31 de Maio de 2020

Solenidade de Pentecostes

Cor litúrgica: Vermelho | Ano A

At 2,1-11

Leitura dos Atos dos Apóstolos:

1Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. 2De repente, veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania, que encheu a casa onde eles se encontravam. 3Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. 4Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os inspirava.

5Moravam em Jerusalém judeus devotos, de todas as nações do mundo. 6Quando ouviram o barulho, juntou-se a multidão, e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua. 7Cheios de espanto e admiração, diziam: “Esses homens que estão falando não são todos galileus? 8Como é que nós os escutamos na nossa própria língua? 9Nós que somos partos, medos e elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, 10da Frígia e da Panfília, do Egito e da parte da Líbia próxima de Cirene, também romanos que aqui residem; 11judeus e prosélitos, cretenses e árabes, todos nós os escutamos anunciarem as maravilhas de Deus na nossa própria língua!”

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

Salmo 103

— Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai.

— Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai.

— Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande! Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras! Encheu-se a terra com as vossas criaturas!

— Se tirais o seu respiro, elas perecem e voltam para o pó de onde vieram. Enviais o vosso espírito e renascem e da terra toda a face renovais.

— Que a glória do Senhor perdure sempre, e alegre-se o Senhor em suas obras! Hoje lhe seja agradável o meu canto, pois o Senhor é a minha grande alegria!

1Cor 12,3b-7.12-13

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

Irmãos: 3bNinguém pode dizer: Jesus é o Senhor, a não ser no Espírito Santo. 4Há diversidade de dons, mas um mesmo é o Espírito. 5Há diversidade de ministérios, mas um mesmo é o Senhor. 6Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos. 7A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum. 12Como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo. 13De fato, todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num único Espírito, para formarmos um único corpo, e todos nós bebemos de um único Espírito.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

Jo 20,19-23

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. 20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. 22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Fonte: Editora Santuário

Festa de Pentecostes

Meus irmãos e minhas irmãs,

Apesar de alguns discípulos terem afirmado que tinham visto Jesus vivo, naquele início de noite, todos os outros estavam com medo trancados dentro de uma casa. Eles não compreendiam o ocorrido e não tinha ideia do futuro. Assim, de repente, Jesus estava entre eles. Era Ele mesmo, não uma ilusão ou um fantasma. Imaginem a alegria que inundou aquele lugar e o sorriso de espanto de todos… Jesus porém logo anunciou: “Eu vos dou o sopro da vida que vos transformará. Eu vos envio para continuar minha missão e para levar a libertação do pecado”. Desta forma, os que estavam ali presentes não eram mais simplesmente mensageiros, eles agora agiriam em nome próprio. Jesus chamou-os para serem agentes da salvação e da transformação. Hoje essa missão foi confiada a nós, discípulos enviados. A força da redenção não é mais marcada pelo sofrimento, mas pelo dom que é dado em abundância e acolhido com alegria. No dia da ressurreição, no início da noite, nova luz é acesa para os apóstolos assustados. Ainda no momento de dor dos discípulos, Jesus se pôs no meio deles e fez a saudação da paz total a todos. Mostrou as mãos e o lado para dizer que o ressuscitado era o mesmo que fora crucificado. Era Ele mesmo! Então, Jesus deu o dom da missão: “Como o pai me enviou, assim também eu vos envio” (Jo 20,21). Contudo, a missão do nosso Salvador continua agora, e somos nós os seus discípulos que vão anunciar as maravilhas, a bondade, a misericórdia e o amor de Deus. Ele viu os discípulos, mas viu a cada um de nós. Ao soprar sobre eles, Jesus reproduziu e fez novo o gesto que Deus fez quando criou o primeiro homem, Adão. Jesus soprou e deu ao homem a vida eterna e o tornou homem espiritual. O novo povo de Deus reúne pessoas de todas as nações. Todas as línguas são aptas para transmitir a mensagem do Evangelho e as maravilhas de Deus. O Espírito Santo dá força para anunciar com fervor a verdade do Senhor. Peçam, orem, clamem ao Espírito Santo. Decidam hoje como vocês vão participar da vida e da Palavra de Deus nesse dia de Pentecostes.

Frase do dia: “Mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas” Atos dos Apóstolos 1,8.

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação.Por Cristo Senhor Nosso. Amém!

Ave Maria...

Recebam a bênção de Deus Todo-poderoso Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Chico Silveira, do programa Recado de Vida, da Rádio Imaculada. 

Liturgia: 31 de Maio de 2020

Últimas Velas dos Mílites
Vejas as últimas velas que os Mílites acenderam em nosso portal online
  • Peço saúde e proteção para minha fam...

    Amália Carolina

  • Agradecer pela graça recebida, e peço...

    Salete Marafon Piva

  • QUERIDO SÃO FRANCISCO GRATIDÃO ETERNA...

    CARLA

  • QUERIDOS SÃO COSME E SÃO DAMIÃO PROTE...

    CARLA

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.