Por Espiritualidade Em Santos

A conversão urgente de Santo Expedito

Vamos conhecer um pouquinho sobre Santo Expedito, o santo das causas urgentes




Por Leandro de Aguiar e Sandra Canabarro

Olá, caros jovens mílites, paz e bem. Esperamos que tenham tido um ótimo último mês de santidade. Santo Expedito é conhecido por ser santo das causas urgentes por conta de sua conversão que ocorreu de forma urgente, em um momento de luta contra uma sugestão do inimigo de Deus. Santo Expedito levava uma vida devassa, mas um dia, tocado pela graça de Deus, vendo uma grande luz, tudo mudou.

Conta-nos a história que Santo Expedito, que era pagão e soldado da guarda do imperador Diocleciano, tomou o firme propósito de ser totalmente de Deus. Naquele momento o tentador, em forma de corvo, lhe sugeriu gritando: “crás, crás, crás”, palavra latina que significa amanhã, induzindo Santo Expedito a deixar sua conversão para depois. Mas Santo Expedito pisoteou e esmagou o corvo, e com um grande grito exclamou: “hodie”, que quer dizer hoje, é agora, nada de protelações, é pra já!

Que possamos dar o passo definitivo de nossa conversão gritando, com nosso coração: hoje, hoje, hoje. Que não deixemos para amanhã, para a próxima segunda-feira ou para próxima vez que formos nos confessar. Precisamos pedir a Deus, a exemplo de Santo Expedito, a graça de nosso “hodie”, do nosso sim verdadeiro e sem protelações, sem mais adiamentos.

O genro do imperador Deocleciano se chamava Galero e, incitado por sua mãe, queria abolir para sempre o cristianismo do Império, difundindo calúnias. Diocleciano empreendeu, então, a exterminação sistemática dos cristãos, envolvendo, inclusive, os membros de sua própria família e os servidores de seu palácio.

Por ser da guarda do imperador, Santo Expedito não poderia ser cristão e, por este motivo, foi entregue ao imperador que lhe permitiu negar sua fé e continuar vivo. Nosso grande exemplo de mudança de vida urgente preferiu o martírio ao invés de negar sua fé em Jesus. Foi morto na Armênia em 19 de abril do ano de 303.

Os santos de nossa Igreja devem ser nossos grandes exemplos de vida, santidade e caminho para o céu, mas, acima de tudo, os santos de nossa amada Igreja, das mais diversas, simples ou impensáveis formas, nos ensinam o caminho do Coração de Jesus, a amar de verdade Nosso Senhor Jesus Cristo. Jovem mílite, qual é seu “hodie”? Qual é seu grito do coração para hoje?

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Santos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.