Por Túlia Savela Em A Santa Missa Atualizada em 06 MAI 2020 - 15H57

6 perguntas para sair do comodismo espiritual

A cada dia o sol nasce do mesmo jeito, mas Deus nos sacode com Sua Palavra porque quer que se viva de um jeito novo, sob a luz que é Jesus. Confira a homilia de hoje, com Frei Sebastião, na sede da MI




"Vamos tornar cada dia algo de novo, iluminado pela oração", convida Frei Sebastião. Deus não quer que nos acomodemos na vida. Essa frase pode ser um resumo da homilia de hoje, no Santuário Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, na sede da Milícia da Imaculada, em São Bernardo do Campo - SP, proferida pelo Frei Sebastião Benito Quaglio, OFM Conv., reitor do mesmo e responsável pelo carisma da MI em âmbito mundial.

O frade convidou, no início da celebração, que encontremos descanso em Jesus, porque Ele é a luz que nos faz ver a cruz com amor. Chamou os fiéis a se voltarem diariamente à Santa Missa para reforçar sua identidade de fé diante dos desafios da vida. Você acompanha a celebração aqui a partir dos 15 minutos iniciais do vídeo.

Seis perguntas para sair do comodismo espiritual

Em sua homilia, ensinou algumas perguntas que podemos fazer a nós mesmos para não se permitir buscar um conforto que paralisa e mata, para sair do comodismo espiritual: "Como é que você se sente? O que você queria? E se pergunte: O que é que Jesus me ensina? Como é que, hoje, eu deveria viver? Como Ele quer que eu viva? O que eu devo fazer?". Frisou a dinâmica cristã apresentada na Primeira Leitura e insistiu, ao comentar o Evangelho, que não devemos permitir que a rotina apague a explosão de vida em nossos corações no dia a dia.

Acompanhe em áudio, a seguir, e em texto, na íntegra, sua reflexão para esta Quarta-feira da Quarta Semana da Páscoa.  A edição de áudio é de Paulo Cardoso:

Milícia da Imaculada · Evangelho e homilia 06 05 2020

Após a homilia o frade rezou dizendo que a Eucaristia é sempre um milagre de amor, tornando-se presente em nossa vida nesse alimento espiritual. Acompanhe a seguir as orações, canções e bênção final:

Milícia da Imaculada · Orações após a comunhão 06 05 2020


Veja abaixo a homilia e as orações finais na íntegra:

