O Frei Sebastião Benito Quaglio (OFMConv.) presidiu hoje a Santa Missa, no Oratório Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (Gn 14,18-20) e o Evangelho de hoje (Lc 9,11b-17).
Frei Sebastião afirma que nesse momento de reflexão, há uma avalanche de pensamentos sobre a gente. A Eucaristia é o centro da nossa vida. É um Deus que podemos tocar, nos alimenta, torna parte da nossa vida e que nos eleva a fazer parte Dele.
É muito importante lembrar a última ceia, quando Jesus instituiu a Eucaristia. Ele disse: “amou os seus e os amou até o fim”. Tomou o pão, abençoou e disse: “tomai e comeu esse é o meu corpo”. Depois tomou o cálice e disse: “tomai e bebei, este é o meu sangue que será dado por vós”.
Qual é o sentido da Solenidade de hoje? Em primeiro lugar não é somente refletir sobre as palavras de Jesus na Instituição da Eucaristia. O sentido de hoje é testemunhar a nossa fé na presença de Jesus na Eucaristia.
Isso significa que Jesus está presente! Nós precisamos demonstrar essa fé Nele, pois esse testemunho é muito importante. A Eucaristia não é uma lembrança do passado, mas é Cristo presente agora.
Se você quer ser amado, ou amada, ter alguém que ampare e defenda você, e que lhe dê segurança, estando sempre com você, esse alguém é Jesus Cristo. A Eucaristia, não é somente a presença Dele, que é real, mas é um Cristo que se torna parte da nossa vida e, portanto, quer nos assumir, não é alguém que fica ao seu lado, Ele fica dentro de nós e quer que façamos parte Dele.
Isso tudo revela uma realidade divina e nós temos que nos despertar. Pensem, quanto amor existe por trás de tudo isso. Realmente somos tudo para Deus.
Assim, podemos pensar no sentido da Encarnação. “Deus amou o mundo a ponto de enviar o Seu Filho”. Esse Filho não veio para passear e nem para chegar e depois ir embora. Ele veio para ficar. O seu lugar é dentro de nós, de uma forma tão íntima, que Ele quer nos assumir por inteiro, para que façamos parte Dele.
A Eucaristia não pode ser entendida com uma lógica humana, pois é um mistério que faz parte da lógica divina. Então, podemos sentir que existe essa presença e sentimos algo incrivelmente sagrado e importante para Deus.
Nesse dia lembramos também que, todos os dias, Deus quer estar conosco e todo dia Ele nos ama e nos conduz. Hoje estamos aqui para festejar, para testemunhar publicamente e comunitariamente a nossa fé em Jesus Eucarístico, por isso até em muitas cidades são expostos tapetes decorados que são as manifestações do povo cristão em sua fé na Eucaristia.
Aqui na Milícia da Imaculada Jesus está exposto dia e noite em adoração perpétua de Jesus Eucarístico. Por isso nunca se sinta só, nunca se desvalorize, lembre-se que você é tudo para Deus e que Ele nos dá o Seu Filho Jesus todos os dias.
Transcrição Marta Romero
Novena à Imaculada Conceição
A Imaculada, é a Estrela que guia com segurança os nossos passos ao encontro do Senhor e com a sua vida nos indica como podemos e devemos viver o grande dom da nossa consagração.
Devoção da Medalha Milagrosa: entrega e confiança
A Medalha Milagrosa é a principal identidade da Milícia da Imaculada, graças a São Maximiliano Kolbe. As histórias de graças e conversões alcançadas são inúmeras através dos anos. Porém, você sabe como tudo isso começou? Acesse e venha descobrir com a gente!
Sagrada Família: Jesus, Maria e José
Este Evangelho deve fazer-nos parar e pensar. Como pôde acontecer uma coisa dessas com essa família? Se fosse na minha ou na sua família, tudo bem, seria até compreensível, mas numa família santa como essa, é difícil de acreditar.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.