A Santa Missa

A Eucaristia é o centro da nossa vida

Na Santa Missa desta quinta-feira (16), Frei Sebastião medita sobre o Sacramento da Eucaristia em nossa vida

Escrito por Frei Sebastião Benito Quaglio

16 JUN 2022 - 12H02

Divulgação

O Frei Sebastião Benito Quaglio (OFMConv.) presidiu hoje a Santa Missa, no Oratório Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (Gn 14,18-20) e o Evangelho de hoje (Lc 9,11b-17).

Frei Sebastião afirma que nesse momento de reflexão, há uma avalanche de pensamentos sobre a gente. A Eucaristia é o centro da nossa vida. É um Deus que podemos tocar, nos alimenta, torna parte da nossa vida e que nos eleva a fazer parte Dele.

É muito importante lembrar a última ceia, quando Jesus instituiu a Eucaristia. Ele disse: “amou os seus e os amou até o fim”. Tomou o pão, abençoou e disse: “tomai e comeu esse é o meu corpo”. Depois tomou o cálice e disse: “tomai e bebei, este é o meu sangue que será dado por vós”.

Qual é o sentido da Solenidade de hoje? Em primeiro lugar não é somente refletir sobre as palavras de Jesus na Instituição da Eucaristia. O sentido de hoje é testemunhar a nossa fé na presença de Jesus na Eucaristia.

Isso significa que Jesus está presente! Nós precisamos demonstrar essa fé Nele, pois esse testemunho é muito importante. A Eucaristia não é uma lembrança do passado, mas é Cristo presente agora.

Se você quer ser amado, ou amada, ter alguém que ampare e defenda você, e que lhe dê segurança, estando sempre com você, esse alguém é Jesus Cristo. A Eucaristia, não é somente a presença Dele, que é real, mas é um Cristo que se torna parte da nossa vida e, portanto, quer nos assumir, não é alguém que fica ao seu lado, Ele fica dentro de nós e quer que façamos parte Dele.

Isso tudo revela uma realidade divina e nós temos que nos despertar. Pensem, quanto amor existe por trás de tudo isso. Realmente somos tudo para Deus.

Assim, podemos pensar no sentido da Encarnação. “Deus amou o mundo a ponto de enviar o Seu Filho”. Esse Filho não veio para passear e nem para chegar e depois ir embora. Ele veio para ficar. O seu lugar é dentro de nós, de uma forma tão íntima, que Ele quer nos assumir por inteiro, para que façamos parte Dele.

A Eucaristia não pode ser entendida com uma lógica humana, pois é um mistério que faz parte da lógica divina. Então, podemos sentir que existe essa presença e sentimos algo incrivelmente sagrado e importante para Deus.

Nesse dia lembramos também que, todos os dias, Deus quer estar conosco e todo dia Ele nos ama e nos conduz. Hoje estamos aqui para festejar, para testemunhar publicamente e comunitariamente a nossa fé em Jesus Eucarístico, por isso até em muitas cidades são expostos tapetes decorados que são as manifestações do povo cristão em sua fé na Eucaristia.

Aqui na Milícia da Imaculada Jesus está exposto dia e noite em adoração perpétua de Jesus Eucarístico. Por isso nunca se sinta só, nunca se desvalorize, lembre-se que você é tudo para Deus e que Ele nos dá o Seu Filho Jesus todos os dias.

Transcrição Marta Romero

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Frei Sebastião Benito Quaglio , em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.