30 de Junho de 2020

13ª Semana do Tempo Comum

Cor litúrgica: Verde | Ano A

Am 3,1-8; 4,11-12

Leitura da Profecia de Amós.

3,1Ouvi, filhos de Israel, a palavra que disse o Senhor para vós e para todas as tribos que eu retirei do Egito: 2“Dentre todas as nações da terra, somente a vós reconheci; por isso usarei o castigo por todas as vossas iniquidades. 3Se duas pessoas caminham juntas, não é porque estão de acordo? 4Se o leão ruge na selva, não é porque encontrou a presa? Se no covil rosna o filhote do leão, não é porque agarrou sua parte?

5Acaso, sem armadilha, se prende uma ave no chão? Acaso dispara a armadilha, antes de capturar a presa? 6Se ressoa na cidade o toque da trombeta, não fica a população apavorada? Se acontece uma desgraça na cidade, não foi o Senhor que fez? 7Pois nada fará o Senhor Deus, que não revele o plano a seus servos, os profetas. 8Ruge o leão, quem não terá medo? Falou o Senhor Deus, quem não será seu profeta?”

4,11“Eu arrasei-vos, como arrasei Sodoma e Gomorra, e ficastes como um tição, retirado da fogueira; e, contudo, não voltastes para mim”, diz o Senhor. 12Por isso, assim te tratarei, Israel; e, porque sabes como te vou tratar, prepara-te, Israel, para ajustar contas com o teu Deus.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

Salmo 5

— Na vossa justiça, guiai-me, Senhor!

— Na vossa justiça, guiai-me, Senhor!

— Não sois um Deus a quem agrade a iniquidade, não pode o mau morar convosco; nem os ímpios poderão permanecer perante os vossos olhos.

— Detestais o que pratica a iniquidade e destruís o mentiroso. Ó Senhor, abominais o sanguinário, o perverso e enganador.

— Eu, porém, por vossa graça generosa, posso entrar em vossa casa. E, voltado reverente ao vosso templo, com respeito vos adoro.

Mt 8,23-27

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 23Jesus entrou na barca, e seus discípulos o acompanharam. 24E eis que houve uma grande tempestade no mar, de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas. Jesus, porém, dormia.

25Os discípulos aproximaram-se e o acordaram, dizendo: “Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!” 26Jesus respondeu: “Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?” Então, levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria. 27Os homens ficaram admirados e diziam: “Quem é este homem, que até os ventos e o mar lhe obedecem?”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Fonte: Editora Santuário

O mar agitado

Meus irmãos e minhas irmãs,

Durante a travessia para a outra margem, os discípulos foram surpreendidos por um vento forte que agita o mar e levanta as ondas que invadem o barco. No contexto bíblico, o mar evoca o mal e a morte.

Contudo, sabe-se que o medo é contrário à fé; e, nessa situação, os discípulos estavam apavorados. A tempestade devia estar forte, porque até os pescadores mais experientes se apavoraram. Enquanto isso, Jesus dormia, pois Ele esperava que os discípulos tivessem confiança, uma vez que só será livre para segui-lo quem superar o medo da morte e do mal.

Jesus, então, domina e faz acalmar o mar (Salmo 68). Quando Jesus acorda, Ele repreende o vento e o mar como se tivesse expulsando o demônio (Mc 11,21-28). A Sua voz fez grande calmaria. Na interpretação do Evangelho de hoje, o sono de Jesus pode representar a morte, enquanto o Seu despertar representa a ressurreição, da qual surge O Vitorioso sobre mal e a morte.

Não foi pelo medo natural que Jesus repreendeu Seus discípulos. Ele ensina que, na turbulência da travessia, o Senhor está presente e atento às ameaças que a Sua Igreja sofre. Ele é o nosso socorro e salvação, podemos confiar nele.

Os discípulos e nós não podemos ser fracos na fé. Por maiores que sejam os perigos, devemos ter confiança em Deus, certos de que Ele sempre nos protegerá para que nada nos afaste dele. Assim, nem a morte pode impedir nossa felicidade, afinal, não é a verdade temporal que vai se sobrepor à verdade eterna. Tudo passa, até a tormenta, menos a Palavra do Senhor.

Frase do dia: “Todos estamos matriculados na escola da vida, onde o mestre é o tempo” Cora Coralina.

Ave Maria...

Recebam a bênção de Deus Todo-poderoso Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Chico Silveira, do programa Recado de Vida, da Rádio Imaculada.

Liturgia: 30 de Junho de 2020

Últimas Velas dos Mílites
Vejas as últimas velas que os Mílites acenderam em nosso portal online
  • QUERIDO SÃO FRANCISCO GRATIDÃO ETERNA...

    CARLA

  • QUERIDOS SÃO COSME E SÃO DAMIÃO GRATI...

    CARLA

  • QUERIDA IEMANJA RAINHA DOS MARES GRAT...

    CARLA

  • QUERIDAS 13 ALMAS GRATIDÃO ETERNA TE ...

    CARLA

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.