Homilia

Eu celebro todos os dias. Leio o Evangelho e faço uma pregação, mas vou lhe conversar uma coisa: nunca me sinto totalmente seguro. Por quê? Porque sinto que Deus mexe com a gente. Deus não quer que ninguém se instale na vida a ponto de dizer: “Aqui está bom, vou continuar assim!”. Mas Deus quer que exista na vida da gente a Vida; a vida cresce! É incrível, meus irmãos, mas vocês já perceberam como é na natureza? Nós estamos espantados, encurralados, pelo vírus, mas vocês já perceberam que o sol levanta do mesmo jeito? A natureza avança do mesmo jeito. Nós temos que ser assim também: não parar, não nos esconder, mas aparecer sob esta luz de Deus, que nos mostra o caminho que devemos percorrer, um caminho de um dinamismo diário. Pode ser o mesmo, aparentemente, mas tem alguma coisa nova. O sol de hoje é aquele dia ontem, mas é hoje que Deus me mostra o caminho, que me ilumina. Então, Deus me sacode para que eu sinta a importância da vida.
Jesus é o caminho! Eu quero olhar este caminho e quero entender como devo percorrê-lo. Na primeira leitura, tirada dos Atos dos Apóstolos, que é chamado Evangelho do Espírito Santo, a gente vê a dinâmica cristã: as pessoas se mexem, não ficam paradas, vão ao encontro, levam consigo a vida, a esperança e o amor. Então, queria dizer isso, meus irmãos: Vamos tornar cada dia algo de novo, iluminado pela oração, porque, na oração, Deus nos dá a Sua luz. Jesus mesmo se declara essa luz visível que vem do Pai. Que bonito isso, meus irmãos! Porque nós somos, em Jesus Cristo, filhos de Deus, feitos à imagem e semelhança dele.
Lembrem do que foi dito: “Um dia, não precisaremos mais da luz do dia, o próprio Deus será a nossa luz. Seremos semelhantes a Ele, o veremos face a face como Ele é”. (1Cor 13,12) Então, no dia a dia, vamos ver essa luz que nos mostra o caminho, o jeito, sobretudo, de sentir dentro da gente. Não vamos deixar que a rotina apague a explosão do amor, da vida. Vamos olhar diferente. Vamos falar diferente. Vamos lançar uma mensagem diferente. Vamos tornar a vida sempre esta carga explosiva de amor, de coragem, de esperança. O que eu posso dizer para vocês? E você, o que você pode dizer para alguém? Para você mesmo? Já pensou nisso?
Coloque-se na frente do espelho; fale para você: Como é que você se sente? O que você queria? E se pergunte: O que é que Jesus me ensina? Como é que, hoje, eu deveria viver? Como Ele quer que eu viva? O que eu devo fazer? Ele vai te dizer, em primeiro lugar: Pára. Reza. Leia a Palavra. Procura refletir; se desligue, um pouquinho, desse barulho humano que, às vezes, é o silêncio, mas vá se abrindo para esta inspiração divina.
Eu falo isso porque é importante, meus irmãos, nos identificarmos, em Jesus Cristo, como filhos de Deus que nos ama. Portanto, temos que conhecer Jesus Cristo; temos que ouvi-lo, escutá-lo, segui-lo e sentir que Ele anda conosco. E se quiser uma interpretadora maravilhosa de tudo isso, se coloque ao lado de Nossa Senhora e vá em frente. Não tenha medo!
A Luz que é Jesus não somente abraça as coisas maravilhosas, mas sabe abraçar até, com amor, a própria cruz. Porque é uma luz que dá sentido até ao que a cruz significa. Vamos em frente!
Hoje queria que você rezasse e pedisse a Deus esta luz que é Jesus. Não aquela luz do mundo que ofusca a vista da gente. Você já viu uma lanterna focalizando os seus olhos? Você não enxerga nada. Mas aquela luz serena, que mostra o sentido da vida, a importância da sua existência. Você então fala diferente com você mesmo, com seus familiares, com as pessoas. Então é Jesus que fala através de você. Amém!

Orações após a comunhão

A Eucaristia é sempre o milagre, mas um milagre de amor. Deus nunca nos abandona. E não somente com uma presença, mas tornando esta presença a nossa vida, a nossa energia. O alimento se transforma em nós e a Eucaristia faz algo semelhante. É importante aquilo que São Paulo dizia: “Agora não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim”.
Sim! É muito importante isso, meu irmão, minha irmã. Mais um dia, mas levanta os olhos. Deus vai te defender, vai te amparar, vai afugentar de você essa epidemia. Tenha confiança! Vamos em frente! E Nossa Senhora te abençoe e te proteja. Olhe para Ela, é a mãe que nunca te deixa. E vamos, portanto, juntos, colocar, nas mãos dela, a nossa vida:
(oração da Consagração e Ave-Maria)
Diz o Senhor: “Fui eu que vos escolhi do mundo, e enviei para produzirdes fruto, e o vosso fruto permaneça. Aleluia! Oremos: Ó Deus de bondade, permanecei junto ao vosso povo. Fazei passar da antiga à nova vida, aqueles a quem concedestes a comunhão nos vossos mistérios. Por Cristo Nosso Senhor.
Jesus continua aqui exposto, para que todos se sintam protegidos, fortalecidos, amparados. Nossa Senhora está aí, ao lado de cada um. Não tenham medo. Vocês estão protegidos por Jesus e Maria.
(bênção final)
Vamos sempre saudar Jesus! E lembrar que estamos na Páscoa, tempo lindo de vida e ressurreição. Nossa Senhora foi a primeira que exultou pela ressurreição de Jesus. Ela, que o carregou no seu seio, agora, o vê Vivo!
(Christus Vincit e Regina Coeli em latim)
Tenham todos um dia abençoado, em Jesus e Nossa Senhora. Receba esse abraço de amor, de serenidade e de paz, de Jesus e de Maria.
Salve Maria Imaculada!
Salve Maria Imaculada!
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo
Para sempre seja louvado!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Túlia Savela, em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.