25 de Junho de 2020

12ª Semana do Tempo Comum

Cor litúrgica: Verde | Ano A

2Rs 24,8-17

Leitura do Segundo Livro dos Reis

8Joaquim tinha dezoito anos quando começou a reinar e reinou três meses em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Noestã, filha de Elnatã, de Jerusalém. 9E ele fez o mal diante do Senhor, segundo tudo o que seu pai tinha feito. 10Naquele tempo, os oficiais de Nabucodonosor, rei da Babilônia, marcharam contra Jerusalém e a cidade foi sitiada. 11Nabucodonosor, rei da Babilônia, veio em pessoa atacar a cidade, enquanto seus soldados a sitiavam.

12Então Joaquim, rei de Judá, apresentou-se ao rei da Babilônia, com sua mãe, seus servos, seus príncipes e seus eunucos. E o rei da Babilônia os fez prisioneiros.

Isto aconteceu no oitavo ano de seu reinado. 13Nabucodonosor levou todos os tesouros do templo do Senhor e do palácio real, e quebrou todos os objetos de ouro que Salomão, rei de Israel, havia fabricado para o templo do Senhor, conforme o Senhor havia anunciado. 14Levou para o cativeiro Jerusalém inteira, todos os príncipes e todos os valentes do exército, num total de dez mil exilados, e todos os ferreiros e serralheiros; só deixou a população mais pobre do país.

15Deportou Joaquim para a Babilônia, e do mesmo modo exilou de Jerusalém para a Babilônia a rainha-mãe, as mulheres do rei, seus eunucos e todos os nobres do país. 16Todos os homens fortes, num total de sete mil, os ferreiros e os serralheiros em número de mil, todos os homens capazes de empunhar armas, foram conduzidos para o exílio pelo rei da Babilônia. 17E, em lugar de Joaquim, ele nomeou seu tio paterno, Matanias, mudando-lhe o nome para Sedecias.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

Salmo 78

— Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos, ó Senhor!

— Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos, ó Senhor!

— Invadiram vossa herança os infiéis, profanaram, ó Senhor, o vosso templo, Jerusalém foi reduzida a ruínas! Lançaram aos abutres como pasto os cadáveres dos vossos servidores; e às feras da floresta entregaram os corpos dos fiéis, vossos eleitos.

— Derramaram o seu sangue como água em torno das muralhas de Sião, e não houve quem lhes desse sepultura! Nós nos tornamos o opróbrio dos vizinhos, um objeto de desprezo e zombaria para os povos e àqueles que nos cercam. Mas até quando, ó Senhor, veremos isto? Conservareis eternamente a vossa ira? Como fogo arderá a vossa cólera?

— Não lembreis as nossas culpas do passado, mas venha logo sobre nós vossa bondade, pois estamos humilhados em extremo. Ajudai-nos, nosso Deus e Salvador! Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos! Por vosso nome, perdoai nossos pecados!

Mt 7,21-29

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 22Naquele dia, muitos vão me dizer: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres? 23Então eu lhes direi publicamente: Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal.

24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!” 28Quando Jesus acabou de dizer estas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento. 29De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os mestres da lei.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Fonte: Editora Santuário

Colocar em prática a Palavra de Deus

Meus irmãos e minhas irmãs,

O Evangelho é sempre luz que ilumina os nossos passos, nossos caminhos, nossa casa, nossa vida e nosso coração. A Palavra de hoje é a conclusão do discurso feito sobre a montanha, que é levantado em Mateus 5,7. O tratamento a Deus por “Senhor, Senhor” revela, a princípio, uma relação de respeito ao Mestre. No Antigo Testamento, tal tratamento substituía, na leitura, o nome impronunciável de Deus. Depois, essa mesma expressão passará a ser atribuída a Jesus Cristo Ressuscitado.

Dando seguimento aos ensinamentos de Jesus no Evangelho de hoje, primeiramente, precisamos compreender que os discípulos não devem se orgulhar por ter Jesus como Mestre. Antes disso, é preciso pôr em prática Seus ensinamentos. Não são as palavras exageradas ou os louvores que determinam quem são os discípulos do Senhor, mas sim o engajamento no dinamismo da própria vida do Mestre, cujo o alimento é fazer a Vontade do Pai (Jo 4,34). Em outras palavras, é preciso que a Vontade de Deus se realize na vida do discípulo como se realizou na vida de Jesus.

O ensinamento seguinte de Jesus dá continuidade à vivência de Suas Palavras que são a Vontade de Deus. A solidez da vida cristã está em ouvir, em pôr em prática o que diz Jesus e viver os Seus valores. Essa exigência é evocada no livro do Deuteronômio (31,12), em que Moisés recomenda ao povo agir conforme a Lei. Jesus é, para o Evangelho de Mateus, verdadeiro e autêntico intérprete da Lei, porque Ele é Deus e Filho do Homem da Lei.

Jesus não nos anuncia uma teoria, algo que não possamos internalizar, pelo contrário, Ele nos apresenta verdades que só podem ser acolhidas se de fato começamos a viver como Ele nos propõe. Por isso, por detrás de cada palavra do Evangelho, está sempre o convite: converta-se e mude de vida! A conversão é uma grande graça que temos que pedir continuamente em nossos corações.

Assim, não são as palavras vazias que nos aproximam e agradam a Deus, mas a humildade, a sinceridade, a confiança, a busca sincera pelo Seu amor e Sua misericórdia. Nossa vida precisa estar enraizada em Cristo e, somente assim, os cristãos darão frutos verdadeiros para o Reino de Deus. Tanto o profeta como o discípulo são conhecidos pelos frutos que produzem. Sejamos, pois, discípulos de Cristo e profetas da esperança. Vivendo a Palavra de hoje, nos coloquemos no lugar do próximo, seja qual for a situação que ele estiver vivendo, desta forma poderemos viver melhor do lado do nosso irmão.

Frase do dia: “As pessoas, às vezes, machucam as outras pelo simples fato de estarem machucadas.” Charles Chaplin

Ave Maria...

Recebam a bênção de Deus Todo-poderoso Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Chico Silveira, do programa Recado de Vida, da Rádio Imaculada.

Liturgia: 25 de Junho de 2020

Últimas Velas dos Mílites
Vejas as últimas velas que os Mílites acenderam em nosso portal online
  • Peço ao sagrado coração de Jesus q de...

    Marilene Prado

  • Venda urgente da casa Léssia Ukrainka...

    Rossana

  • QUERIDO SÃO FRANCISCO GRATIDÃO ETERNA...

    CARLA

  • QUERIDOS SÃO COSME E SÃO DAMIÃO GRATI...

    CARLA

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.