Por Marta Romero Em São José Atualizada em 17 SET 2021 - 12H09

Novena em honra a São José: Primeiro dia

No primeiro dia de oração da Novena, vamos pedir a Deus pela saúde física, emocional e espiritual




Acompanhe diariamente a Novena em honra a São José, de 10 a 18 de março, pela Rádio Imaculada 1490 AM, na Grande São Paulo e filiais, com Frei Gilson Miguel Nunes, OFM Conv., às 1h30, 18h30 e 22h45. É possível acessar aqui ou pelo aplicativo Milícia da Imaculada.

A novena é oportunidade para pedir graças, por intercessão do pai adotivo de Jesus, e aprender de São José as virtudes daquele que foi escolhido para ser o pai adotivo de Jesus. 

Novena a São José

Em 1870, o Papa Pio IX proclamou São José “Patrono da Igreja” e a partir de então, ele passou a ser cultuado no dia 19 de março. A Igreja sempre venerou São José e nos recomenda à sua intercessão.

São José foi escolhido por Deus para ser pai nutrício de Nosso Senhor e esposo da Virgem Imaculada. Tendo sido responsável pelo sustento da Sagrada Família, é padroeiro dos trabalhadores e protetor das famílias e padroeiro da boa morte.

Rezemos pelas intenções do Santo Padre o Papa e especialmente pelos cristãos do mundo inteiro que são perseguidos por causa da sua fé.

Com muita fé e confiança iniciemos:

Pelo sinal da + Santa Cruz, livrai-nos Deus + Nosso Senhor, dos nossos + inimigos. Em nome do + Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Vamos invocar o Espírito Santo de Deus:

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

Oração inicial (para todos os dias):

Deus e Senhor meu, Uno e Trino, Pai, Filho e Espírito Santo creio que estou em Vossa soberana presença agora, quando pretendo consagrar a São José esta novena.
Adoro-Vos com todo o meu coração, porque sois infinitamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas. Adoro-Vos com toda a intensidade de que sou capaz e arrependo-me dos muitos pecados que fiz contra Vossa Divina Majestade.
Quero, nesta novena, aprender as virtudes que, com tanta perfeição, praticou o glorioso Patriarca São José e alcançar, por sua intercessão, as graças de que tanto preciso. Senhor, quem sou eu para me atrever a comparecer diante de Vossa presença?
Conheço a deficiência de meus méritos e a multidão de meus pecados, pelos quais não mereço ser ouvido em minhas orações, mas o que não mereço merece-o o pai nutrício de Jesus; o que não posso, ele pode. Venho, portanto, com toda a confiança, implorar a divina clemência, não fiado em minha fraqueza, mas no poder e valimento de São José. Amém.

Oração a Nossa Senhora (todos os dias):

Santíssima Virgem Imaculada esposa castíssima de São José, assisti-me nestes momentos que dedico ao culto de vosso glorioso esposo. Sem vosso auxílio, como eu poderia honrar dignamente o varão justo a quem vós dedicastes trinta anos de vossa vida? Nem sei, nem posso honrá-lo como ele merece; por isso venho a vós para que completeis o que a mim me falta, e façais por ele o que eu não sei fazer. Ajudai-me, Senhora, em minhas orações, para que sejam favoravelmente atendidas, pela intercessão e valimento do vosso Santo Esposo.

Primeiro dia da novena

Hoje rezemos pela saúde física, emocional e espiritual

Dou graças à Santíssima Trindade, Santíssimo São José, pelos muitos privilégios, méritos e virtudes com que vos enriqueceu e, principalmente, pelo grande e singularíssimo mérito a poucos concedido de ter sido santificado no ventre de vossa mãe e confirmado em graça. Que alegria para vosso coração ver-vos livre do pecado, que é a única coisa que desagrada a Deus Filho, que vos chamava de pai! Que graças destes à Trindade Beatífica por esse tão assinalado privilégio! Eu vos felicito, com todo o meu coração, pela inocência incomparável que tivestes desde antes de nascer e pela graça a amizade particular com que o mesmo Deus vos distinguiu.
Por esse privilégio e pela grande alegria que Ele vos causou, suplico-vos, ó meu querido pai, que me alcanceis de Deus um grande ódio ao pecado, grande amor às virtudes e à minha salvação eterna. E como creio que a graça que desejo conseguir nesta novena será benéfica à minha salvação, tenho inteira confiança de que a alcançareis por vossa poderosíssima intercessão; todavia, se minha oração não for bem dirigida, endireitai-a e rogai ao boníssimo Deus por mim. Amém.
(Neste momento, peça a graça que necessita conseguir)
Para melhor alcançar as graças pedidas, rezaremos sete vezes o Pai-nosso, a Ave-Maria e o Glória-ao-Pai em honra das alegrias e dores do glorioso patriarca.

Oração final para todos os dias:

Lembrai- vos, ó puríssimo Esposo da Virgem Maria, ó meu doce Protetor São José, que jamais se ouviu dizer que alguém tivesse invocado vossa proteção, implorando vosso socorro e não fosse por vós consolado.
Com grande confiança, venho à vossa presença recomendar-me fervorosamente a vós. Não desprezeis as minhas súplicas, ó pai adotivo do Redentor, mas dignai-vos acolhê-la piedosamente. Assim seja!

Eis que o Anjo do Senhor manifestou-se a ele em um sonho, dizendo: ‘José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, pois o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e tu o chamarás com o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos seus pecados’. (…) José, ao despertar do sono, agiu conforme o Anjo do Senhor lhe ordenara e recebeu em sua casa sua mulher (Mateus 1,21-24).

V. Rogai por nós, José santíssimo.

R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos:

Ó Jesus, que por uma inefável providência, dignastes-Vos escolher o bem-aventurado esposo de Vossa Mãe Santíssima; concedei-nos que aquele mesmo que veneramos como protetor, mereçamos tê-lo no céu por nosso intercessor. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém.
Valei-me, São José! Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado. Salve Maria Imaculada!

Divulgue a Novena a quem você sabe que se alegraria em rezar a São José:

Dom Dimas aponta as virtudes de São José. A cada dia, uma reflexão preparada pela TV Imaculada, nesta novena em preparação à festa de São José, custódio da Virgem Maria e do Menino Jesus:

Confira a Novena de São José completa aqui

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marta Romero, em São José

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.