Por Frei Sebastião Benito Quaglio Em A Santa Missa Atualizada em 01 SET 2020 - 11H53

Percorrendo a palavra de Deus

Pixabay
Pixabay


O Frei Sebastião Benito Qualio (OFM Conv.) presidiu a Santa Missa, no Santuário da Milícia da Imaculada, em São Bernardo do Campo, em São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (1Cor 2,10b-16) e o Evangelho de hoje (Lc 4,31-37).

Estamos acompanhando as primeiras manifestações da vida pública de Jesus. Primeiro vimos o jeito em que foi recebido e rejeitado na sua própria cidade. Achavam que Ele estava se revestindo de uma autoridade que não podia ter, porque a Sua origem era conhecida. Agora o povo já percebe que Jesus é realmente diferente. Ele não é como os outros. Ele fala de dentro de si. Começam a sentir o Seu poder. O próprio demônio O reconhece. Jesus começa a se manifestar assim.

Setembro, mês da primavera, nós o dedicamos maneira particular a Palavra de Deus. Ela que ilumina mostrando o caminho e ao mesmo tempo nos revela como percorrer este caminho. Estamos com o privilégio de participar da Eucaristia. Esta palavra que se toma tão próxima da gente na pessoa de Jesus Cristo. Ele é a palavra de Deus. Mas, o que é a Palavra? Jesus é a manifestação visível de Deus. Ele é o próprio Deus. A Palavra Dele é luz que nos guia; luz que nos orienta. Eu diria mais, porque não basta ler, tem que se revestir dela. Ler uma notícia é uma coisa e se revestir da notícia e outra. Devemos encarnar a Palavra de Deus, ela tem que ter força na nossa vida. Francisco de Assis ouviu a Palavra que Deus e sua vida mudou. São João no prólogo mostra que a Palavra de Deus é o próprio Deus.

Devemos nos abrir sempre para a escuta da palavra de Deus com a oração. Vejam que é Jesus que fala e que Ele tem o poder de restaurar a nossa vida. O que é esse demônio? Realmente é tudo o que pode nos arrastar no caminho errado e nos impedir de chegar no que é certo, de enxergar certo e de ouvir certo. Sabemos que a vida é uma só e que ela merece ser vivida com toda intensidade, descobrindo nela um valor incrível.

A vida é um desabrochar de uma flor para uma vida eterna. Somos filhos de Deus feitos à imagem e semelhança Dele. Um dia não precisaremos mais da luz do sol, o próprio Deus será nossa luz. Seremos semelhantes a Ele e O veremos face a face como Ele é. Então veja qual o destino do ser humano: é o próprio de Deus e Jesus veio a esse mundo para nos ensinar e conduzir para este caminho, então vamos aceitar...

Oração após a comunhão:

Estamos abrindo um o novo mês, cada dia parece igual ao outro, cada mês também. Mas, não é, pois queremos torná-lo diferente, queremos dar uma nova esperança, uma nova cara. Somos nós, com o nosso jeito de sentir, pensar e de querer que torna o mês especial e diferente. Queremos neste mês uma mudança, um mês que seja uma renovação. Queremos dar mais atenção a Deus que nos fala através da Sua Palavra escrita; através da Sua Palavra falada; através da criação e sobretudo através da história de cada um de nós, a história dos nossos irmãos e a história dos acontecimentos.

Estamos vivendo uma pandemia. Sim, todos nós sabemos. Mas o que nós podemos aprender nisso? Vamos sentir que realmente Deus está acima disso? Sim! Que Deus é o dono da história? Sim! Que Deus é quem governa o Universo? Sim! Então, nesse mês vamos olhar para Deus como a Divina Providência que nunca vai nos deixar, porque Ele é amor; Ele é Pai; é Salvador; é luz; é tudo para nós.

Somos Seus filhos, feitos à Sua imagem e semelhança. Qual é a prioridade dos pais? São os filhos! Então somos a prioridade de Deus Pai, Filho e Espírito Santo.

Neste mês vamos sentir melhor o quê isso tudo significa. Que a Palavra de Deus nos ilumine, fazendo-nos comprometer como Jesus, sem medo, para nos sentir ao nosso lado daquela que o próprio Deus escolheu por mãe, Nossa Senhora. Que ela nos fale, nos guie, nos oriente e nos proteja. Na nossa consagração, vamos crer nas palavras que dizemos na oração, temos que acreditar e nos comprometer com toda a nossa doação, dedicação e disponibilidade, para que em cada um de nós, ela veja o Seu Filho Jesus e cuide de nós como cuidou Dele.

Milícia da Imaculada · Evangelho e homilia 01 09 2020

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Frei Sebastião Benito Quaglio , em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.