A palavra ladainha vem do grego e significa súplica
Por Paulo Teixeira Em Vida Espiritual

Ladainha: História e espiritualidade

A palavra ladainha vem do grego e significa súplica

Padre Clemilson Teodoro

A correria dos dias de hoje, a falta de tempo para o diálogo, a comunicação cada vez mais intermediada por tecnologias, poucas palavras precisam informar muitas coisas, ditam o ritmo da vida e quase sempre a qualidade dos nossos relacionamentos. Neste contexto, algumas palavras acabam perdendo o significado originário e são usadas para indicar outro sentido. A palavra ladainha passou por este processo de transformação. É comum escutar expressões como “lá vem novamente com a mesma ladainha”, ou “aquela pessoa me cansa com a ladainha insuportável de lamentação”. 




A palavra ladainha vem do grego e significa súplica. É um modo de oração suplicante, formada por invocações simples e breves, rezada nas procissões penitenciais. A repetição lhe dá o tom de intensidade; é oração de quem se encontra em situação de emergência e faz seu pedido com insistência, simplicidade e confiança.

A repetição frequente do Kyrie Eleison provavelmente foi a forma original da oração em forma de ladainha, usada antigamente na Igreja da Ásia e de Roma. Um decreto do ano 529 dizia: “Deixe que o belo costume de todas as províncias do Oriente e da Itália seja mantido (...) cantar com devoção o Kyrie Eleison (...), porque tão agradável e doce canto nunca poderia produzir fadiga”. O número das repetições dependia do presidente da celebração.

No século V, as devoções cristãs começaram a se tornar públicas e realizadas frequentemente com procissões, cantando títulos do Cristo e invocações aos santos, especialmente nos dias em que eram celebradas as festas pagãs. Por volta do ano 590, quando uma epidemia devastou a cidade de Roma, o então papa Gregório Magno exortou os cristãos de Roma à oração, numa grande ladainha penitencial até a Basílica de Santa Maria Maior, para pedir proteção. Na Igreja Oriental, a ladainha faz parte da celebração litúrgica. É oração de intercessão e perdão baseada no salmo 50. A Igreja Latina canta a ladainha dos santos nas solenidades e no rito do sacramento da ordem.

Orações em forma de ladainha são encontradas na bíblia. O louvor das criaturas no livro de Daniel (Dn 3,51-90) é a ladainha mais conhecida no antigo testamento: a criação se une num coro de louvor bendizendo a Deus Criador; o salmo 148, nesta mesma linha, é uma repetição de louvores a Deus pela criação: o salmista convida todas as coisas criadas a louvar a Deus; também o salmo 136 convida o povo, em forma de repetição, a dar graças ao Senhor “porque eterna é a sua misericórdia”. Este modo de oração coloca toda a criação numa celebração litúrgica em que o homem reconduz as criaturas ao Criador.

A ladainha é um modo de rezar que demonstra nossa comunhão com Deus, com os irmãos de fé, que participam da plenitude da glória do Pai. Recorremos a Maria dizendo títulos expressivos que nascem do nosso coração. É um modo simples de rezar, carregado de confiança. Apesar de não compreender o significado de muitas invocações, o povo de Deus sente, na repetição das invocações, a presença, isto já é suficiente. Na oração da ladainha, a beleza e a plenitude acolhem nossa miséria e confiança, na invocação de nossos irmãos e irmãs de fé, que agora participam da plenitude da glória de Deus, na recordação dos títulos e louvores que a Igreja dedica à mãe de Jesus, em nossa abertura confiante à comunhão.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Últimas Velas dos Mílites
Vejas as últimas velas que os Mílites acenderam em nosso portal online
  • minha inyencoes pra melhora a siyuaçã...

    benilda

  • Salve Maria Imaculada!! Minha mae Mar...

    Lilian Galina

  • Peço pela visão da minha mãe que está...

    MARIA DE LOURDES MARIM DOS SANTOS

  • DEUS TODO PODEROSO JESUS CRISTO PARÁC...

    ELAINE

Receba todas as novidades

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Paulo Teixeira, em Vida Espiritual

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.