MI

28 anos da Rádio Imaculada

Mais do que uma emissora, uma missão está no ar

Paulo Teixeira

Escrito por Paulo Teixeira

10 MAI 2023 - 00H00 (Atualizada em 11 MAI 2023 - 16H38)

São Maximiliano Kolbe fundou a Milícia da Imaculada. Deu vida a uma iniciativa que visa difundir o bem e combater o mal, sob a condução de Maria Imaculada. São Maximiliano, logo no início de sua missão, viu a importância de usar de todos os meios lícitos para “conquistar o mundo a Cristo pela Imaculada”. Hoje, como Kolbe, seguimos com as revistas da Milícia da Imaculada apesar dos desafios para impressão. Você tem esta revista impressa, mas também existe a publicação digital sempre disponível aqui. Hoje nós damos continuidade àquele serviço de evangelização que foi interrompido pela Segunda Guerra Mundial, quando Kolbe iniciou os testes para uma emissora de rádio.

Nós, há quase 30 anos tornamos realidade o sonho do santo com a Rádio Imaculada. São Maximiliano é nosso inspirador e indica caminhos atualizados e os melhores meios para comunicar o Evangelho como a nova programação da Rádio Imaculada. “Fizemos uma longa pesquisa e também um caminho de discernimento espiritual com os freis para oferecermos o mesmo conteúdo de fé com um melhor formato. Fizemos algumas adequações para fortalecer os momentos religiosos como o Terço da Misericórdia que passou para às 15h; a hora da Ave-Maria, às 6h e às 18h, agora contam com o Rosário; e preparamos um grupo de oração especial, pelo rádio, nas tardes de domingo”, destaca Karina Fonseca da equipe de produção. O Padre Marcelo Rossi voltou para a programação, o programa do Frei Sebastião, agora, também é transmitido pela TV Imaculada, e os programas do Padre Denis-Ricard e do Padre PH, além do final de semana, são transmitidos durante a semana. “Compreendemos a rotatividade de público própria da rádio e adequamos os horários e dias dos programas para que as pessoas possam aproveitar melhor”, explica a produtora Karina Fonseca.

Nova parabólica digital

Um caminho evangelizador que São Maximiliano não sonhou, mas que se encantaria, é a televisão. No Brasil, em 2000, surgiu um canal consagrado a Nossa Senhora. A TV Imaculada é uma realidade, em Campo Grande - MS, há duas décadas, e um sonho para mílites de todo o Brasil. Mas, agora, a TV poderá ser vista por todos graças ao novo sistema de antenas parabólicas. Alessandra Kanashiro, da TV Imaculada, explica como: “Devido ao novo sinal de internet chamado de 5G, as antenas parabólicas normais, aquelas redondas, grandes, com uma tela furadinha, podem sofrer muitas interferências e precisam ser trocadas. A antena nova é chamada de parabólica digital e o receptor deve ser específico para banda KU. Aí chega uma bênção de Deus! A nova parabólica vai transmitir a TV Imaculada para todo o Brasil. Uma maravilha! Em cada lar com uma parabólica digital poderá ser sintonizada a TV Imaculada. As pessoas já acompanham em Campo Grande – MS, muitas também pelo aplicativo, e, agora, pela nova parabólica, serão milhares de novos telespectadores”. As famílias inscritas no CadÚnico e que recebem algum benefício do Governo Federal, poderão fazer, gratuitamente, a substituição da parabólica antiga para a digital.

Migração para FM

Mais de 20 anos depois do martírio de Kolbe, a Igreja Católica fez uma confissão profunda. No documento Inter Mirifica do Concílio Vaticano II está escrito que “a Igreja se sentiria culpada, diante de seu Senhor, se não usasse os meios de comunicação para a evangelização”. Este pensamento da Igreja ilumina para nós o sentido da intuição mística de São Maximiliano e também nós devemos nos empenhar para modernizar os sistemas de transmissão para sermos fiéis ao nosso compromisso de evangelização. Um desafio importante que se coloca no atual contexto é a migração da Rádio Imaculada 1490 AM para FM. Passando para FM garante-se uma melhor qualidade de áudio, além da recepção da programação nos aparelhos celulares. Assim como a digitalização das emissoras de televisão, as rádios que, até então, operam em AM se viram na obrigatoriedade de manifestar se havia interesse ou não em passar por esse processo. Infelizmente, muitas emissoras acabaram não aderindo à migração devido ao alto custo para realizar tal ação. Para que as emissoras operem na nova frequência, além dos custos com documentos na ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) são necessários: o aluguel de um novo espaço físico (caso na própria emissora não comporte a instalação da torre e antena) e a troca de todos os equipamentos de transmissão. E não para por aí: nos grandes centros, onde concentram-se um considerável número de faixas FM, foi-se necessário ampliar o número de faixas de transmissão, para que todas as emissoras fossem contempladas. É o caso da Rádio Imaculada 1490 AM que, estando na Grande São Paulo, irá operar na chamada ‘faixa estendida’, compreendendo o espaço entre 76.1 MHz até 87.5 MHz (antigos canais 5 e 6 da TV analógica). Será transmitida nos 81,5 FM e, para ser sintonizada, o ouvinte precisará possuir um rádio que contenha a recepção na faixa estendida”, explica Nelson Henrique Batistote, coordenador do Núcleo de Produção de Transmissão de Conteúdo.

Missão de Evangelizar

São Maximiliano Kolbe deu passos audaciosos, para a sua época, com a segurança do discernimento místico que indicava caminhos, até, então, pouco trilhados para a evangelização. Agora são necessários outros passos, grandes e difíceis, como aponta Nathalia Silva, gerente de marketing: “A Milícia da Imaculada tem muitos desafios e um dos mais específicos é a resiliência, a possibilidade de se adequar, se reinventar, sem perder as raízes e nem renunciar aos valores que dão vida para essa obra de evangelização”. Nathalia exemplifica: “Para o sustento financeiro, por exemplo, na década de 1990 havia a campanha do real que pedia apenas um real dos fiéis na porta das paróquias. Hoje, as pessoas não têm mais moedas nos bolsos, precisamos de uma chave pix para as doações. Por aí a gente percebe as transformações que o mundo passa e que nossa obra também deve passar. Há muitos desafios para manter essa obra, mas o desejo de evangelizar ele é permanente. As pessoas mudam com seus hábitos, costumes e escolhas, e nós temos, também que nos adaptar porque as pessoas mudam, mas não abrem mão de contribuir com a evangelização”. A Milícia da Imaculada é da Igreja, é de São Maximiliano, é do Frei Sebastião, é dos mílites, é de quem assume a missão de evangelizar. Vamos, juntos, nesta grande aventura, superar os desafios animados pelo ideal da Imaculada.

Fonte: O Mílite

Escrito por
Paulo Teixeira
Paulo Teixeira

Jornalista formado na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), atua como editor responsável das revistas O Mílite e Jovem Mílite há mais de quatro anos. É autor do livro "A comunicação na América Latina".

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por MI, em MI

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.