincheira alguma. 33Pelo caminho, por onde veio, há de voltar, e não entrará nesta cidade, diz o Senhor. 34Protegerei esta cidade e a salvarei em atenção a mim mesmo e a meu servo Davi”.
35aNaquela mesma noite, saiu o Anjo do Senhor e exterminou no acampamento assírio cento e oitenta e cinco mil homens. 36Senaquerib, rei da Assíria, levantou acampamento e partiu. Voltou para Nínive e aí permaneceu.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.
Salmo 47
— O Senhor estabelece sua cidade para sempre.
— O Senhor estabelece sua cidade para sempre.
— Grande é o Senhor e muito digno de louvores na cidade onde ele mora; seu Monte santo, esta colina encantadora, é a alegria do universo.
— Monte Sião, no extremo norte situado, és a mansão do grande Rei! Deus revelou-se em suas fortes cidadelas um refúgio poderoso.
— Recordamos, Senhor Deus, vossa bondade em meio a vosso templo; com vosso nome vai também vosso louvor aos confins de toda a terra.
Mt 7,6.12-14
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 6“Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos; para que eles não as pisem com o pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem. 12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas. 13Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! 14Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram”!
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Fonte: Editora Santuário
O caminho de Jesus
Meus irmãos e minhas irmãs,
O Evangelho de hoje trata de um convite ao discernimento. À primeira vista, as palavras de Jesus parecem enigmáticas, até mesmo duras, quando diz que não se devia dar coisas santas aos cães e aos porcos. Naquela época, isso queria dizer que as pessoas deveriam tomar o cuidado de não profanar o que é santo e agir com discernimento e prudência. Por isso, a “regra de ouro”, conhecida tanto no universo bíblico como no extra bíblico, rege um bom comportamento e é indicada para que todos nós a sigamos. Basicamente, ela pode ser considerada uma variante do amor que representa o dever de cada um tratar os outros como gostaria que fosse tratado. Tal regra, unida ao amor de Deus e presidido por ele, é a plenitude de toda a Escritura.
Dando continuidade ao tema do Evangelho, do que se trata a porta que Jesus mencionou? A mensagem deixada por Ele, que deve ser posta em prática pelos discípulos, refere-se ao próprio Jesus como o caminho: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6); e igualmente a porta: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim será salvo” (Jo 10,7).
Para nós que cremos, o acesso ao Mistério de Deus e ao Seu Reino só é possível através de Jesus Cristo, mediador entre o céu e a terra. Essas palavras podem parecer duras, mas não há dúvida de que Jesus tem razão. Não podemos ser ingênuos, impertinentes e apressados em nosso apostolado, isto é, até mesmo para não prejudicar os que queremos ajudar, precisamos escolher o momento, preparar o terreno, adaptar a linguagem e proceder gradualmente para que, aos poucos, sejam conquistados pelo amor e pela verdade.
Jesus é claro em Seu ensinamento: “Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles.” (Mt 7,12); por isso, é preciso nos relacionarmos com sinceridade de coração. Em cada momento de nossa vida, temos a oportunidade de viver o dinamismo do amor, praticar a paciência e ter atitudes de perdão e compreensão. Nada supera a alegria do amor e a liberdade que ele nos dá. Deus nos criou para sermos felizes, para vivermos felizes, e é isso que faremos!
Frase do dia: “Por vezes uma palavra, um sorriso amável é quanto basta para desanuviar uma alma entristecida.” Santa Teresinha do Menino Jesus
Ave Maria...
Recebam a bênção de Deus Todo-poderoso Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Chico Silveira, do programa Recado de Vida, da Rádio Imaculada.
Liturgia: 23 de Junho de 2020
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: